Logo Passei Direto
Buscar
Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por aí se dê o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens [...].
Considerando a citação acima e a história do ensino da arte na escola no Brasil, é correto o que se afirma em:
a. Na pedagogia tradicional, a arte na escola estava apoiada na teoria estética mimética, com ênfase em cópias e apresentação de modelos para reprodução.
b. Na pedagogia renovada, ou escola nova, as aulas estavam voltadas para a formação do indivíduo para o mercado de trabalho, com ênfase no desenho técnico.
c. Na tendência tecnicista de educação, as aulas de artes buscavam resgatar a espontaneidade do aluno, proporcionando condições para ele se expressar subjetivamente.
d. Em uma concepção crítica, a educação, a escola e o trabalho com a arte deveriam proporcionar ao estudante a reprodução da estrutura social vigente.
e. Na pedagogia tradicional, as aulas de artes estavam preocupadas em ensinar o aluno a aprender fazendo.
User badge image
Desafios para Aprender

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à história do ensino da arte na escola no Brasil: a) Na pedagogia tradicional, a arte na escola estava apoiada na teoria estética mimética, com ênfase em cópias e apresentação de modelos para reprodução. - Esta afirmação é verdadeira, pois a pedagogia tradicional realmente enfatizava a reprodução de modelos e cópias. b) Na pedagogia renovada, ou escola nova, as aulas estavam voltadas para a formação do indivíduo para o mercado de trabalho, com ênfase no desenho técnico. - Essa afirmação não é precisa, pois a escola nova buscava uma formação mais ampla e não apenas voltada para o mercado de trabalho. c) Na tendência tecnicista de educação, as aulas de artes buscavam resgatar a espontaneidade do aluno, proporcionando condições para ele se expressar subjetivamente. - Essa afirmação é contraditória, pois a tendência tecnicista geralmente prioriza a técnica e a eficiência, não a espontaneidade. d) Em uma concepção crítica, a educação, a escola e o trabalho com a arte deveriam proporcionar ao estudante a reprodução da estrutura social vigente. - Essa afirmação não é correta, pois uma concepção crítica busca questionar e transformar a realidade, não apenas reproduzi-la. e) Na pedagogia tradicional, as aulas de artes estavam preocupadas em ensinar o aluno a aprender fazendo. - Essa afirmação não é típica da pedagogia tradicional, que se focava mais na teoria e na reprodução do que na prática. Diante da análise, a alternativa correta é: a) Na pedagogia tradicional, a arte na escola estava apoiada na teoria estética mimética, com ênfase em cópias e apresentação de modelos para reprodução.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A profa. Rita levou seus alunos de 10 anos ao Masp (Museu de Arte de São Paulo) para observarem o quadro “Retirantes” de Cândido Portinari. Antes da visita, ela fez uma pesquisa com a turma e contou para os alunos a história do quadro, cujo tema era a fome das pessoas no Nordeste no Brasil em um clima muito quente e seco. Em frente ao quadro no museu, ela foi conversando com a turma e pedindo que falassem o que eles conseguiram perceber no quadro, qual a interpretação que faziam da cena, o que eles achavam que estava acontecendo e o que eles imaginavam que o artista quis expressar com essa obra.
Considerando que a BNCC propõe que o ensino da arte deve acontecer baseado em seis dimensões, que são: estesia, fruição, criação, expressão, crítica e reflexão, assinale a asserção correta:
a. A observação do quadro possibilitou que os alunos da profa. Rita se expressassem artisticamente.
b. A profa. Rita proporcionou aos seus alunos a criação artística ao realizarem a pesquisa sobre a obra “Retirantes” de Cândido Portinari.
c. Essa atividade que a profa. Rita realizou proporcionou aos seus alunos a crítica e a reflexão sobre a obra e a intencionalidade do artista, além de levantar questões sobre a condição da sociedade no Brasil.
d. A profa. Rita trabalhou a criação e fruição com seus alunos, pois a observação de uma obra clássica possibilita muitas interpretações.
e. Os alunos da profa. Rita tiveram a oportunidade de criar artisticamente uma ideia sobre a vida do homem do Nordeste.

Mais conteúdos dessa disciplina