Logo Passei Direto
Buscar
Leia o excerto de texto a seguir: 'Os conceitos de corporeidade, corpo-sujeito e consciência corporal são abordados e trazem também contribuições para o entendimento do ser humano enquanto corpo situado num contexto histórico e para a compreensão de suas diversas maneiras de se movimentar e atuar no mundo em que vive'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza. O corpo humano: objeto de intervenções e sujeito da existência. In: Estudos de Psicologia. 2008, 13(2). p. 185.
Conforme os conteúdos do livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade alguns pensadores influenciaram a compreensão do conceito de movimento. Sendo assim, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contém a assertiva correta:
A Aristóteles defendia que o corpo era desconectado dos desejos da alma.
B Descartes formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.
C Descartes deixou à parte de seus estudos a questão do conceito de movimento humano.
D Descartes defendia que o conceito de movimento excluía a relação com as vontades da consciência.
E Platão formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a assertiva correta: A) Aristóteles defendia que o corpo era desconectado dos desejos da alma. - Esta afirmação não é correta, pois Aristóteles via o corpo e a alma como interligados. B) Descartes formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência. - Esta afirmação é verdadeira, já que Descartes acreditava que a consciência e a razão influenciam o movimento. C) Descartes deixou à parte de seus estudos a questão do conceito de movimento humano. - Esta afirmação é falsa, pois Descartes abordou o movimento em suas obras. D) Descartes defendia que o conceito de movimento excluía a relação com as vontades da consciência. - Esta afirmação é incorreta, pois Descartes considerava a relação entre movimento e vontade. E) Platão formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência. - Embora Platão tenha discutido o movimento, ele não é conhecido por essa formulação específica. Após a análise, a alternativa correta é: B) Descartes formulou o conceito de que o movimento humano está sujeito às vontades da consciência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a seguinte passagem: 'A resiliência não é um atributo que nasce com o sujeito, mas sim uma qualidade que nasce da relação da pessoa com o meio em que ela vive; e que pode fortalecê-la para superar as dificuldades e violências vividas. Desta forma, a resiliência pode ser trabalhada e estimulada por qualquer grupo social ou instituição escolar, comunidades, profissionais, famílias.' Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSIS, S. G. Encarando os desafios da vida: uma conversa com adolescentes. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, ENSP, /CLAVES, CNPq, 2005. p.7.
Após a leitura da passagem anterior e dos conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade sobre a resiliência na educação, analise as assertivas a seguir. Na sequência, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Trata da incapacidade de ajustar-se de maneira positiva a novas situações do cotidiano.
II. ( ) É a capacidade de ajustar-se constantemente e de maneira positiva ao mundo e à vida.
III. ( ) É resistir às pressões exclusivas do cotidiano escolar, sem correlação com o universo.
IV. ( ) É resistir às pressões do cotidiano escolar, mantendo foco nos objetivos principais do trabalho e da escola.
V. ( ) Trata da capacidade que pode ser consolidada com o desenvolvimento do autoconceito e da autoestima da pessoa.
A F - V - V - V - V
B V - F - V - V - F
C V - V - F - V - F
D F - V - F - V - V
E V - V - V - V - F

Leia o trecho do texto a seguir: 'A participação é um elemento político da ação e até garantia de execução e continuidade das ações. Vale reiterar que o projeto político-pedagógico não existe sem um forte protagonismo dos professores, pesquisadores e alunos, e sem que estes dele se apropriem'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político -pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar? In: CASTANHO, Sérgio e CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). O que há de novo na educação Superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: São Paulo, Papirus, 2000. p. 186.
Considerando o trecho do texto anterior e os conteúdos abordados no livro-base Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o motivo pelo qual a escola deve priorizar ludicidade em seu projeto político-pedagógico:
A A ludicidade promove o desenvolvimento de atividades repetidas e mecânicas.
B A ludicidade é um dos principais eixos norteadores da prática pedagógica.
C A ludicidade promove atividades descompromissadas com a aprendizagem dos alunos.
D O projeto-político pedagógico deve ser construído a partir das memórias brincantes dos pais dos discentes que frequentam a escola.
E As atividades educativas devem extinguir o lúdico do processo ensino e aprendizagem.

Mais conteúdos dessa disciplina