Logo Passei Direto
Buscar
Dentre as soluções para proteção de transformadores contra sobretensões, está a chave de aterramento rápido. É tipicamente aplicada em subestações que não requerem um alto nível de continuidade, normalmente atendem áreas rurais ou pequenos vilarejos. A respeito da chave de aterramento rápido, analise as afirmativas a seguir.
Com base nas afirmativas, é correto o que se diz em:
I – Para esse sistema funcionar, é necessário o uso de um relé diferencial que monitora simultaneamente o primário e o secundário do transformador.
II – Se ocorrer um defeito trifásico, no lado do secundário do transformador, a corrente de curto-circuito irá automaticamente fazer atuar o disjuntor de retaguarda, no lado primário.
III – A chave de aterramento faz atuar um disjuntor de retaguarda, normalmente localizado longe do ponto de instalação da chave, assim todo o sistema adiante fica interrompido.
A Somente a III
B I e II
C II e III
D I e III
E Somente a I
User badge image
Progresso com Exercícios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – Para esse sistema funcionar, é necessário o uso de um relé diferencial que monitora simultaneamente o primário e o secundário do transformador. Verdadeiro, o relé diferencial é fundamental para detectar diferenças de corrente entre o primário e o secundário, ajudando na proteção do transformador. II – Se ocorrer um defeito trifásico, no lado do secundário do transformador, a corrente de curto-circuito irá automaticamente fazer atuar o disjuntor de retaguarda, no lado primário. Verdadeiro, em caso de um curto-circuito trifásico, a corrente elevada no secundário pode acionar o disjuntor no primário. III – A chave de aterramento faz atuar um disjuntor de retaguarda, normalmente localizado longe do ponto de instalação da chave, assim todo o sistema adiante fica interrompido. Falso, a chave de aterramento rápido é utilizada para proteger o transformador, mas não necessariamente faz atuar um disjuntor de retaguarda. O disjuntor de retaguarda é acionado por condições de sobrecarga ou curto-circuito, e não diretamente pela chave de aterramento. Com base nas análises, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em instalações abrigadas, alguns equipamentos são separados em cubículos com funções específicas de proteção e segurança. Em instalações ao tempo essas separações do espaço também podem ocorrer, por isso as buchas de passagem são amplamente utilizadas, especialmente para garantir a isolação no ponto de transição entre dois ambientes.
A respeito das buchas de passagem, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
A Uma bucha deve ser sempre instalada na posição horizontal, de modo que seja inserido em um furo passante, um condutor maciço de cobre ou alumínio.
B Devido às suas características construtivas, as buchas convencionais são imunes ao efeito corona, que é bastante presente nesse tipo de equipamento.
C A adição de camadas de material semicondutor, auxiliam na uniformização das linhas de força, reduzindo a ionização do ar no ponto de contato com a flange. Esse tipo de bucha é chamado de bucha capacitiva, pelo fato de formar lâminas carregadas em seu material e a sua capacidade de condensar essas cargas, conforme apresentado no item 3.1 da Aula 5, Tema 3.
D No ponto de conexão entre o condutor e a bucha, devido a alteração do material, as linhas de campo são agrupadas provocando a ionização do ar.
E Perdas de energia e o desgaste prematuro dos isoladores, são exemplos de consequência do uso de buchas de passagem.

Um sistema de subtransmissão é responsável por realizar o transporte da energia entre as subestações de subtransmissão e distribuição. Algumas indústrias de grande porte como estações de tratamento e bombeamento de água, são alimentadas diretamente com tensão de subtransmissão, entre 69 e 138 kV, ou mais raramente em 34,5 kV.
A respeito das topologias para a ligação de um sistema de subtransmissão, analise as afirmativas a seguir.
I – A topologia radial recebe esse nome por manter os circuitos interligados em torno de um raio, de modo que exista uma redundância para a alimentação das subestações de distribuição.
II – O sistema reticulado ou grid, é um sistema típico para regiões com alta densidade de cargas ou circuitos que não possam ser interrompidos. Por isso é ligado em circuitos independentes evitando possíveis falhas de circuitos adjacentes.
III – No sistema radial com recurso, se ocorre um defeito na subestação de distribuição, uma chave de transferência permite reconectar o sistema a outro circuito de subtransmissão.
A I e II
B II e III
C Somente a II
D Somente a III
E Todas estão corretas

Uma chave para uso externo deve ser adequada para instalação ao ar livre, capaz de suportar vento, chuva e demais intempéries. Pode ser utilizada em subestações de potência de pequeno, médio e grande porte, além das redes de distribuição rurais ou urbanas.
A respeito das chaves seccionadoras para uso externo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
A A chave seccionadora monopolar é bastante utilizada em linhas de transmissão, também para interligar subestações com tensão de 69 a 500 kV.
B Em uma chave seccionadora de haste vertical, quando acionada a lâmina condutora abre lateralmente formando um arco. Nessa chave a lâmina condutora é instalada a posição vertical e quando é acionada, abre lateralmente formando um arco. Esse tipo de seccionador pode ter uma haste articulada que permite instalações em pontos mais altos, conforme apresentado no item 3.2.2 da Aula 4, Tema 4.
C Uma chave seccionadora de abertura vertical é composta por três colunas de isoladores e uma lâmina instalada na posição vertical.
D Uma chave seccionadora de dupla abertura lateral possui dois contatos móveis que, ao se fecharem, se encontram de forma simultânea no centro do equipamento.
E Uma chave seccionadora de abertura singela caracteriza-se pelo movimento de apenas uma das suas colunas isolantes e opera com tensão de até 15 kV.

Mais conteúdos dessa disciplina