Logo Passei Direto
Buscar
Para compreendermos a forma como os renascentistas analisavam o período medieval, precisamos pontuar conceito de história e historicidade, desde a antiguidade até o período moderno, uma vez que as suas transformações foram responsáveis pela forma como o historiador examinou os fatos do passado e como eles criaram o conceito de Idade Média. Neste cenário, analise as afirmativas abaixo:
É correto o que se afirma em:
I. Um elemento básico do conhecimento histórico é a historicidade, ou seja, o olhar crítico lançado para a História é passado por diversas transformações e retificações de tempos em tempos, o que acarreta em uma ampliação do conhecimento teórico metodológico da disciplina.
II. Tanto na História como na historiografia existe uma historicidade, o que demonstra que ela ao decorrer dos anos ela se transforma expressando peculiaridades na maneira de conceber o conhecimento do passado.
III. Uma característica básica do conhecimento histórico é a sua própria historicidade.
IV. Assim como a História, a historiografia tem uma historicidade. Isso denota que ela muda de tempos em tempos, expressando as diferentes formas de conceber o conhecimento do passado.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. I, II, III e IV estão corretas.
User badge image
Desvendando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Um elemento básico do conhecimento histórico é a historicidade, ou seja, o olhar crítico lançado para a História é passado por diversas transformações e retificações de tempos em tempos, o que acarreta em uma ampliação do conhecimento teórico metodológico da disciplina. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a historicidade realmente implica em um olhar crítico que evolui ao longo do tempo. II. Tanto na História como na historiografia existe uma historicidade, o que demonstra que ao decorrer dos anos ela se transforma expressando peculiaridades na maneira de conceber o conhecimento do passado. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois tanto a História quanto a historiografia são influenciadas por contextos históricos e sociais que mudam ao longo do tempo. III. Uma característica básica do conhecimento histórico é a sua própria historicidade. Verdadeira, essa afirmativa é correta, pois a historicidade é uma característica intrínseca ao conhecimento histórico. IV. Assim como a História, a historiografia tem uma historicidade. Isso denota que ela muda de tempos em tempos, expressando as diferentes formas de conceber o conhecimento do passado. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a historiografia também é sujeita a mudanças e evoluções ao longo do tempo. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: e) I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O feudalismo é um sistema de organização econômica, social e política baseada nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados – os senhores – subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver. (LE GOFF, 1980, p. 82). Deste modo, analise as afirmativas abaixo quanto a este assunto:
Assinale a alternativa correta:
I. Esse sistema tinha como consequência a ausência do monopólio do uso da força.
II. No feudalismo o rei não exercia em momento algum o seu poder de autoridade máxima.
III. a principal atividade era agricultura de subsistência, o feudo era a unidade produtiva do feudalismo.
IV. O feudo era constituído por três espaços: o primeiro tratava-se do Manso Senhorial: que era o local onde ficavam as terras do senhor feudal e os mecanismos de produção como o moinho, além de abrigar o castelo, residência do senhor feudal. Havia outras modalidades de mansos, como a destinada aos servos, que era o espaço na qual eram produzidos a agricultura de subsistência dos camponeses, também chamados de servos. E por último, havia as propriedades denominadas de Mansos Comunais: espaço em que os camponeses poderiam coletar matéria prima para a produção de casa, armazém.
a. I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

No ano de 210 a. C., iniciou-se a colonização da Península Ibérica como empreendimento da expansão do Império Romano, que inicialmente, se deteve no litoral mediterrâneo principalmente visando a estabelecer o domínio de cidades de colonização grega e fenícia. Posteriormente, de 197 a 133 a. C., durante o Império de Augusto, houve uma grande investida em direção ao interior da Península com sua quase total incorporação ao Império, ficando apenas o extremo norte povoado pelos bascos e cántabros, e extremo noroeste, povoado pelos galaicos à margem imperial. Segundo Bassetto (2001, p. 102), somente em 19 d.C. os povos do norte e noroeste foram romanizados, ainda que Estrabão, em sua Geografia (29 a. C.), afirme que estes povos caracterizavam-se pela “brutalidade e selvageria”. (GARCÍA, 2009, p. 26). Neste contexto, relacione a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com os principais acontecimentos da Reconquista Ibérica:
Assinale a alternativa correta:
1. ( ) Conquista total do reino de Granada.
2. ( ) Início da criação do estado moderno da Espanha, com o casamento de Isabel, de Castela, e o príncipe Fernando, de Aragão.
3. ( ) O mulçumanos invadem a Península Ibérica.
4. ( ) Inicia-se o período das Grandes navegações e descobertas marítimas por parte de Portugal e Espanha.
5. ( ) Afonso I do reino de Aragão, conquista o território de Saragoça, atualmente um município da Espanha.
6. ( ) Após um longo período de conflitos, portugueses e espanhóis voltam a controlar parte do reino de Granada. A disputa ficou conhecida como “Batalha do Salado.”
a. 5, 2, 4, 1, 6, 3.
b. 1, 5, 3, 6, 2, 4.
c. 5, 4, 1, 6, 2, 3.
d. 1, 2, 3, 4, 5, 6.
e. 3, 2, 1, 4, 6, 5.