Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a prescritibilidade pode afirmar que:
I - há crimes que prescrevem em 15 anos.
II - em tese, a legislação brasileira prevê a possibilidade da imprescritibilidade.
III - o Brasil adota o princípio da prescritibilidade de forma absoluta.
A) I e II corretas.
B) II e III corretas.
C) I e III corretas.
D) apenas I correta.
E) apenas II correta.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Há crimes que prescrevem em 15 anos. Verdadeiro, existem crimes no Brasil cuja pena máxima é de 15 anos, e, portanto, prescrevem nesse prazo. II - Em tese, a legislação brasileira prevê a possibilidade da imprescritibilidade. Verdadeiro, a legislação brasileira prevê a imprescritibilidade para certos crimes, como os crimes de racismo e crimes hediondos, entre outros. III - O Brasil adota o princípio da prescritibilidade de forma absoluta. Falso, o Brasil não adota a prescritibilidade de forma absoluta, pois existem crimes que são imprescritíveis. Com base nas análises, as afirmativas I e II estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: A) I e II corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Contrariando a orientação contemporânea do moderno Direito Penal liberal, que prega a prescritibilidade de todos os ilícitos penais, a Constituição brasileira de 1988 (art. 5º, XLII e XLIV) declara que são imprescritíveis:
A) apenas I e II corretas
I - a prática do racismo
II – crimes hediondos quando envolve menores
III - a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático
IV – tráfico ilícito de drogas, nacional ou internacional
A) apenas I e II corretas
B) apenas II e III corretas
C) apenas I e III corretas
D) apenas I, III e IV corretas
E) apenas I, II, III corretas

Sobre prescrição abstrata pode-se afirmar acerca dela, exceto:
A) Ainda não existe pena concretizada na sentença para ser adotada como parâmetro aferidor do lapso prescricional.
B) O prazo dela regula-se pela pena cominada ao delito, isto é, pelo máximo da pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos, caso essa a imposta na sentença.
C) Para se encontrar o prazo prescricional, deve-se tomar a providência de se verificar se há alguma das causas modificadoras desse prazo como majorantes ou minorantes obrigatórias, exceto as referentes ao concurso formal próprio e ao crime continuado.
D) Deve-se considerar a eventual existência de causas modificadoras da pena, quais sejam, as majorantes ou minorantes, excluindo-se, evidentemente, as agravantes e atenuantes.
E) Como matéria de prescrição deve-se priorizar o interesse público, em se tratando de majorante deve-se considerar o fator que mais aumente, e em se tratando de minorante, o fator que menos diminua a pena.

Mais conteúdos dessa disciplina