Logo Passei Direto
Buscar
Ainda com relação aos aspectos legais que fazem parte da reorganização societária, os credores anteriores que foram prejudicados pelo processo de incorporação e fusão têm direito de reivindicar a anulação da operação recorrendo à esfera judicial. O artigo 232 regulamenta o prazo que os credores têm para reivindicar a anulação do processo de fusão e incorporação.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a aquela que corresponde ao prazo estipulado pelo artigo 232:
a. 90 (noventa) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão;
b. 60 (sessenta) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão;
c. 120 (cento e vinte) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão;
d. 45 (quarenta e cinco) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão;
e. 30 (trinta) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão;
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta sobre o prazo estipulado pelo artigo 232 em relação à anulação de operações de fusão e incorporação, vamos analisar as alternativas: a) 90 (noventa) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão; b) 60 (sessenta) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão; c) 120 (cento e vinte) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão; d) 45 (quarenta e cinco) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão; e) 30 (trinta) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão; De acordo com a legislação, o prazo para que os credores possam reivindicar a anulação do processo de fusão e incorporação é de 90 dias. Portanto, a alternativa correta é: a) 90 (noventa) dias depois de publicados os atos relativos à incorporação ou à fusão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que a elas sucederá em todos os direitos e obrigações. Esse é o conceito de:
a. cisão.
b. incorporação.
c. transformação.
d. fusão.
e. apropriação.

A Cia. Alfa S/A possui diversas coligadas e controladas em várias regiões do Brasil. Por ocasião do levantamento do Balanço Patrimonial, os investimentos relevantes em coligadas e controladas, incluindo Joint Venture, deverão ser avaliados pelo método da(o):
a. custo de aquisição deduzido de perdas em decorrência de desvalorização dos índices existentes nas bolsas de valores.
b. equivalênc ia patrimonial, ou seja, com base no valor do Patrimônio Líquido da coligada ou controlada proporcionalmente à participação acionária.
c. Ebitda, isto é, o valor de mercado das ações deduzido da valorização ainda não realizada em função da variação dos índices.
d. Valor Econômico Agregado – VEA, considerando-se o a cotação do mercado em comparação com o valor patrimonial das ações.
e. equivalência harmônica, ou seja, com base na proporção entre o valor do Patrimônio Líquido da coligada e controlada e o valor da cotação dessas ações nas bolsas de valores.

O valor dos ativos, nas operações de fusão realizadas entre partes independentes, deverá ser contabilizado pelo valor:
A - A Comissão de Valores Mobiliários estabelecerá normas especiais de avaliação e contabilização aplicáveis às operações de fusão, incorporação e cisão que envolvam companhia aberta.
B - ajustado a valor presente.
C - contábil ou de mercado, o maior dos dois.
D - contábil.
E - de reposição.

Com relação aos aspectos legais, a legislação societária regulamenta os processos de incorporação, fusão ou cisão por meio dos artigos 223 e 224. Segundo o artigo 224, as condições da incorporação, fusão ou cisão constarão de protocolo firmado pelos órgãos de administração ou sócios das sociedades interessadas.
Analise as afirmacoes abaixo: Os elementos ativos e passivos que formarão cada parcela do patrimônio. O valor do capital das sociedades a serem criadas ou do aumento ou redução do capital das sociedades que forem parte a operação. O projeto ou projetos de estatuto, ou alterações estatutárias, que deverão ser aprovados para efetivar a operação. Considerando as afirmações 1,2, e 3 acima, quais correspondem aos itens que devem fazer parte do protocolo:
Os elementos ativos e passivos que formarão cada parcela do patrimônio.
O valor do capital das sociedades a serem criadas ou do aumento ou redução do capital das sociedades que forem parte a operação.
O projeto ou projetos de estatuto, ou alterações estatutárias, que deverão ser aprovados para efetivar a operação.
a. Somente I
b. Somente III
c. I e III
d. I, II e III
e. II e III

Acerca dessas afirmações, é CORRETO afirmar que:
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas afirmações são falsas.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Mais conteúdos dessa disciplina