Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto de texto abaixo: ”O questionamento sobre o que ensinar nas escolas não é um debate que limite aos muros da escola. Essa questão também está inserida nas políticas que direcionam e organizam a educação no Brasil”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANLORENZZI, C. M. P. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Ibpex. 2013. p 163.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, sobre a LDBEN, assinale a alternativa correta:
A Define as diretrizes e bases da educação nacional baseados em aspectos que devem ser seguidos por todas as escolas do Brasil.
B Apresenta respostas às questões: o que, como e para que ensinar, para nortear assim da melhor forma a elaboração do currículo na escola.
C Destaca que na fase do ensino fundamental o objetivo é a formação para o trabalho, considerando a educação tecnológica básica.
D Delimita como deve ser a proposta pedagógica da educação em nível nacional e esta deve ser acatada na sua integralidade.
E Apresenta aspectos a serem adotados pela comunidade, a fim de haver uma uniformidade nacional, como: a teoria pedagógica a ser adotada, a concepção de indivíduo que vai embasar a elaboração curricular.
User badge image
Didaticamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional): A) Define as diretrizes e bases da educação nacional baseados em aspectos que devem ser seguidos por todas as escolas do Brasil. - Esta alternativa está correta, pois a LDBEN realmente estabelece diretrizes e bases que devem ser seguidas por todas as instituições de ensino no Brasil. B) Apresenta respostas às questões: o que, como e para que ensinar, para nortear assim da melhor forma a elaboração do currículo na escola. - Embora a LDBEN trate sobre o currículo, essa alternativa é mais específica e não abrange totalmente o que a LDBEN representa. C) Destaca que na fase do ensino fundamental o objetivo é a formação para o trabalho, considerando a educação tecnológica básica. - A LDBEN menciona a formação para o trabalho, mas não é o único foco do ensino fundamental. D) Delimita como deve ser a proposta pedagógica da educação em nível nacional e esta deve ser acatada na sua integralidade. - A LDBEN orienta sobre a proposta pedagógica, mas não necessariamente exige que seja acatada na sua integralidade. E) Apresenta aspectos a serem adotados pela comunidade, a fim de haver uma uniformidade nacional, como: a teoria pedagógica a ser adotada, a concepção de indivíduo que vai embasar a elaboração curricular. - Essa alternativa é muito específica e não reflete o escopo geral da LDBEN. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a LDBEN é a A: "Define as diretrizes e bases da educação nacional baseados em aspectos que devem ser seguidos por todas as escolas do Brasil."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a passagem de texto: “[...] técnicas são instâncias intermediárias, os componentes operacionais de cada proposta que viabilizarão a implementação do método em questões práticas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 33.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre as técnicas da transmissão-assimilação, assinale a alternativa que as elenca corretamente:
A Preparação do aluno; assimilação; resolução de problemas; verbais.
B Apresentação do conteúdo; problema; coleta de dados; plenárias.
C Instrução programada; hipótese; experimentação; problema.
D Aulas expositivas; exercícios; demonstração didática.
E Apresentação do conteúdo; sequência lógica; continuidade; integração.

Leia o texto: Aprender é um processo permanente de busca por parte do estudante, pesquisa e interatividade com a realidade em que vive. Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto e conteúdos do livro-base Didática sobre o pressuposto da aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, difundido nos anos 2000, assinale a alternativa correta:
A Os alunos devem ser produtivos, ativos, criativos, com aprendizagem centrada no fazer e nas práticas de interação.
B Os educandos devem ser críticos e autônomos, capazes de aprender sozinhos e, gradativamente, vai sendo retirado o papel do professor no processo da aprendizagem.
C Os estudantes devem ser passivos e disciplinados, sendo o professor a figura central do processo de aprendizagem.
D Os professores têm papel fundamental na transmissão do conhecimento teórico, sendo os alunos coadjuvantes nesse processo.
E Aprender a aprender significa dizer que os alunos do século XXI são mais capazes de aprender sozinhos do que os alunos do século XX.

Leia o fragmento de texto: “Para compreender a razão de ser das formas e das práticas de interação entre professores e alunos assumidas em uma determinada teoria pedagógica, é preciso entender que esta é produzida socialmente [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 32.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre os conceitos de métodos e técnicas na didática, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características: 1. Método 2. Técnica ( ) Determina o tipo de interação que será estabelecida entre o professor e o aluno. ( ) É o componente operacional de uma proposta metodológica. ( ) Viabiliza a implementação do método nas práticas. ( ) É o que sistematiza e unifica o processo de ensino. Agora, assinale a alternativa apresenta a sequência correta:
A 1 – 2 – 1 – 2
B 2 – 2 – 2 – 1
C 1 – 2 – 2 – 1
D 2 – 1 – 1 – 2
E 2 – 2 – 1 – 1

Mais conteúdos dessa disciplina