Logo Passei Direto
Buscar
Considerando a Resolução CFC n.º 750/93, e posteriores alterações, analise os itens abaixo e em seguida assinale a opção CORRETA.
Está correto o que se afirma em:
I. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão, mas não constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
II. De acordo com o princípio da entidade, o patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
III. Segundo o principio da oportunidade, a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
IV. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores de mercado, expressos em moeda nacional.
a) I, II e III.
b) II e III.
c) I e IV.
d) II, III e IV.
User badge image
Contabilizando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada um dos itens: I. A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão, mas não constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Falso, a observância dos Princípios de Contabilidade é fundamental e está diretamente relacionada à legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. II. De acordo com o princípio da entidade, o patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o princípio da entidade realmente estabelece que o patrimônio é da entidade e não se confunde com o patrimônio dos sócios ou proprietários. III. Segundo o princípio da oportunidade, a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o princípio da oportunidade realmente enfatiza a importância da tempestividade e integridade das informações contábeis. IV. O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores de mercado, expressos em moeda nacional. Falso, o Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser registrados pelo custo de aquisição, e não pelo valor de mercado. Com base nessa análise, os itens verdadeiros são II e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a NBC TG 03(R2) – Demonstração dos Fluxos de Caixa, assinale a opção que NÃO apresenta apenas exemplos de itens de Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento:
Assinale a opção que NÃO apresenta apenas exemplos de itens de Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento:
a) pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo e recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo.
b) adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira) e recebimentos de caixa pela liquidação de adiantamentos ou amortização de empréstimos concedidos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e empréstimos de instituição financeira).
c) pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento e recebimentos de caixa provenientes da venda de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint ventures (exceto aqueles recebimentos referentes aos títulos considerados como equivalentes de caixa e aqueles mantidos para negociação imediata ou futura).
d) recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou venda futura, ou os recebimentos forem classificados como atividades de financiamento e caixa recebido pela emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, outros títulos de dívida, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos.

Mais conteúdos dessa disciplina