Logo Passei Direto
Buscar

Estradas

Colégio Objetivo
Os trilhos são os elementos da via permanente que direcionam a composição e dão condições de apoio ao veículo. Eles são considerados como um sistema de viga contínua que transfere as solicitações mecânicas do rodado para os dormentes, especificados pelo peso que apresentam por metro linear.
Dessa forma, a especificação NBR-7590 (ABNT, 2012) preconiza ensaios técnicos para aceite dos trilhos para utilização em ferrovias, sendo alguns deles:
a. .tração na flexão, módulo de resiliência e compressão diametral.
b. .tração na flexão, prova de choque e dureza Brinel.
c. .compressão diametral, módulo de resiliência e dureza Brinel.
d. .compressão axial, prova de choque e módulo de elasticidade.
e. .módulo de elasticidade, dureza Brinel e compressão axial.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre os ensaios técnicos para aceitação dos trilhos conforme a NBR-7590, vamos analisar as opções apresentadas: a) Tração na flexão, módulo de resiliência e compressão diametral - Esta opção menciona ensaios relevantes, mas não é a mais comum para trilhos. b) Tração na flexão, prova de choque e dureza Brinel - Esta opção também menciona ensaios importantes, mas a dureza Brinel não é um ensaio típico para trilhos. c) Compressão diametral, módulo de resiliência e dureza Brinel - Embora inclua compressão diametral e módulo de resiliência, a dureza Brinel não é o foco principal. d) Compressão axial, prova de choque e módulo de elasticidade - Esta opção menciona ensaios que são relevantes, mas a compressão axial não é um ensaio típico para trilhos. e) Módulo de elasticidade, dureza Brinel e compressão axial - Novamente, a dureza Brinel não é um ensaio comum para trilhos. Após analisar as opções, a alternativa que melhor se alinha com os ensaios técnicos para aceitação dos trilhos, considerando a prática comum e a especificação NBR-7590, é a b) Tração na flexão, prova de choque e dureza Brinel.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A plataforma ferroviária dá suporte estrutural para a via que recebe, por meio do lastro, das tensões atuantes do tráfego e das demais instalações necessárias para a operação ferroviária, a exemplo de postes de rede aérea, condutos de cabos e sistemas eletroeletrônicos de controle de descarrilamentos.
Sendo assim, com base em nossos estudos, podemos dizer que a largura da plataforma ferroviária depende, principalmente, dos seguintes quesitos:
a. velocidade operacional e curvas verticais e horizontais da via.
b. bitola, número de linhas, altura de lastro e tipo de dormente.
c. CBR dos agregados utilizados, tipo de locomotiva e dos produtos transportados.
d. inclinação dos taludes, caracterização geotécnica do subleito e condições externas de drenagem.
e. configuração das obras de arte da via, bitola e especificação do trilho.

Percebe-se, na evolução dos modais de transportes, fatos históricos que são condicionantes para impulsos de ordens tecnológica, política e econômica no setor. A origem, tanto do modal ferroviário quanto do aquaviário, remete a períodos a.C., mas esses dados não mostram tanto crescimento ao longo do tempo quanto aquele observado após o século XVII.
Sendo assim, qual fato histórico tem maior relação direta com o desenvolvimento do setor de transportes?
a. Iluminismo.
b. Outorgas de concessão em setores de transporte.
c. Segunda Guerra Mundial.
d. Revolução Industrial.
e. Queda do muro de Berlim.

Entre os parâmetros de projeto geométrico condicionantes para um traçado ferroviário adequado, em termos operacionais e de manutenção, estão os raios utilizados em curvas horizontais e verticais. Em curvas horizontais, o raio mínimo é definido por meio da composição (locomotiva ou vagão), visando a condições que diminuam a força centrífuga e o vetor de tombamento do mesmo. Já em curvas verticais, o parâmetro técnico se dá pela inclinação do aclive/declive.
Dessa forma, com base em nossos estudos sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta valores relativos ao aclive/declive a ser considerado no projeto geométrico de um traçado ferroviário.
a. Até 4%, necessariamente sendo maior que 2%.
b. Entre 1% a 2%, podendo chegar a 4%.
c. Entre 1% a 2%, podendo chegar a 6%.
d. Até 6%, preferencialmente entre 3% a 4%.
e. Entre 2% a 4%, podendo chegar a 6%.

Conforme vimos em nossos estudos, os modais de transporte ferroviário e aquaviário são aqueles que possuem maior potencial de capacidade de carga transportada e de maiores distâncias, principalmente quando comparados com o modal rodoviário (modal mais utilizado em território nacional).
Assim, a seguir são apresentados elementos da infraestrutura dos modais ferroviários e aquaviários. Relacione quais elementos são de cada tipo de transporte.
(1) Ferroviário
(2) Aquaviário
( ) Retensor.
( ) Bitola.
( ) Dol fins.
( ) Lastro.
( ) Hinterlândia.
a. 2, 1, 2, 1, 2.
b. 1, 1, 2, 1, 2.
c. 1, 1, 2, 2, 1.
d. 2, 2, 1, 1, 2.
e. 1, 1, 1, 2, 1.

Mais conteúdos dessa disciplina