Logo Passei Direto
Buscar
A figura abaixo ilustra o problema da poluição da água, que ocorre quando agentes físicos, químicos ou biológicos alteram a qualidade ambiental do corpo hídrico, como lagos, lagoas, rios, córregos e o mar, trazendo graves consequências.
Sobre a poluição da água, suas causas e consequências para o meio ambiente, analise as afirmações seguintes:
I. Provoca desequilíbrio na relação entre consumidores e produtores da cadeia alimentar.
II. Pode levar ao problema da eutrofização.
III. Está intimamente relacionada à poluição do solo.
IV. Pode ser agravada pelo aquecimento global.
V. A contaminação pode causar algumas doenças, mas evita a proliferação de insetos transmissores.
a. V, F, V, V, V
b. V, V, V, F, V
c. V, V, F, V, V
d. V, V, V, V, V
e. V, V, V, V, F
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a poluição da água: I. Provoca desequilíbrio na relação entre consumidores e produtores da cadeia alimentar. É verdadeira (V). A poluição da água pode afetar a vida aquática, prejudicando tanto os produtores (como plantas aquáticas) quanto os consumidores (como peixes), levando a um desequilíbrio na cadeia alimentar. II. Pode levar ao problema da eutrofização. É verdadeira (V). A eutrofização é um processo que ocorre quando há um excesso de nutrientes na água, geralmente devido à poluição, o que pode causar crescimento excessivo de algas e deterioração da qualidade da água. III. Está intimamente relacionada à poluição do solo. É verdadeira (V). A poluição do solo pode contribuir para a poluição da água, pois substâncias tóxicas podem ser transportadas para corpos d'água através da chuva ou do escoamento superficial. IV. Pode ser agravada pelo aquecimento global. É verdadeira (V). O aquecimento global pode intensificar a poluição da água, por exemplo, aumentando a temperatura da água, o que pode afetar a solubilidade de oxigênio e favorecer a proliferação de algas. V. A contaminação pode causar algumas doenças, mas evita a proliferação de insetos transmissores. É falsa (F). A contaminação da água pode, na verdade, favorecer a proliferação de insetos transmissores de doenças, como mosquitos, que se reproduzem em águas paradas e poluídas. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a e) V, V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nós, seres humanos, somos profundamente dependentes de recursos florestais. A madeira é utilizada para construção, mobiliário, transporte e diversos tipos de instrumentação, enquanto folhas e raízes são usadas para fins alimentares, medicinais, artesanais. Se contarmos apenas comunidades tradicionais, cerca de 2 bilhões de pessoas no planeta dependem do manejo florestal como meio de subsistência. Entretanto, vivemos em um grande paradoxo de sobrevivência. Ao passo que a utilização desses recursos seja de fato necessária para nossa manutenção e progresso, mantê-los conservados é uma condição impreterível para continuar sobrevivendo no planeta.
O texto coloca em questão as necessidades e consequências que os seres humanos têm de enfrentar ao utilizarem os recursos florestais, através do desmatamento. Sobre essa atividade, assinale a alternativa correta:
a. É uma atividade decorrente da sociedade moderna.
b. Uso de recursos florestais não interfere nos oceanos.
c. Foi intensificado principalmente após a Revolução Industrial.
d. É uma atividade que pouco se relaciona com alterações climáticas.
e. É restrito a formações florestais.

