Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
A coerência interna ou coerência lógica das ligações de ideias formam um raciocínio, isso caracteriza o critério de verdade, seguindo as normas que formatam os enunciados corretos. No encadeamento de ideias, nas relações estabelecidas no enunciado, podemos analisar a inclusão ou exclusão de certos objetos em certas situações.
Seguindo essa lógica responda o seguinte caso: Sabe-se que qualquer C é Z. Sabe-se, também, que não existe algum J que seja Z. Segue-se que, portanto, necessariamente:
A ( )Algum J é C.
B ( )Cada J é C.
C ( )Todo C é J.
D ( )Nada que seja J é C.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as informações dadas: 1. "Qualquer C é Z" significa que todos os elementos do conjunto C estão incluídos no conjunto Z. 2. "Não existe algum J que seja Z" significa que o conjunto J não tem elementos que pertençam ao conjunto Z. Com isso, podemos concluir que, se não há nenhum J que seja Z e todos os C são Z, então não pode haver nenhum C que seja J. Portanto, a única conclusão lógica que se pode tirar é que: D) Nada que seja J é C. Essa é a alternativa correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Marilena Chauí (Convite a Filosofia. Volume Único. Ensino Médio: São Paulo, Ática, 2003, pp. 65-66), “o interesse pela consciência reflexiva ou pelo sujeito do conhecimento deu surgimento a uma corrente filosófica conhecida como fenomenologia, iniciada pelo filósofo alemão Edmund Husserl.” Para o entendimento da fenomenologia, é necessário recorrer à compreensão de três correntes filosóficas.
Assinale a única alternativa que não pertence a esse conjunto:
A ( ) Realismo: vertente que sustenta o primado do objeto, sendo a representação que realiza a ligação aos próprios objetos, às coisas que são apreendidas e impressas na mente. Na corrente, o conhecimento tem como base o próprio objeto.
B ( ) A filosofia de Kant: entende que o conhecimento se dá na relação sujeito e objeto, mas não mais com a disputa entre essas duas esferas. Avalia, dessa forma, a contribuição que cada parte oferece para o conhecimento.
C ( ) O idealismo: tem como base o próprio sujeito, ou seja, a mente ou os ideais estabelecem o entendimento como correspondência que se inicia nas ideias chegando às coisas.
D ( ) A filosofia política de Rousseau: entende que o homem em estado natural é bom, a sociedade é que o corrompe.

No contexto da sistematização da lógica na Grécia Antiga, Aristóteles define o processo de raciocínio, do pensamento filosófico-científico tendo como base o método argumentativo por meio de silogismos. O silogismo é caracterizado pela dedução na qual de duas premissas, deduz-se uma conclusão verdadeira.
Tendo esclarecido isso, assinale a premissa maior do seguinte argumento silogístico: “Todos os homens são mortais, Sócrates é homem, logo, Sócrates é mortal”.
A ( )Todos os homens são mortais.
B ( )Sócrates é homem.
C ( )Nenhum ouro é metal precioso.
D ( )Sócrates é mortal.

Considerado o sistematizador da lógica, Aristóteles afirma que tal forma de conhecimento é um instrumento que tem a capacidade de anteceder o exercício do pensar e da linguagem, dando-lhes o necessário para que o conhecimento e o discurso sejam realizados.
De acordo com o pensamento aristotélico, assinale a alternativa que melhor caracteriza a ideia da lógica proposta pelo filósofo:
A) Aristóteles considera a lógica como parte da psicologia por ser o estudo das leis do pensamento humano.
B) A lógica tem como fundamento a justificativa empírica, portanto, os fatos devem ser considerados mais importantes do que a formalidade do pensamento silogístico.
C) A lógica é uma ciência prática, pois investiga o objeto de pesquisa não somente com a teoria, mas também com o conhecimento prático.
D) A lógica é apenas organon, por isso não se enquadra na divisão das ciências proposta por Aristóteles.

Para o filósofo Immanuel Kant (1724-184) as pessoas têm a capacidade de realizar uma ação por escolha livre mesmo sendo direcionadas pela racionalidade de sua vontade, sendo capazes também de agir em conformidade com as finalidades humanas. Sendo a ética kantiana fundamentada no dever, considere as afirmacoes a seguir:
Com base nas afirmações, assinale a alternativa CORRETA que descreve a ética kantiana do dever:
I - Há uma identidade entre ser moral e ser autônomo. Isso significa que, uma ação, para ser revestida de valor moral, deve estar vinculada à própria razão.
II - A heteronomia ocorre ao contrário, quando se caracteriza que “a vontade não dá a lei a si mesma, mas é sim impulso estranho que dá a lei”.
III - A validade da ação moral está na forma como a máxima é apresentada, por exemplo, se houve influência sentimental ou de terceiros, ela não será uma ação moralmente válida, até mesmo porque perde o caráter de universalidade.
IV - A razão deve determinar a intenção do agir, com isso, recebe seu revestimento moral. Se o ato realmente tem como característica esse formato, outros seres racionais podem validar tal ação de forma igual.
A) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
B) Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
C) Todas as afirmações estão corretas.
D) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

A programação neurolinguística (PNL) faz com que todos tenham uma predominância sensorial, ou seja, interpreta-se o mundo de forma mais visual, auditiva ou sinestésica. Embora todos tenham os sistemas visual, auditivo e sinestésico, é comum que um deles seja mais desenvolvido que os outros e que isso influencie na forma de aprender sobre os mais diversos temas.
Diante disso, analise e associe os itens que seguem: I – Estilo de aprendizagem visual. II – Estilo de aprendizagem auditiva. III – Estilo de aprendizagem sinestésica.
( ) As pessoas com este estilo de aprendizagem fazem uso de imagens para obter e reter as informações.

René Descartes, por sua vez, elaborou sua teoria do conhecimento afirmando que o conhecer brota na mente do sujeito pensante. Descartes ficou conhecido como o pai do racionalismo moderno.
Assinale a alternativa que caracteriza a origem do conhecimento para o racionalismo e o empirismo, respectivamente.
A ( )Falsidade e verdade.
B ( )Ideias inatas e experiência.
C ( )Representação e metafísica.
D ( )Real e racional.

Aristóteles escreve 4 grandes Obras sobra a ética : Protréticos logos (escrito na juventude), Magna Moralia, (há dúvida da autoria), Ética a Eudemio (obra intermediária e Ética a Nicômaco (grande tratado de ética). Nesses escritos há uma grande preocupação: o que é e o que significa o bem humano verdadeiro?
Sobre esse “algo em si mesmo” a ser buscado marque a alternativa que define o que ele descreve:
A ( )A referência é sobre a honra, é extrínseca, ou seja, não é em si mesma, necessita de algo externo para existir, portanto é dependente.
B ( )Descreve o prazer e o gozo de uma vida gasta que, segundo Aristóteles, também é uma vida que é "semelhante a dos aos escravos" e "digna dos animais".
C ( )Aristóteles descreve o método dialético ou discursivo e que, quando é alcançado em si mesmo, desenvolve a interioridade humana para o bem.
D ( )Aristóteles se refere à felicidade, que deve ser compreendida como a busca por ela mesma. Ela é, em si mesma, o maior bem a se alcançar. Se queremos viver uma vida de acordo com o bem, não devemos procurar exteriormente, mas na própria felicidade.

Mais conteúdos dessa disciplina