Logo Passei Direto
Buscar

Fisiopatologia

Colégio Objetivo
Durante uma cirurgia em um hospital-escola, o médico apresenta aos seus alunos o fígado (órgão localizado, em sua maior parte, do lado direito do corpo) e o baço (órgão localizado do lado esquerdo do corpo).
O termo de lateralidade que descreve a relação entre ambos os órgãos é:
a ) contralaterais.
b ) superiores.
c ) mediais.
d ) bilaterais.
e ) ipsilaterais.
User badge image
Tópicos de Fisiopatologia

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para entender a relação de lateralidade entre o fígado e o baço, precisamos analisar a posição de cada órgão no corpo humano. O fígado está localizado do lado direito, enquanto o baço está do lado esquerdo. Agora, vamos analisar as alternativas: a) contralaterais - Refere-se a estruturas que estão em lados opostos do corpo. Como o fígado está à direita e o baço à esquerda, essa opção é correta. b) superiores - Refere-se a estruturas que estão acima de outras. Não se aplica aqui, pois estamos falando de órgãos em lados opostos. c) mediais - Refere-se a estruturas que estão mais próximas da linha média do corpo. Não se aplica, pois os órgãos estão em lados opostos. d) bilaterais - Refere-se a estruturas que estão presentes em ambos os lados do corpo, mas não é o caso aqui. e) ipsilaterais - Refere-se a estruturas que estão no mesmo lado do corpo. Não se aplica, pois os órgãos estão em lados opostos. Portanto, a alternativa correta é: a) contralaterais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O atlas é a primeira vértebra cervical, sendo responsável por formar a articulação com o crânio. Para realizar essa função, possui forma semelhante à de um anel, não possui corpo vertebral e, em vez disso, tem massas laterais capazes de suportar o peso do crânio.
Essas características que tornam a vértebra diferenciada fazem com que o atlas seja classificado como:
a ) uma vértebra da região do pescoço.
b ) uma vértebra atípica.
c ) uma vértebra do crânio.
d ) uma vértebra típica.
e ) uma vértebra diferenciada.

Em uma aula de anatomia, o professor apresenta uma peça de cabeça, cujo corte passa exatamente entre os olhos, o nariz e a boca, cortando a cabeça em duas metades: direita e esquerda.
O corte descrito utiliza o plano:
a ) frontal.
b ) mediano.
c ) sagital.
d ) transversal.
e ) oblíquo.

A estrutura interna do coração é extremamente especializada. Podemos observar as aberturas das veias e artérias que chegam ou saem do coração, as válvulas das valvas que impedem o refluxo sanguíneo, além de muitas outras estruturas responsáveis pelo bom funcionamento cardíaco.
Observe a imagem a seguir e marque a alternativa que apresenta a nomenclatura das estruturas relacionadas ao fechamento das valvas atrioventriculares.
a ) Forame oval e fossa oval.
b ) Músculos pectíneos e trabéculas cárneas.
c ) Óstios das valvas atrioventriculares.
d ) Músculos papilares e cordas tendíneas.
e ) Septo interatrial e septo interventricular.

Mais conteúdos dessa disciplina