Um estudo divulgado pelo Observatório do Clima, nessa terça-feira (6), mostra que cada brasileiro produz sete toneladas de gases de efeito estufa por ano. Estamos na média mundial, o problema é que ainda tem estados com médias elevadas. Quando se fala em emissão de gases, logo se pensa na poluição de grandes cidades, como São Paulo, causada pelos veículos. O transporte, aliado à produção de eletricidade com queima de combustíveis, é mesmo um dos principais fatores de gases de efeito estufa, mas não o principal no Brasil. O desmatamento foi responsável por 42% das emissões em 2014, mesmo tendo sido reduzido em 80% desde 2005. Transportes e energia vem em segundo lugar, com 26%. Aí tem importância São Paulo e Minas Gerais, que também contribui para o terceiro fator de emissões, a agropecuária, que representa 23% do total. A causa, nesse caso, é o processo digestivo do gado. Os 9% restantes se distribuem entre processos industriais e geração de resíduos, como lixo e esgoto. De todos esses fatores, só o desmatamento tem se mantido relativamente estável nos últimos cinco anos. Todos os outros seguem crescendo, ainda que em taxas pequenas. No geral, as emissões brasileiras de 2,7 bilhões de toneladas, em 2005, para 1,6 bilhão em 2014.
Considerando esses dados e o fenômeno do efeito estufa, avalie assinale a alternativa correta:
a. Os setores de transporte e de produção de eletricidade não emitem gases de efeito estufa no Brasil.
b. O texto aponta como causas do efeito estufa o desmatamento, as atividades industriais e a utilização de veículos automotores, nesta ordem.
c. Segundo o texto, o desmatamento é a primeira principal fonte de emissão de gases do efeito estufa.
d. Os processos industriais e a geração de resíduos muito contribuem para as emissões de gases do efeito estufa, cerca de 30%.
e. A agropecuária contribui para o terceiro fator de emissões devido à elevada utilização de fertilizantes.

Negadores do aquecimento global têm uma opinião dissonante do consenso científico atual. Não existe hoje nenhuma dúvida entre os pesquisadores de que as principais causas deste processo são atividades antrópicas. O aquecimento é uma realidade, e o número de alterações no ecossistema por causa do aumento da temperatura dos oceanos e da atmosfera é enorme, algumas delas já sendo irreversíveis.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmações que citam impactos resultante do aquecimento global.
I. Aumento do nível dos oceanos.
II. Derretimento de geleiras e superfícies que estavam cobertas de neve há milhares de anos.
III. Perturbações nos ciclos biológicos dos seres vivos.
IV. Intensificação dos abalos sísmicos e dos tsunamis causados por eles.
V. Formação de violentas tempestades de ventos, gerando furacões e tornados.
a. II, III, IV, V
b. I, II, IV, V
c. I, II, III, IV
d. I, III, IV, V
e. I, II, III e V

Ecossistemas envolvem a relação entre as comunidades de seres vivos e os fatores ambientais físico-químicos presentes em um determinado local, tais como temperatura, umidade, tipos de solo, índices pluviométricos, salinidade, permeabilidade, qualidade do ar, luminosidade, entre diversos outros. Os principais ecossistemas são tundra, taiga, florestas temperadas, florestas tropicais, savanas, campos e desertos e suas distribuições mundiais seguem alguns padrões de latitude e altitude como mostra a figura a seguir.
A figura demonstra os efeitos da latitude e longitude sobre diferentes faixas de vegetação. A respeito dessas diferentes faixas, pode-se observar que:
a. Florestas tropicais se localizam em zonas de baixa altitude.
b. Aumento da latitude e da altitude propiciam formações florestais.
c. A tundra é característica de áreas de baixa latitude e altitude.
d. As florestas temperadas se encontram em altitudes muito elevadas.
e. A taiga é uma formação vegetal localizada em zonas polares.

A água é um recurso finito e seu consumo não sustentável poderá provocar um quadro global de escassez em algumas décadas, se nada for feito para preservar as reservas atuais. Embora 71% da superfície terrestre seja coberta por água, menos de 3% de toda a água existente no mundo é de água doce, e a maior parte dela encontra-se ____________________________.
Assinale a resposta que completa corretamente a lacuna do texto.
a. retida no interior dos organismos vivos;
b. dissolvida na atmosfera;
c. restrita aos grandes rios de países tropicais;
d. confinada em geleiras ou no subterrâneo;
e. indisponível para nações pobres.

