Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
No período medieval a filosofia é voltada para as questões que envolviam a querela entre fé e razão. Muitos teóricos debatem a defesa de posições que pudessem salvaguardar os dogmas da Igreja usando argumentos que pudessem conciliar tais vertentes. Um desses Teóricos foi Tomás de Aquino (1225-1274). Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus por cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.
Analise as seguintes vias apresentadas abaixo (enumeradas de 01 a 07) para em seguida responder ao que se pede: 1. Pelo movimento. 2. Pela causa eficiente. 3. Pelo contingente e pelo necessário. 4. Pelos graus da perfeição. 5. Pela ontologia. 6. Pela ordem ou finalidade do ser. 7. Pela contingência dos entes. Assinale a alternativa que corresponda as cinco vias estabelecidas por Aquino:
A ( )Apenas os argumentos 1,2,3,5 e 6.
B ( )Apenas os argumentos 1,2,3,4 e 6.
C ( )Apenas os argumentos 1,2,3,4 e 5.
D ( )Apenas os argumentos 2,3,4,5 e 6.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as cinco vias de Santo Tomás de Aquino que demonstram a existência de Deus: 1. Pelo movimento - Argumenta que tudo que se move é movido por algo, levando a um primeiro motor. 2. Pela causa eficiente - Cada efeito tem uma causa, e isso leva a uma causa primeira. 3. Pelo contingente e pelo necessário - A existência de seres contingentes implica a necessidade de um ser necessário. 4. Pelos graus da perfeição - A existência de graus de perfeição implica a existência de um ser supremo que é a perfeição máxima. 5. Pela ordem ou finalidade do ser - A ordem e a finalidade no universo indicam um ser inteligente que as dirige. As opções apresentadas incluem os argumentos 1 a 7, mas precisamos identificar quais cinco são as corretas. Analisando as alternativas: - A) Apenas os argumentos 1, 2, 3, 5 e 6. (5 não é uma das cinco vias) - B) Apenas os argumentos 1, 2, 3, 4 e 6. (6 não é uma das cinco vias) - C) Apenas os argumentos 1, 2, 3, 4 e 5. (5 não é uma das cinco vias) - D) Apenas os argumentos 2, 3, 4, 5 e 6. (5 e 6 não são as cinco vias) A alternativa correta que corresponde às cinco vias estabelecidas por Aquino é a B: Apenas os argumentos 1, 2, 3, 4 e 6.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No projeto moderno, é alimentada a ideia de que a razão pode construir por si mesma toda a realidade humana. Mas essa confiança ilimitada na razão entrou em crise nos tempos contemporâneos. O sujeito que se imaginava autônomo acaba se dissolvendo em sua própria subjetividade.
Sobre a crise da razão na era contemporânea, assinale (V) para proposições verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Em uma palestra ocorrida em 1969, intitulada Educação e Emancipação, Adorno diz que, para evitar Auschwitz, é necessário que a razão seja direcionada como elemento de crítica, de emancipação das consciências para expurgar o fetichismo provocado pela técnica, pelo sistema.
( ) Segundo Lyotard, a crença nos grandes relatos (como a ideia de sujeito racional, a hermenêutica do sujeito, o ideal de trabalho etc.) foi corroída. A crise do saber nas sociedades ocidentais está pautada numa imersão mercadológica e produz um conhecimento voltado para manutenção do consumo.
( ) Zygmunt Bauman forja o termo hipermodernidade para caracterizar o tempo contemporâneo.
( ) O vazio deixado pela razão é habitado pelos sentimentos, por isso Lipovetsky afirma que é a era do hiperconsumo, pois o mercado explora os sentimentos das pessoas de forma exacerbada com o objetivo de satisfazer o bem-estar.
A ( )V, V, F, V.
B ( )F, V, F, V.
C ( )V, F, F, V.
D ( )V, V, V, F.

