Logo Passei Direto
Buscar

Atletismo

Outros
Alguns dos erros mais comuns do estilo crawl relacionados à posição do corpo e durante o nado incluem: quadril e cabeça altos (fora da água), levar o braço estendido à frente, levar o braço com a mão mais alta que o cotovelo, entrada da mão na água muito próxima a cabeça, batida da perna com elevação excessiva para fora da água e flexão excessiva dos joelhos (NAKAMURA, 1997). Neste sentido, o conhecimento das fases de nado permite ao professor/técnico a identificação dos erros mais comuns, bem como, auxiliará na escolha dos exercícios mais indicados para a correção dos mesmos.
Sobre as fases do nado crawl:
( ) A fase 1 corresponde à entrada e alongamento da mão à frente da cabeça.
( ) Na fase de tração a mão e o antebraço dirigem-se para trás em uma trajetória côncava para dentro.
( ) A fase 3 inicia-se com a máxima extensão dos cotovelos até a sua completa flexão.
( ) A fase de recuperação inicia-se com a mão ao lado da coxa, juntamente com a flexão de cotovelos projetando o braço a frente e o cotovelo saindo da água.
( ) O movimento da pernada é realizado na horizontal, alternado e de forma contínua.
a. V – V – V – V – F
b. V – V – F – V – V
c. V – F – V – F – V
d. F – V – F – F – V
e. V – V – F – V – F
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as fases do nado crawl: ( ) A fase 1 corresponde à entrada e alongamento da mão à frente da cabeça. É verdadeira (V). A fase inicial do nado crawl realmente envolve a entrada da mão na água e o alongamento à frente da cabeça. ( ) Na fase de tração a mão e o antebraço dirigem-se para trás em uma trajetória côncava para dentro. É verdadeira (V). Durante a fase de tração, a mão e o antebraço se movem para trás, geralmente em uma trajetória que pode ser descrita como côncava. ( ) A fase 3 inicia-se com a máxima extensão dos cotovelos até a sua completa flexão. É falsa (F). A fase 3 do nado crawl não se inicia com a máxima extensão dos cotovelos, mas sim com a recuperação do braço, onde o cotovelo se flexiona após a tração. ( ) A fase de recuperação inicia-se com a mão ao lado da coxa, juntamente com a flexão de cotovelos projetando o braço à frente e o cotovelo saindo da água. É verdadeira (V). A fase de recuperação realmente começa com a mão ao lado da coxa e envolve a flexão do cotovelo enquanto o braço é projetado à frente. ( ) O movimento da pernada é realizado na horizontal, alternado e de forma contínua. É falsa (F). O movimento da pernada no crawl é realizado de forma alternada, mas não é totalmente horizontal, pois as pernas podem ter uma leve elevação. Agora, juntando as classificações, temos: V – V – F – V – F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: e) V – V – F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O uso de equipamentos e acessórios, tais como, bolas, pranchas, espaguetes, bambolês, entre outros, contribuem para uma ampla variedade de exercícios e atividades que estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras. Além das atividades lúdicas, atividades de técnicas (educativos), nados alternativos, deslocamentos variados também podem ser utilizados como estratégias de adaptação ao meio aquático.
As atividades de colocar objetos no fundo da piscina para que os alunos mergulham e procurem objetos (caça ao tesouro) e passar por dentro de um bambolê que está abaixo do nível da água, são exemplos de atividades aquáticas que estimulam a melhora da(o):
I – Respiração.
II – Propulsão.
III – Imersão.
IV – Deslize.
a. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

O ensino da natação realmente não é um processo tão simples. Envolvem vários aspectos metodológicos, técnicas além do conhecimento sobre as adaptações fisiológicas ao ambiente aquático. Neste sentido, o ensino da natação tem sido aperfeiçoado nos últimos anos e hoje representa maior estabilidade e abrangência para suprir as carências daqueles que a se submetem.
Portanto, ao se tratar da pedagogia do ensino da natação, três correntes metodológicas estão presentes. Quais são as três correntes metodológicas presentes ao se tratar da pedagogia do ensino da natação?
a. Corrente desenvolvimentista, concepção global e concepção sintética.
b. Corrente global, concepção desenvolvimentista e concepção sintética.
c. Corrente global, concepção analítica e concepção sintética.
d. Corrente analítica, concepção global e concepção desenvolvimentista.
e. Concepção global, concepção analítica e corrente desenvolvimentista.

Dependendo do âmbito a ser trabalhado, a natação pode possuir diversas características específicas. Neste sentido, o planejamento das atividades, bem como a escolha dos métodos, sem dúvidas, é um passo fundamental para o sucesso na modalidade. O ensino da natação no âmbito escolar também se inicia com a adaptação ao meio líquido e envolvem exercícios de confiança, flutuação, impulsão, deslize, respiração geral, propulsão de membros inferiores e superiores, coordenação motora, além do ensino dos diferentes estilos de nados.
Em relação às fases da natação no âmbito esportivo de alto rendimento:
( ) A fase de iniciação compreende ao período inicial do aprendizado da natação, ou seja, é a fase correspondente ao processo de adaptação ao ambiente aquático até o aprendizado dos estilos de nado.
( ) A fase de aperfeiçoamento é caracterizada pelo aperfeiçoamento da técnica de nado, ou seja, após o aprendizado de todos os estilos.
( ) Na fase de aperfeiçoamento o aluno passa a ser inserido em um programa de aperfeiçoamento da técnica de nado, com exercícios e atividades que objetivam a melhora do desempenho físico.
( ) A última fase da programação das aulas de natação no ambiente esportivo de alto rendimento é caracterizada pela fase competitiva.
( ) Na fase de competitividade o aluno/atleta passa a competir em diferentes campeonatos objetivando o alto rendimento esportivo.
a. V – V – V – V – V
b. F – F – V – F – V
c. F – V – F – V – V
d. V – F – V – F – V
e. V – V – F – V – V

Ao se tratar da pedagogia do ensino da natação, podemos destacar três correntes metodológicas que estão presentes: a corrente global, a concepção analítica e a concepção sintética. Portanto, diferentes estratégias pedagógicas podem ser utilizadas no ensino da natação. Neste sentido, o mais importante é sempre levar em consideração o objetivo, as capacidades e as limitações de cada aluno.
Em relação às características da concepção sintética podemos afirmar:
I - É a mais utilizada por diversos técnicos e treinadores.
II - Sua estruturação centra-se em uma corrente psicológica que promove o conhecimento de forma mais eficiente.
III - Apresenta sequências pedagógicas mais propícias à iniciação dos alunos de natação.
IV - Possui como base a própria predisposição do aluno e menor ênfase nos métodos de ensino.
a. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas II e III estão corretas.

A natação infantil pode ser dividida em fases de acordo com a faixa etária das crianças. Conhecer as fases da natação infantil, bem como, as atividades que devem ser priorizadas em cada uma das fases torna-se indispensável para professores de natação infantil.
Em relação à fase de três (03) a quatro (04) anos de idade:
( ) Nesta fase a criança já possui habilidades de estabilidade postural e controle da respiração.
( ) Nesta fase já é possível a introdução do nado peito.
( ) Nesta fase é possível iniciar o aperfeiçoamento dos nados crawl e costas.
( ) Devem-se enfatizar atividades com o objetivo de aprimorar o deslocamento em meio aquático, enfatizando exercícios de propulsão de braços e pernas, nado de sobrevivência, nado submerso, saltos e flutuação.
( ) Nesta fase já é possível a introdução do nado borboleta.
a. F – F – F – V – F
b. V – V – F – F – V
c. V – F – V – V – F
d. F – F – V – V – F
e. V – F – F – V – F

O nado crawl é o estilo mais rápido de todos os nados da natação. É preferencialmente o primeiro estilo a ser ensinado para as pessoas após a fase de adaptação ao ambiente aquático. O nome crawl é de origem australiana e seu surgimento ocorreu por meio de Dick Cavill (membro da família de nadadores australianos) que descobriu que alternar os movimentos dos braços e pernas resultaria em aumentos na velocidade e na propulsão.
Neste sentido, as fases do nado crawl são:
I – Entrada e alongamento da mão à frente da cabeça.
II – Varredura para baixo ou tração.
III – Empurre e deslizamento horizontal.
IV – Empurre e Recuperação.
a. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas as alternativas I e II estão corretas.

A natação é uma das modalidades esportivas que deve ser ensinada no âmbito escolar. Embora a falta de estrutura física e de materiais adequados para o ensino da natação nas escolas seja um dos grandes desafios enfrentados por diferentes professores, o ensino da natação durante as aulas de educação física pode promover diversos benefícios ao aluno(a), como por exemplo, o desenvolvimento das capacidades motoras como também as cognitivas, incluindo a melhora da atenção, da concentração e do aprendizado.
Em relação às características de ensino da natação escolar:
( ) As aulas de natação no âmbito escolar devem ser democráticas e não seletivas.
( ) As aulas de natação no âmbito escolar devem priorizar competições internas e a participação em campeonatos oficiais.
( ) As aulas de natação no âmbito escolar devem objetivar o desenvolvimento da criança no meio aquático e não o desempenho competitivo.
( ) O uso de atividades que envolvem a ludicidade e a coletividade entre os alunos são as principais estratégias pedagógicas no ensino da natação do âmbito escolar.
( ) No contexto escolar, a natação deve sempre contribuir para uma formação integrada dos alunos enfatizando sempre o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio.

Mais conteúdos dessa disciplina