Logo Passei Direto
Buscar
A respeito do pensamento sociolinguístico variacionista e interacional, avalie as asserções abaixo e a relação entre elas.
Assinale a alternativa correta.
I. A sociolinguística variacionista permite a observação das relações sociais.
II. Esta é uma perspectiva teórica e metodológica que envolve, além da linguística, outras áreas sociais.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as asserções: I. A sociolinguística variacionista permite a observação das relações sociais. Verdadeira, pois a sociolinguística variacionista estuda como a linguagem varia em diferentes contextos sociais e como isso reflete as relações sociais. II. Esta é uma perspectiva teórica e metodológica que envolve, além da linguística, outras áreas sociais. Verdadeira, a sociolinguística variacionista realmente se relaciona com outras áreas sociais, como a antropologia, a psicologia social, entre outras. Agora, vamos avaliar as opções: - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Verdadeira, pois ambas são verdadeiras, mas a II não justifica a I diretamente. - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Falsa, pois a I é verdadeira. - As asserções I e II são proposições falsas. Falsa, pois ambas são verdadeiras. - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Falsa, pois a II é verdadeira. - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Falsa, pois a II não justifica a I. Portanto, a alternativa correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Artigo 24.º da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (UNESCO, 1996) enfatiza-se que "Todas as comunidades linguísticas têm direito a decidir qual deve ser o grau de presença da sua língua, como língua veicular e como objeto de estudo, em todos os níveis de ensino no interior do seu território: pré-escolar, primário, secundário, técnico e profissional, universitário e formação de adultos.
Marque a única resposta que corresponde a assertiva:
As relações harmoniosas entre as diferentes comunidades linguísticas do mundo todo deve priorizar socialmente os grupos de línguas majoritárias, para que a manutenção de hierarquias linguísticas sejam mantidas.
A educação deve estar sempre ao serviço da saúde para os deficientes auditivos e igualdade linguística e cultural entre surdos e ouvintes.
As comunidades surdas no mundo falam a mesma linguagem de sinais, isso justifica a facilidade de eles poderem desfrutar do mesmo sistema de comunicação.
O sujeitos surdos constituem uma comunidade linguística e devem ter o direito de decidir sobre a participação de sua língua no âmbito educacional em todas as modalidades e em todos os níveis de ensino, oportunizando uma educação bilíngue.
A educação precisa fomentar a capacidade de autoexpressão linguística oral e cultural da comunidade linguística de surdos.

A prática da pichação é combatida em diferentes espaços e grupos sociais. No entanto, é uma prática muito comum e que pode oferecer algumas reflexões.
Considerando o texto da pichação a partir da contribuição dos estudos sociolinguísticos, é correto afirmar que:
Trata-se de um reflexo de não conflito na sociedade e sua forma expressiva.
Trata-se de uma forma de expressão sem compromisso comunicativo.
Trata-se de uma expressão de conflito entre membros de grupos distintos.
Trata-se de uma expressão que não dialoga com o contexto social maior.
Trata-se de uma forma não linguística de expressão.

Mais conteúdos dessa disciplina