Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A tradição islâmica valorizava o conhecimento como uma expressão divina. O uso do árabe e a disseminação do Alcorão eram bases fundamentais da educação mais básica. Quando falamos em níveis mais elevados de erudição, destacamos as Casas de Cultura. Indique a alternativa que não apresenta características desse espaço:
Formalização de títulos por regulamentos instituídos pelas lideranças políticas e religiosas.
Adoção de conhecimentos de diversas áreas que se entremeavam.
O uso e o estudo da língua árabe.
Debates coletivos e circulação de intelectuais entre diferentes Casas de Cultura.
Estudos sobre medicina e o desenvolvimento de técnicas cirúrgicas.
User badge image
Pedagogiando

há 6 meses

SIMULADO AV
6 pág.

ESTÁCIO EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A alternativa que não apresenta características das Casas de Cultura é: Formalização de títulos por regulamentos instituídos pelas lideranças políticas e religiosas. As Casas de Cultura eram mais focadas na troca de conhecimento e na erudição, sem uma formalização rígida de títulos como nas instituições modernas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO AV
6 pág.

ESTÁCIO EAD

Mais perguntas desse material

Em sua obra A República, Platão relata a partir de um diálogo entre Sócrates e Glauco, seu irmão sobre uma Alegoria. Esse diálogo se desenvolve em torno de um assunto que era muito importante para Platão. Partindo da doutrina das ideias, o assunto tratado neste texto é a:
Qual é o assunto tratado no diálogo entre Sócrates e Glauco?
discussão sobre o conhecimento sensível e o conhecimento metafísico.
discussão de como a Mitologia é uma forma de educação e fundamental para Paideia.
discussão sobre a Filosofia e como ela pode libertar o homem das trevas de sua caverna.
discussão sobre o papel da Religião como castradora da experiência verdadeira.
discussão sobre a Maiêutica e como esse método é o caminho para revelação da Verdade.

No contexto de nascimento e fortalecimento das universidades, entre os séculos XII-XIII, houve um intenso processo de fundamentação do que representava a cultura e o saber para o Cristão. A disputa baseava-se em dois preceitos fundamentais:
Qual é a disputa que se baseava em dois preceitos fundamentais?
Artistas x Tecnicistas - Um grupo defende a ideia de que o conhecimento deve se ater aos princípios das Sete Artes Liberais, enquanto o outro defende que precisa de especializações, como Direito e Medicina.
Neoplatonistas x neo-aristotélicos - O primeiro grupo defende que o conhecimento é individual e que Deus precisa ser atingido dentro de cada um, pelo sentimento. O segundo defende que precisamos vencer o mundo ilusório que nos cerca e sair em busca de chegar a Deus na Salvação.
Agostinianos x Tomasianos - Os primeiros defendem que a fórmula proposta por Agostinho para alcançar a divindade pela imitação de Jesus e pelo ensinamento dele é a base da Educação, enquanto os segundos, influenciados pelo aristotelismo, transformam a razão em manifestação de Deus.
Espiritualistas x racionalistas - Os primeiros defendem que Deus não pode ser alcançados por uma operação racional, enquanto o segundo que a valorização da razão e da operação humana é o caminho para a Salvação/Educação.
Individualismo x Universalismo - Uma corrente defende a ideia do isolamento e autorreflexão, sendo crítica à universidade para alcançar o conhecimento e o outro defende que os conhecimentos estão no mundo e devem ser apreendidos pela troca com o mundo.

Com as guerras napoleônicas, houve o crescimento do número de crianças órfãs, especialmente na França. Pestalozzi buscou reunir essas crianças para que fossem cuidadas e educadas, desenvolvendo algumas de suas ideias mais significativas a partir de então.
Segundo as ideias pedagógicas de Pestalozzi, qual dos elementos apresentados nas alternativas abaixo é fundamental para o processo educativo?
A disciplina.
A alfabetização bilingue.
O afeto.
O desenvolvimento sensório-motor.
A aprendizagem a partir do contexto social do educando.

Durante a Idade Média, houve franca expansão do cristianismo na Europa, passando de religiões politeístas para uma monoteísta, apresentada como universal. Até esta época, a explicação divina/mitológica para os fenômenos era comum. Contudo, com o passar do tempo, essa configuração passa a mudar e a Ciência passa a ser utilizada para compreender os eventos observados pelos seres humanos.
Esse movimento de validação do movimento científico ganha ênfase em qual período da História?
Idade Contemporânea
Pré-História
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna

Identifique a inovação trazida pela Constituição de 1934 no âmbito educacional:
Qual é a inovação trazida pela Constituição de 1934?
Criação da disciplina Educação Moral e Cívica.
Criação do Sistema S.
Educação entendida como um direito de todos.
Implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Fim do direito de greve.

Qual o objetivo da instituição da disciplina Educação Moral e Cívica durante a Ditadura Militar?
Qual era o objetivo da disciplina Educação Moral e Cívica?
Defesa de uma educação laica, gratuita e obrigatória.
Divulgação do método Paulo Freire.
Reforma do Ensino Básico.
Estimular o pensamento crítico.
Difusão do civismo, nacionalismo e patriotismo entre os alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina