Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a correta:
A) Com a prática do crime, o direito abstrato de punir do Estado concretiza-se, dando origem a um conflito entre o direito estatal de punir e o direito a liberdade do indivíduo.
B) O Ministério Público deduz em juízo a pretensão punitiva estatal através da denúncia, que é a faculdade de subordinação do direito de liberdade do cidadão ao direito de punir concreto do Estado.
C) praticado o crime de ação privada e antes da sentença penal transitar em julgado, o particular é titular da pretensão punitiva, exigindo do Poder Judiciário a prestação jurisdicional pedida na acusação.
D) o lapso temporal que envolve a prescrição diz respeito apenas às ações penais públicas, pois para as ações penais privadas trata-se de decadência
E) o particular é detentor do ius persequendi in judicio. Caso não o faça no prazo legal, dar-se-á a prescrição, no prazo de 6 meses e o direito de punir do particular resta extinto.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Com a prática do crime, o direito abstrato de punir do Estado concretiza-se, dando origem a um conflito entre o direito estatal de punir e o direito à liberdade do indivíduo. - Esta afirmação é verdadeira, pois realmente ocorre um conflito entre o direito do Estado de punir e a liberdade do indivíduo. B) O Ministério Público deduz em juízo a pretensão punitiva estatal através da denúncia, que é a faculdade de subordinação do direito de liberdade do cidadão ao direito de punir concreto do Estado. - Esta afirmação é confusa, pois a denúncia é um ato do Ministério Público, mas não se trata de subordinação do direito de liberdade. C) Praticado o crime de ação privada e antes da sentença penal transitar em julgado, o particular é titular da pretensão punitiva, exigindo do Poder Judiciário a prestação jurisdicional pedida na acusação. - Esta afirmação é verdadeira, pois em ações privadas, o ofendido pode sim exigir a prestação jurisdicional. D) O lapso temporal que envolve a prescrição diz respeito apenas às ações penais públicas, pois para as ações penais privadas trata-se de decadência. - Esta afirmação é incorreta, pois tanto ações penais públicas quanto privadas podem ter prazos de prescrição, mas a decadência se aplica a outros contextos. E) O particular é detentor do ius persequendi in judicio. Caso não o faça no prazo legal, dar-se-á a prescrição, no prazo de 6 meses e o direito de punir do particular resta extinto. - Esta afirmação é parcialmente correta, mas o prazo de 6 meses pode variar dependendo do tipo de crime. Após essa análise, a alternativa correta é a) e c), mas como a pergunta pede para assinalar a correta, a mais abrangente e que reflete um princípio importante do direito penal é a A. Portanto, a resposta correta é: A) Com a prática do crime, o direito abstrato de punir do Estado concretiza-se, dando origem a um conflito entre o direito estatal de punir e o direito à liberdade do indivíduo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Contrariando a orientação contemporânea do moderno Direito Penal liberal, que prega a prescritibilidade de todos os ilícitos penais, a Constituição brasileira de 1988 (art. 5º, XLII e XLIV) declara que são imprescritíveis:
A) apenas I e II corretas
I - a prática do racismo
II – crimes hediondos quando envolve menores
III - a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático
IV – tráfico ilícito de drogas, nacional ou internacional
A) apenas I e II corretas
B) apenas II e III corretas
C) apenas I e III corretas
D) apenas I, III e IV corretas
E) apenas I, II, III corretas

Sobre prescrição abstrata pode-se afirmar acerca dela, exceto:
A) Ainda não existe pena concretizada na sentença para ser adotada como parâmetro aferidor do lapso prescricional.
B) O prazo dela regula-se pela pena cominada ao delito, isto é, pelo máximo da pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos, caso essa a imposta na sentença.
C) Para se encontrar o prazo prescricional, deve-se tomar a providência de se verificar se há alguma das causas modificadoras desse prazo como majorantes ou minorantes obrigatórias, exceto as referentes ao concurso formal próprio e ao crime continuado.
D) Deve-se considerar a eventual existência de causas modificadoras da pena, quais sejam, as majorantes ou minorantes, excluindo-se, evidentemente, as agravantes e atenuantes.
E) Como matéria de prescrição deve-se priorizar o interesse público, em se tratando de majorante deve-se considerar o fator que mais aumente, e em se tratando de minorante, o fator que menos diminua a pena.

Mais conteúdos dessa disciplina