Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho a seguir: "O [que é] considerado atualmente pelo senso comum como violência nas escolas vai muito além de observáveis agressões físicas entre alunos, mas pode abordar questões que extrapolam as fronteiras escolares, tais como: diferenças de classe social nas escolas; padronização social da estética; formalização do comportamento; revolta à instituição escolar; casos de falta de entendimento da escola para com as necessidades dos alunos; intimidações e variadas formas de violência simbólica etc."
De acordo com o texto-base O bê-á-bá da intolerância e da discriminação Bernard Charlot amplia o conceito de violência escolar, classificando-a em três níveis. Sabendo disso, responda à seguinte questão: o conceito de violência escolar de Bernard Charlot apresenta quais níveis?
A Violência, incivilidades e violência simbólica ou institucional.
B Psicológica, estrutural e psicossocial.
C Indisciplina, castigos e expulsão.
D Endêmica, externa e extensiva.
E Social, cultural e econômica.
User badge image
DiversificandoEdu

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar a classificação proposta por Bernard Charlot sobre a violência escolar. Ele amplia o conceito de violência nas escolas, abordando diferentes níveis que vão além das agressões físicas. Analisando as alternativas: A) Violência, incivilidades e violência simbólica ou institucional - Esta opção parece abranger diferentes formas de violência, incluindo a simbólica, que é mencionada no trecho. B) Psicológica, estrutural e psicossocial - Embora essa classificação possa ser relevante, não é a que Charlot utiliza. C) Indisciplina, castigos e expulsão - Esta opção foca em aspectos disciplinares, mas não abrange a totalidade do conceito de violência escolar. D) Endêmica, externa e extensiva - Essa classificação não é reconhecida no contexto de Charlot. E) Social, cultural e econômica - Embora esses aspectos possam influenciar a violência escolar, não são os níveis que Charlot propõe. A alternativa que melhor representa os níveis de violência escolar segundo Bernard Charlot é: A) Violência, incivilidades e violência simbólica ou institucional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Portanto, é fato que a escola se encontra marcada por práticas cultural e historicamente arraigadas, bem como por teorias que deslocaram a responsabilidade da escola para o aluno, além de currículos e formação de professores insuficientes. Entre outras medidas estruturais, o estabelecimento de condições que revertam esse processo inclui, necessariamente, o reconhecimento e valorização de características específicas e singulares de regiões, etnias, escolas, professores e alunos.”
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, sobre a descolonização dos currículos, analise as afirmativas que se seguem.
I. A descolonização dos currículos escolares passa pela necessidade de formar professores reflexivos sobre as culturas negadas e silenciadas nos currículos.
II. A descolonização dos currículos escolares presencia uma grande dificuldade, pois as forças das culturas consideradas negadas têm diminuído cada vez mais, beirando o esquecimento.
III. A descolonização dos currículos escolares apresenta como desafios a serem vencidos: rigidez das grades curriculares, empobrecimento do caráter conteudista dos currículos e necessidade de diálogo entre escola, currículo e realidade social.
A Apenas a afirmativa III é correta.
B Apenas as afirmativas I e II são corretas.
C Apenas as afirmativas I e III são corretas.
D Apenas as afirmativas II e III são corretas.
E Apenas a afirmativa I é correta.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Defendemos aqui, que não há neutralidade na teoria curricular, e como tal, optamos pela abordagem de uma vertente crítica da teoria curricular como vital para quem concebe a Educação como uma das ferramentas possíveis de transformação social. Não se concebe aqui o currículo como o 'redentor' para uma educação que se pretende crítica, pelo contrário, a teoria curricular crítica não entrega receitas prontas, muito menos visa politizar alguém de cima para baixo".
De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos; analise as afirmativas que se seguem.
I. A teoria educacional e o campo do currículo são formados por duas vertentes: a interna e a externa.
II. A vertente externa do currículo se concentra na pluralidade epistemológica da ciência e nas relações específicas entre ciência e religião.
III. A vertente interna do currículo questiona a relevância epistemológica, sociológica, e política da diversidade interna de práticas científicas.
A Apenas as afirmativas II e III são corretas.
B Apenas as afirmativas I e III são corretas.
C Apenas as afirmativas I e II são corretas.
D Apenas a afirmativa I é correta.
E Apenas a afirmativa III é correta.

Leia o trecho abaixo: "No entanto, é indispensável que nos demos conta de que as preocupações e a vigilância em relação à sexualidade não se restringem às alunas, nem mesmo apenas aos alunos, mas a todas as pessoas (inclusive aos adultos) que convivem na escola".
De acordo com o texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, em relação à construção de identidades de gênero e identidades sexuais, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil sugere um discurso naturalizante e universal em torno da sexualidade.
II. ( ) A sexualidade tem sido compreendida pela família e instituições sociais de tal forma que levou a um menor controle e vigilância desse tema em âmbito escolar.
III.( ) A sexualidade, embora tenha como suporte um corpo biológico, deve ser vista como uma construção social.
A V – F – F
B V – V – F
C V – F – V
D F – V – F
E F – V – V

Leia o fragmento de texto a seguir: "Por isso, parece necessário questionar o alcance desses programas, a radicalidade (ou não) de suas proposições e, principalmente, investigar as práticas escolares que, vinculadas a eles, de fato se realizam. Dispomos de poucas informações sobre as formas como as escolas brasileiras conduzem suas aulas ou atividades ligadas à educação sexual".
A partir do pensamento acima, mas principalmente dos conteúdos do texto-base Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais: implicações para a educação infantil, sobre a questão da articulação entre os conceitos de gênero e a educação infantil, leia as sentenças a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A maior parte dos estudos produzidos no Brasil sobre a criança pequena remete a temas como: desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criança.
II. ( ) As estudiosas Marina Subirats, Valerie Walkerdine, Naima Browne e Pauline France realizaram profícuos trabalhos sobre o tema gênero na educação infantil fora do Brasil.
III.( ) A produção acadêmica brasileira sobre o tema gênero na educação infantil possui uma razoável produção, isto é, não carecendo de novas produções sobre o referido tema.
A V – V – V
B V – V – F
C F – V – F
D F – V – V
E V – F – V

Tendo em vista a abordagem sócio-histórica, estudada no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas abaixo a respeito de como o indivíduo surdo foi visto pela sociedade durante longo tempo:
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
I. Um indivíduo incapaz devido suas limitações causadas pela surdez.
II. Um indivíduo que não falava e por isso não podia aprender.
III. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o abstrato.
IV. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com o concreto.
a São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
B São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas.
C São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
D São corretas as afirmativas I e II, apenas.
E São corretas as afirmativas III e IV, apenas

Mais conteúdos dessa disciplina