O Ibama liberou a caça aos javalis (Sus scrofa). A medida, publicada no Diário Oficial da União no dia 01 de fevereiro de 2013, autoriza a captura e abate do animal. Uma tentativa de controlar a espécie, que não tem predador natural no país. A ausência de predador e, portanto, de controle populacional fez o javali se transformar em uma praga que ameaça plantações e espécies nativas, como ovos de tartarugas e jacarés, parte do cardápio do animal (...) Existem dezenas de documentos técnicos que apontam a extraordinária capacidade do javali de exterminar essas e muitas outras espécies competidoras, de interferir em processos da sucessão de regeneração de matas, de causar danos a diversos tipos de cultivos, de depredar ninhos e destruir tocas, de contaminar nascentes difusas em áreas de várzeas, etc.
Do que se trata a notícia exibida acima pelo portal O Eco? Indique a alternativa correta.
a. Defaunação.
b. Programa de abate autorizado para o controle de espécie nativa impactante.
c. Controle sanitário de atividade pecuária.
d. Liberação pontual para a caça de animal silvestre brasileiro.
e. Programa de mitigação para a introdução de uma espécie exótica invasora.

Os gráficos abaixo indicam a evolução das empresas brasileiras na implementação de práticas ambientais do ano de 2007 a 2012.
Com base nos gráficos apresentados e nas normas vigentes, é correto concluir que:
a. As emissões atmosféricas do processo produtivo industrial são de inteira responsabilidade do órgão ambiental que fornece a Licença de Operação do empreendimento.
b. O aumento no número de empresas e usuários de energia não-renovável (limpa) no Brasil confirma o número apresentado para empresas que se preocupam com as mudanças climáticas.
c. Os resultados apresentados nos gráficos tem explicação na legislação ambiental que obriga todas as empresas a utilizarem produtos renováveis como fonte de energia no processo de produção.
d. As empresas que fazem o reuso da água impactam também nos resultados para uso de energias renováveis, uma vez que a água é uma energia limpa.
e. Houve um aumento do peso da questão ambiental na estratégia de negócio das companhias, justificado pelo aumento em todas as estratégias sustentáveis aplicadas.

Em novembro de 2015, todos assistiram atônitos a maior tragédia ambiental da história do Brasil e a maior do mundo envolvendo mineração, quando uma barragem de rejeitos de minério da empresa Samarco se rompeu no Rio Doce, na cidade de Mariana, Minas Gerais. Toneladas de rejeitos, principalmente ferro e sílica, foram despejadas no rio, causando a morte de milhares de animais, sobretudo peixes, como podemos conferir na figura abaixo.
Sabendo que ferro e sílica não são compostos tóxicos capazes de matar animais em uma curta faixa de tempo, assinale a alternativa que explica a cena acima.
a. A presença excessiva de matéria em suspensão proveniente da poluição acabou por favorecer a proliferação descontrolada de algas, que entram em decomposição e acabam por deteriorar ainda mais a qualidade ambiental da água. Esse efeito é denominado eutrofização.
b. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem agentes químicos, faz com que o gás carbônico dissolvido na água se eleve, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado eutrofização.
c. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem metais pesados, faz com que o oxigênio dissolvido na água caia abruptamente, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos.

Sabendo que ferro e sílica não são compostos tóxicos capazes de matar animais em uma curta faixa de tempo, assinale a alternativa que explica a cena acima.
Escolha uma:
a. A presença excessiva de matéria em suspensão proveniente da poluição acabou por favorecer a proliferação descontrolada de algas, que entram em decomposição e acabam por deteriorar ainda mais a qualidade ambiental da água. Esse efeito é denominado eutrofização.
b. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem agentes químicos, faz com que o gás carbônico dissolvido na água se eleve, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado eutrofização.
c. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem metais pesados, faz com que o oxigênio dissolvido na água caia abruptamente, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado hipóxia.
d. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem metais pesados, faz com que o oxigênio dissolvido na água caia abruptamente, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado eutrofização.
e. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem agentes químicos, faz com que o gás carbônico dissolvido na água se eleve, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado hipóxia.

Mais conteúdos dessa disciplina