Logo Passei Direto
Buscar
O fungo amarelo da foto (lado esquerdo), ainda não descrito, foi retirado da planta Baccharis oblongifolia, assim como cerca de 60 outras espécies. Cultivado com o fungo Fusarium oxysporum (rosa, no lado direito), que costuma atacar vegetais, o habitante da planta funcionou como barreira e impediu que o outro, nocivo a ela, ocupasse toda a placa de Petri.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A produção de fungos sintéticos é uma alternativa de controle biológico que pode revolucionar a conservação de alimentos na indústria.
b) A opção de utilizar extratos dos próprios fungos que ocorrem nas plantas para controlar outros fungos considerados nocivos é denominada de esterilização.
c) Uma opção para o controle de fungos nocivos às plantas pode ser encontrada nas próprias plantas, com o isolamento de espécies capazes de inibir o crescimento de outras não desejadas.
d) O papel inibidor dos fungos auxilia no combate a bactérias decompositoras de vegetais, assim, é promissor o isolamento de novas bactérias das plantas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) A produção de fungos sintéticos é uma alternativa de controle biológico que pode revolucionar a conservação de alimentos na indústria. - Esta afirmação não se relaciona diretamente com o controle de fungos nocivos às plantas, mas sim com a conservação de alimentos. b) A opção de utilizar extratos dos próprios fungos que ocorrem nas plantas para controlar outros fungos considerados nocivos é denominada de esterilização. - A esterilização não é o termo correto para descrever o uso de extratos de fungos para controle de outros fungos. c) Uma opção para o controle de fungos nocivos às plantas pode ser encontrada nas próprias plantas, com o isolamento de espécies capazes de inibir o crescimento de outras não desejadas. - Esta alternativa está correta, pois menciona o isolamento de espécies de fungos que podem inibir o crescimento de fungos nocivos, o que é uma prática comum no controle biológico. d) O papel inibidor dos fungos auxilia no combate a bactérias decompositoras de vegetais, assim, é promissor o isolamento de novas bactérias das plantas. - Esta afirmação confunde o papel dos fungos e bactérias, não se relacionando diretamente com o controle de fungos nocivos. Portanto, a alternativa correta é: c) Uma opção para o controle de fungos nocivos às plantas pode ser encontrada nas próprias plantas, com o isolamento de espécies capazes de inibir o crescimento de outras não desejadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As bactérias são organismos versáteis do ponto de vista metabólico. Em situações adversas de temperatura, estresse hídrico, esgotamento de nutrientes ou alguma condição que não lhe é favorável são capazes de formar uma estrutura de resistência, onde permanecem em estado de latência até as condições se tornarem favoráveis, o que pode restabelecer seu crescimento. Com base no exposto e na imagem, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A estrutura formada nas condições descritas no texto é denominada de endósporo.
II- A figura apresenta uma bactéria formadora de endósporo, estrutura resistente ao calor e soluções ácidas e alcalinas.
III- A figura apresenta um acineto, estrutura de resistência das bactérias fotossintetizantes e responsável pela fixação do nitrogênio.
IV- A estrutura no interior da bactéria ilustrada é o plasmídio, cromossomo circular presente nos procariontes.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Os viroides são os menores sistemas genéticos capazes de se replicar no interior de uma célula e encontram-se confinados ao Reino Vegetal. Analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Os viroides são proteínas que causam doenças no homem e em outro animais como, por exemplo, a vaca louca.
II- Considerados os menores patógenos de plantas, os viroides são constituídos por um minúsculo RNA de fita dupla e de fita simples circular.
III- Os viroides não codificam proteínas e, diferentemente dos vírus, não possuem capa proteica (envoltório de proteína que envolve e protege o ácido nucleico viral).
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

As espécies bacterianas Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae são as principais causadoras da doença pneumonia. Segundo dados da UNICEF/OMS de 2006, esta doença mata mais crianças do que qualquer outra, e estima-se que seja responsável pela morte de cerca de 2 milhões de crianças a cada ano, em todo o mundo. Sobre a pneumonia e outras doenças causadas por bactérias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Muitas doenças conhecidas como "Infecções Associadas a Serviços de Saúde" (IASS), na qual se incluem as infecções hospitalares, são causadas por bactérias resistentes a múltiplos antibióticos.
( ) Crianças e idosos são mais susceptíveis às pneumonias e, portanto, apresentam elevado risco de mortalidade quando infectadas.
( ) A bactéria Mycoplasma pneumoniae provoca a pneumonia atípica primária.
( ) Além da pneumonia, lepra e caxumba são exemplos de doenças causadas por bactérias.
a) V - V - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - V - V - V.