A história da filosofia teve início na Grécia Antiga por volta do século VI a.C e tem como traço característico a busca pela compreensão da realidade por intermédio da razão que é capaz de pensar o cosmos e o próprio homem não mais pela ótica mitológica, mas pelo puro logos.
Compreendendo a filosofia grega a partir da divisão em quatro períodos históricos, escolha a alternativa que corresponde a eles.
A) ( )Período Pré-Socrático, Socrático, Pós-Socrático.
B) ( )Período Sofista, Pré-Socrático, Socrático e Pós-Socrático.
C) ( )Período Pré-Socrático, Socrático, Platônico e Aristotélico.
D) ( )Período Pré-Socrático, Socrático, Escolástico e Patrístico.

Na filosofia de Nietzsche há uma forte crítica à tradição filosófica ocidental. Idealismo, evolucionismo, positivismo e romantismo são teorias humanas que os próprios homens pretendem que sejam verdades absolutas e eternas.
Considerando a teoria filosófica de Nietzsche e suas críticas ao pensamento ocidental desde os gregos antigos, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( ) É necessário viver a vida com o sentimento de culpa da moral cristã.
B) ( ) Para Nietzsche, realizar a crítica ao realismo, ao evolucionismo, ao positivismo e ao romantismo serve para mostrar como essas teorias são “humanas, muito humanas”, estas que pretendem ser verdades absolutas e eternas. É preciso desmascará-las.
C) ( ) A crítica mais acentuada de Nietzsche é a exaltação da vida “além-túmulo” e o menosprezo pela vida terrena.
D) ( ) O idealismo metafísico-platônico não foi combatido por Nietzsche, pois essa vertente transforma o mundo em uma direção à verdade e coloca-o em grau de superioridade.

Ao sistematizar a lógica Aristóteles não a considera uma ciência, pois sua funcionalidade está ligada com a noção de Organon ou um instrumento para auxiliar as ciências.
Considerando o estudo sobre a lógica, assinale a premissa maior do seguinte argumento: “Nem tudo o que brilha é ouro, assim como o ouro não é o único metal precioso, porque somente os metais preciosos brilham”.
A) ( )Somente os metais preciosos brilham.
B) ( )O ouro não é o único metal precioso.
C) ( )Nem tudo o que brilha é ouro.
D) ( )Nenhum ouro é metal precioso.

No contexto industrial de sua época, Karl Marx, ao analisar a sociedade, enxerga que o homem no estado de alienação não é autônomo e não tem as condições de se realizar, transformar e humanizar a natureza para impulsionar os projetos do próprio homem.
Considere as seguintes afirmacoes: I- Marx considera que, para o homem se libertar dessa sujeição, é necessária uma luta de classes com intuito de eliminar o trabalho alienado e a propriedade privada. III- A alienação do trabalho consiste no dado de que o trabalho é externo ao operário no sentido de não ser parte dele. Assim, o homem não se afirma em seu trabalho, ele o nega, é insatisfeito, infeliz, seu corpo é exposto e alienado no processo, além de não desenvolver livremente as energias física e espiritual. III- O homem só poderá sentir-se senhor de si fora do trabalho, pois, pelo contrário, ele sente-se fora de si. Isso evidencia que o trabalho é caracterizado como forçado, não constituindo uma necessidade satisfeita, mas apenas um meio para a satisfação de necessidades alheias. IV- O operário alienado no seu objeto mostra que quanto mais há produção do operário, menos ele tem para consumir e, quanto maior valor produz, menor dignidade e valor obtém. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Marx considera que, para o homem se libertar dessa sujeição, é necessária uma luta de classes com intuito de eliminar o trabalho alienado e a propriedade privada.
III- A alienação do trabalho consiste no dado de que o trabalho é externo ao operário no sentido de não ser parte dele. Assim, o homem não se afirma em seu trabalho, ele o nega, é insatisfeito, infeliz, seu corpo é exposto e alienado no processo, além de não desenvolver livremente as energias física e espiritual.
III- O homem só poderá sentir-se senhor de si fora do trabalho, pois, pelo contrário, ele sente-se fora de si. Isso evidencia que o trabalho é caracterizado como forçado, não constituindo uma necessidade satisfeita, mas apenas um meio para a satisfação de necessidades alheias.
IV- O operário alienado no seu objeto mostra que quanto mais há produção do operário, menos ele tem para consumir e, quanto maior valor produz, menor dignidade e valor obtém.
A) ( )Apenas as afirmações II e IV são corretas.
B) ( )Apenas as afirmações I e II são corretas.
C) ( )Apenas as afirmações I e III são corretas.
D) ( )Todas as afirmações estão corretas.

No contexto aristotélico de discussão sobre a virtude os homens não devem buscar a felicidade na honra, nos prazeres e nem nas riquezas para provarem ser bons, os homens sábios procuram praticar sempre suas virtudes.
A respeito da virtude, julgue as seguintes conclusões formuladas: I- A virtude é uma mediania. II- A mediania é um vício entre dois vícios. III- O homem prudente determina racionalmente a virtude. IV- Os vícios são excessos ou faltas. Estão CORRETAS apenas as conclusões:
A) ( )II, III e V.
B) ( )II, III e IV.
C) ( )I, IV e V.
D) ( )I, III e IV.

Segundo Marilena Chauí (Convite a Filosofia. Volume Único. Ensino Médio: São Paulo, Ática, 2003.) a palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia.
Sobre as principais características da explicação filosófica analise as seguintes alternativas:
I- A especulação, que permite levantar questões que ultrapassam o campo da experiência possível, tentando respondê-las dialeticamente através da razão natural e da argumentação racional, sem necessidade de provas experimentais.
II- Duvidar de tudo, especular sobre tudo e oferecer respostas sem fundamentos lógicos para os problemas levantados, deixando-os sempre abertos, sem soluções conclusivas.
III- É um saber que não tem necessidade de fundamentação lógica, pois o intelecto capta intuitivamente a verdade evidente das coisas.
IV- Apoia-se no puro logos e tenta explicar os problemas sem recorrer a nenhum outro princípio exterior à razão humana.
A) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
B) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
C) Apenas as alternativas II e II estão corretas.
D) Apenas as alternativas II e IV estão corretas.

Em meados do século XVIII ao começo do século XIX surgiu a filosofia da iluminação ou iluminismo como movimento capaz de libertar a humanidade de seu atraso civilizatório.
Sobre o movimento iluminista surgido na Europa, é CORRETO afirmar:
A) ( ) Alimenta um pessimismo em relação à razão, pois ela não é capaz de determinar com segurança o conhecimento verdadeiro.
B) ( ) Defende que a razão é a única faculdade humana com a capacidade de iluminar as trevas da Idade Média que ainda estavam presentes na sociedade da época (século XVII).
C) ( ) Define a fé como único caminho para o progresso da humanidade.
D) ( ) Surge na Idade Média com o intuito de libertar os servos das suas mazelas.

O Período do positivismo inicia-se no século XIX com o filósofo francês Auguste Comte, que, preocupado com os vários âmbitos da existência humana dividiu as fases do saber humano em escala ascendente.
Marque a alternativa que faz referência aos três estágios do conhecimento humano para Comte:
A) Teológico, metafísico e positivo.
B) Mitológico, arqueológico e histórico.
C) Sensível, inteligível e ideal.
D) Sapiente, cognitivo e racional.

O filósofo Heidegger investiga em sua obra Ser e Tempo determinar o sentido do ser. A existência é posta em questão e o homem não deve desvelar o sentido do ser, ele deve ser o pastor do ser, porém, não o senhor do ente.
Considerando a teoria filosófica de Heidegger, assinale a alternativa CORRETA:
A) ( )Em sua obra O Ser e o Nada, tenta compreender o ser nas perspectivas antropológica, filosófica e fenomenológica.
B) ( )Para Heidegger, o homem é denominado de Dasein (ser ai), e é constituído como o ser para a morte, única certeza em meio às possibilidades da vida humana.
C) ( )Assim como Kierkegaard, o filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1876) fundamenta sua filosofia na dimensão religiosa.
D) ( )Formula a teoria da existência humana em dois modos: o interno e o externo.

Mais conteúdos dessa disciplina