Logo Passei Direto
Buscar
Em relação às respostas à “questão social” no período que compreende o fim da década de 1960 e o início da década de 1970.
É correto afirmar:
O enfrentamento da questão social teve amplo avanço, especialmente no que se refere às políticas de saúde pública, educação, saneamento e habitação.
A recuperação econômica beneficia a grande massa da população, restringindo os ganhos das empresas internacionais.
O enfrentamento à “questão social” nesse período não adquiriu maior visibilidade social e, com isso, não foram alterados os fundamentos das desigualdades sociais.
A economia nacional se recupera da crise, com maior distribuição de renda e diminuição das desigualdades.
A ditadura militar ampliou o número de empresas estatais, buscando enfrentar a “questão social” no âmbito das políticas públicas.
User badge image
ServicoSocializando

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre as respostas à "questão social" no final da década de 1960 e início da década de 1970, é importante considerar o contexto histórico. 1. Avanços nas políticas: É correto afirmar que houve avanços nas políticas de saúde pública, educação, saneamento e habitação, embora esses avanços não tenham sido uniformes e muitas vezes limitados. 2. Recuperação econômica: A recuperação econômica não beneficiou igualmente toda a população, e os ganhos das empresas internacionais continuaram a ser significativos. 3. Visibilidade social: O enfrentamento da "questão social" realmente não adquiriu a visibilidade necessária para alterar os fundamentos das desigualdades sociais de forma significativa. 4. Distribuição de renda: A economia nacional se recuperou, mas a distribuição de renda e a diminuição das desigualdades não foram tão evidentes nesse período. 5. Empresas estatais: A ditadura militar ampliou o número de empresas estatais, mas isso não necessariamente se traduziu em um enfrentamento eficaz da "questão social". Portanto, a afirmação mais correta seria que, apesar de alguns avanços, a "questão social" continuou a ser um desafio significativo, com desigualdades persistentes e uma visibilidade social limitada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A corrente fenomenológica que mais influenciou o Serviço Social brasileiro foi desenvolvida por Edmund Husserl (1859-1938).
Sobre a obra do autor referido, analise as alternativas a seguir e assinale a resposta correta:
A discussão sobre a corrente fenomenológica de Husserl teve relevância no âmbito da categoria durante o Seminário de Alto da Boa Vista, em 1984.
De acordo com Husserl, como método, a fenomenologia possibilita o conhecimento da pós-verdade.
O autor em questão tinha como preocupação o estudo da essência dos fenômenos.
Para Husserl, o objeto deveria ser analisado a partir da percepção da coletividade, quando o indivíduo quisesse compreender o mundo social.
Para o autor, uma realidade tem sua essência revelada através da inteligência que o sujeito adquire por meio da educação.

No que diz respeito aos aspectos teórico-metodológicos da relação entre o Serviço Social brasileiro e a Fenomenologia, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta:
A autora Ana Augusta de Almeida constrói o conceito de Situação Existencial Problematizada (SEP) como ponto de partida para o diálogo entre o indivíduo e o assistente social.
A partir da relação dialógica entre o assistente social e o indivíduo, decorreria a descoberta de ambos de uma “experiência de verdade suprema”.
O marco referencial teórico desta metodologia é constituído por três grandes conceitos: diálogo, pessoa e descontração.
A metodologia de intervenção profissional se dá a partir de um trabalho social processual de desestruturação total do “cliente” com seu vivido.
Em termos gerais, o método fenomenológico para o Serviço Social brasileiro utilizada os conceitos dos termos meditação e reflexão.

As mudanças que se operam na sociedade brasileira a partir do golpe militar de 1964 são percebidas também na prática profissional dos assistentes sociais do período.
Nesse sentido, analise as sentenças a seguir e assinale a opção correta:
Novos paradigmas teórico-metodológicos de base marxista passam a influenciar todos os procedimentos técnicos do Serviço Social. Ainda sob o contexto de repressão da ditadura, algumas produções teóricas e práticas profissionais utilizavam o DC não vinculado à ideologia hegemônica, considerando as demandas das classes trabalhadoras.
O desenvolvimento profissional nesse período se dá de maneira uniforme, considerando o contexto favorável para o Serviço Social no país.
Esse período ficaria marcado pela parceria estabelecida entre os assistentes sociais e os técnicos da burocracia governamental.
Algumas ações desenvolvidas pelos profissionais serão diretamente atingidas, a exemplo das atividades realizadas no âmbito das Comunidades Eclesiais de Base.

O terceiro seminário de teorização do Serviço Social realizado durante o Movimento de Reconceituação profissional no Brasil aconteceu em 1978, na cidade de Sumaré.
Sobre o evento em questão, assinale a alternativa correta a seguir:
Os temas trabalhados no encontro evitaram abordar questões referentes ao fazer profissional que traziam inquietações à categoria.
O Serviço Social com base em uma abordagem dialética ainda não fazia parte das discussões realizadas no evento em questão.
O objetivo do seminário era finalmente retomar o conservadorismo no âmbito do Serviço Social brasileiro.
Um dos tópicos abordados no evento era “o Serviço Social com base em uma abordagem de compreensão- interpretação fenomenológica do estudo científico”.
Um dos tópicos abordados no seminário tinha como tema “O Serviço Social numa perspectiva distante do método científico.

Mais conteúdos dessa disciplina