Logo Passei Direto
Buscar

Fisiopatologia

Colégio Objetivo
Traumas abdominais são muito comuns durante plantões noturnos em hospitais, sendo os traumas por arma de fogo ou arma branca os mais complexos, por atingirem estruturas abdominais muito profundas e liberarem conteúdo intestinal na cavidade peritoneal.
Se um trauma atinge o quadrante superior esquerdo do abdome, as estruturas digestórias prováveis de serem atingidas são:
a ) duodeno, fundo do estômago e piloro.
b ) lobo esquerdo do fígado, colo ascendente e apêndice vermiforme.
c ) colo descendente, jejuno e flexura esquerda do colo.
d ) lobo direito do fígado, íleo e duodeno.
e ) flexura direita do colo, íleo e cabeça do pâncreas.
User badge image
Tópicos de Fisiopatologia

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta sobre quais estruturas digestórias podem ser atingidas em um trauma no quadrante superior esquerdo do abdome, vamos analisar cada alternativa: a) Duodeno, fundo do estômago e piloro - O fundo do estômago está localizado no quadrante superior esquerdo, mas o duodeno e o piloro estão mais à direita. b) Lobo esquerdo do fígado, colo ascendente e apêndice vermiforme - O lobo esquerdo do fígado está correto, mas o colo ascendente e o apêndice vermiforme estão localizados no quadrante inferior direito. c) Colo descendente, jejuno e flexura esquerda do colo - O colo descendente e a flexura esquerda do colo estão no quadrante superior esquerdo, e o jejuno também pode estar nessa região. d) Lobo direito do fígado, íleo e duodeno - O lobo direito do fígado está no quadrante superior direito, assim como o íleo e o duodeno, que não são estruturas do quadrante superior esquerdo. e) Flexura direita do colo, íleo e cabeça do pâncreas - A flexura direita do colo e o íleo estão no quadrante inferior direito, e a cabeça do pâncreas está no quadrante superior direito. Analisando as opções, a alternativa que melhor descreve as estruturas que podem ser atingidas em um trauma no quadrante superior esquerdo do abdome é: c) colo descendente, jejuno e flexura esquerda do colo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O atlas é a primeira vértebra cervical, sendo responsável por formar a articulação com o crânio. Para realizar essa função, possui forma semelhante à de um anel, não possui corpo vertebral e, em vez disso, tem massas laterais capazes de suportar o peso do crânio.
Essas características que tornam a vértebra diferenciada fazem com que o atlas seja classificado como:
a ) uma vértebra da região do pescoço.
b ) uma vértebra atípica.
c ) uma vértebra do crânio.
d ) uma vértebra típica.
e ) uma vértebra diferenciada.

Em uma aula de anatomia, o professor apresenta uma peça de cabeça, cujo corte passa exatamente entre os olhos, o nariz e a boca, cortando a cabeça em duas metades: direita e esquerda.
O corte descrito utiliza o plano:
a ) frontal.
b ) mediano.
c ) sagital.
d ) transversal.
e ) oblíquo.

A estrutura interna do coração é extremamente especializada. Podemos observar as aberturas das veias e artérias que chegam ou saem do coração, as válvulas das valvas que impedem o refluxo sanguíneo, além de muitas outras estruturas responsáveis pelo bom funcionamento cardíaco.
Observe a imagem a seguir e marque a alternativa que apresenta a nomenclatura das estruturas relacionadas ao fechamento das valvas atrioventriculares.
a ) Forame oval e fossa oval.
b ) Músculos pectíneos e trabéculas cárneas.
c ) Óstios das valvas atrioventriculares.
d ) Músculos papilares e cordas tendíneas.
e ) Septo interatrial e septo interventricular.

Mais conteúdos dessa disciplina