O principal transmissor da bactéria Salmonella sp. é o ovo cru, ingrediente usado no preparo de maioneses de lanchonetes, padarias e restaurantes. Como esses ambientes são muito movimentados, se não houver uma fiscalização rigorosa por parte das autoridades e/ou dos proprietários, pode-se favorecer a ocorrência de surtos, facilitando a contaminação dos alimentos e, consequentemente, causando mortes.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: estabelecendo uma relação harmônica.
II- A associação harmônica de fungos com raízes de plantas é denominada de micorriza.
III- Fungos saprofíticos decompõem a matéria orgânica e prejudicam o funcionamento dos ecossistemas.
IV- Os líquens (fungos liquenizados) são exemplos de associação harmônica entre fungo e alga.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Para que ocorra a transmissão da informação genética, é necessário o processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia. Já que cada cadeia de DNA contém a mesma informação genética, qualquer uma delas pode servir como molde. Por isso, a duplicação do DNA é dita semiconservativa. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Replicação do DNA é o processo de autoduplicação do material genético, mantendo, assim, o padrão de herança ao longo das gerações.
( ) A molécula do DNA vai abrindo-se ao meio, por ação de uma enzima chamada quimotripsina. Essa enzima quebra as ligações de pontes de hidrogênio promovendo a ligação dos nucleotídeos.
( ) Cada fita do DNA é duplicada formando uma fita híbrida, isto é, a fita velha pareia com a fita nova formando um novo DNA; de uma molécula de DNA formam-se duas outras iguais a ela.
( ) Cada DNA recém formado possui uma das cadeias da molécula mãe, por isso o nome semiconservativa.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - V - F - V.

A informação genética de cada espécie de ser vivo está contida em seu DNA, e esta molécula é constituída por sequências de nucleotídeos.
Sabendo disso, qual o nome dado à alteração que ocorre na sequência de nucleotídeos do DNA?
A Mutação.
B Replicação.
C Tradução.
D Transcrição.

(ENADE, 2016) O Ministério da Saúde do Brasil tem investigado as possíveis associações entre os casos de microcefalia em recém-nascidos e o Zika vírus desde as primeiras notificações, em outubro de 2015. É comprovado que o Zika vírus atravessa a barreira placentária; o Zika vírus também já foi identificado em natimortos e recém-nascidos com microcefalia ou outras malformações do sistema nervoso central (SNC). Apesar das evidências disponíveis até o momento indicarem fortemente que o Zika vírus está relacionado à ocorrência de microcefalia, não há como afirmar que a presença deste vírus durante a gestação leva, inevitavelmente, ao desenvolvimento de microcefalia no feto.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
I- Trauma disruptivo, como o acidente vascular encefálico hemorrágico, pode causar microcefalia.
II- A microcefalia pode ser causada por doenças infecciosas como sífilis, toxoplasmose e rubéola.
III- O efeito teratogênico do álcool pode provocar microcefalia.
IV- Fetos de mulheres com diabetes materna mal controlada podem apresentar microcefalia.
V- A microcefalia pode ser provocada pela hipertensão arterial materna.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças IV e V estão corretas.
c) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, IV e V estão corretas.

(ENADE, 2014) Um processo infeccioso ocorre quando um microrganismo invade um hospedeiro, contorna suas barreiras de defesa e multiplica-se nos tecidos do organismo. Quando a infecção prejudica a homeostase do hospedeiro, lesando suas funções vitais, ocorre a doença.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A capacidade ou habilidade que um microrganismo tem de causar doença é denominada virulência, e o grau dessa capacidade é designado patogenicidade. A patogenicidade e a virulência são constituídas por um conjunto de fenômenos e características complexas que envolvem tanto propriedades do microrganismo como a habilidade do hospedeiro em resistir ao processo infeccioso.
II- Um microrganismo patogênico oportunista, também denominado patogênico primário, geralmente compõe a microbiota normal do hospedeiro e não costuma causar infecções em pessoas saudáveis; contudo, podem desenvolver-se naqueles indivíduos cujos fatores de resistência estão comprometidos, por exemplo, por outra doença, exaustão física ou subnutrição.
III- As propriedades e características dos microrganismos envolvidas na habilidade de causar doença e seus graus denominam-se fatores de virulência, dos quais são exemplos a capacidade de proliferativa, a produção de toxinas, a presença de cápsula, de pelos, de lipopolissacarídeos, de proteínas de membrana e de enzimas para penetração no tecido conjuntivo.
IV- A manipulação de microrganismos deve seguir requisitos de contenção e segurança conforme o nível de biossegurança, que representa o grau de proteção proporcionado ao pessoal do laboratório, ao ambiente e à comunidade.
A II e III, apenas.
B I, apenas.
C I, II, III e IV.
D III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina