Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Considere o extrato de texto: "'Não há distinção entre o que é útil e o que é bem. O bem nada mais é do que o nome abstrato que cobre uma multidão de exigências concretas para a ação, às quais os outros nos submetem e às quais somos obrigados a dar certa consideração se quisermos viver'".
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a educação moral relacionada à obra de Sócrates, assinale a alternativa correta:
A Para Sócrates virtude e bem não dialogam.
B Há 2500 já havia preocupação com a educação moral das crianças e dos jovens.
C Para Sócrates, o erro na escolha dos prazeres ocorre por excesso de conhecimento.
D O bem e o mal em Sócrates têm a ver com níveis de excessos.
E Segundo Sócrates, quem faz o mal são os sábios.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao pensamento de Sócrates e ao fragmento apresentado: A) Para Sócrates, virtude e bem não dialogam. - Esta afirmação é incorreta, pois Sócrates acreditava que a virtude está intimamente ligada ao bem. B) Há 2500 já havia preocupação com a educação moral das crianças e dos jovens. - Esta afirmação é verdadeira, pois a educação moral sempre foi uma preocupação na filosofia, especialmente em Sócrates. C) Para Sócrates, o erro na escolha dos prazeres ocorre por excesso de conhecimento. - Esta afirmação não é precisa, pois Sócrates acreditava que o erro ocorre pela falta de conhecimento, não por excesso. D) O bem e o mal em Sócrates têm a ver com níveis de excessos. - Esta afirmação não reflete corretamente o pensamento socrático, que não se baseia em excessos, mas na busca do conhecimento e da virtude. E) Segundo Sócrates, quem faz o mal são os sábios. - Esta afirmação é incorreta, pois Sócrates acreditava que ninguém faz o mal intencionalmente; o mal é resultado da ignorância. Após essa análise, a alternativa correta é: B) Há 2500 já havia preocupação com a educação moral das crianças e dos jovens.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere a informação a seguir: “Conforme elucida Lima Vaz, ethos (Hábito, Casa) é sinônimo do termo latino mores (moral). E significa “costumes”, “hábitos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 28.
Considerando estas informações e os conteúdos da Aula 1, Videoaula 2, Tema 2, da disciplina de Ética, estética e educação sobre a questão da moral, é correto afirmar que:
A Moral é o conjunto de regras e condutas admitidas em determinadas épocas, consideradas válidas.
B Moral é absoluta em todos os lugares e épocas.
C Todos os lugares do mundo possuem a mesma moral.
D Religião normalmente não traz nenhum elemento moral.
E A educação não tem a função de educar moralmente um ser humano.

Considere o extrato de texto: “Também não é possível indicar um momento preciso no qual os hábitos e costumes se tornaram moralidade. No entanto, é válido ressaltar que o autor jamais aceitou que, na moral, os fatos devem se adequar ou subordinar a um mundo ideal do dever, como pretende Kant”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOSER, A. NAUROSKI, E. LOPES,L. F., PETRARCA, R. Ética , estética e educação. Curitiba. PR. Ed. Intersaberes. 2019. P. 107.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a educação moral desenvolvida por Dewey, assinale a alternativa correta:
A A educação ética e moral da escola deve formar indivíduos que estejam aptos a votar e a atuar como serviçais da sociedade.
B A escola não é um treino para a vida é a própria vida. Não é possível separar os conhecimentos curriculares ou científicos nem a vida moral do dia a dia.
C Dewey acredita na possibilidade de uma educação moral por meio de uma aprendizagem passiva, isto é, do aprender ouvindo e recebendo.
D Para Dewey a educação deve ser ativa, mas uma educação moral é impossível.
E Vida e educação para Dewey não se relacionam.

Considere o extrato de texto: “E, no entanto, essa dupla acepção de 'estético' e de sua respectiva recusa, no caso de Platão, que não conhece investigação nem especificamente estética nem especificamente metafísica, se desdobra a partir de uma única fonte, a um só tempo estética e metafísica”.
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação aponte a alternativa que corresponde aos questionamentos que Platão fez sobre a arte:
A Platão via na arte uma ameaça, pois leva à corrupção do caráter e à destruição do intelecto.
B Platão via na arte somente coisas boas e não fazia questionamentos.
C Platão deixou de perceber na arte a força e o prazer que ela fornece.
D O filósofo grego, em sua imensa capacidade de percepção, via na arte apenas algo inebriante.
E Na cidade idealizada por Platão a arte seria livre e muito presente.

Aproximar educação e ética é um desafio que resulta do contexto da realidade do mundo atual. Os paradoxos que se apresentam refletem um mundo de infinitas possibilidades ao lado de um processo assustador de autodestruição. E é a escola que revela essa ambiguidade como um espaço e um instrumento de reflexão e de reprodução.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a concepção de educação relacionada à ética proposta por Dewey, assinale a alternativa correta:
A É imprescindível que os alunos sejam impedidos de viver sua vida moral pessoalmente, pois podem agir por imitação ou imposição.
B Para Dewey a educação ética indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais.
C O caráter não instrumental da arte é garantida pela doutrina que vê na arte um engajamento cognitivo ou moral.
D A arte, na verdade, deve ter um viés político ideológico, pois o seu objetivo enquanto arte é politizar e divulgar as ideologias.
E O artista pode ser alguém distante da realidade do seu povo, pois em vez de contemplar anseios de sua sociedade, deve investir em fabricar o belo em si mesmo.

Quanto à relação entre ética e educação, demonstramos como a ética se torna necessária, premente e urgente na educação diante do relativismo e do egocentrismo que caracterizam a sociedade contemporânea.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre a relação entre estética e educação na obra de Paulo Freire, assinale a alternativa correta:
A Ao falar dos saberes necessários à prática educativa, Paulo Freire afirmou que a formação ética pode ser realizada dispensando a estética.
B Segundo Paulo Freire, ensinar exige ética e estética, ou seja, decência e beleza articulados entre si.
C A relação entre estética e educação está limitada a consideração da arte como instrumento de formação moral.
D A estética e a educação estão atrelados devido à necessidade de engajamento politico.
E Ética e Estética, para Paulo freire, praticamente nem se relacionam.

Leia a seguinte informação: “O pensamento tomista é construído em bases racionais e empíricas, separando filosofia de teologia, apesar de subordinar a primeira à segunda. Assim, o papel da razão é demonstrar e ordenar os mistérios revelados pela fé”.
Levando em consideração as informações do dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação, assinale a alternativa que descreve corretamente as características da reflexão de Aquino sobre a relação entre razão e fé:
A Para Tomás de Aquino essa relação é emblemática, sem corresponder a uma real afinidade entre as duas.
B Razão e Fé são contrapostas e contraditórias em Tomás de Aquino, pois a fé se refere a algo que não se vê e por isso não tem como racionalizar.
C Para Tomás de Aquino, razão trata da racionalidade e fé trata de incertezas irracionais.
D A fé e a razão se relacionam bem em Tomás de Aquino, mas não dialogam. Cada uma tem sua função especifica nas suas atribuições humanas.
E Emprega a razão a serviço da fé cristã, criando um conjunto de argumentos, todos de cunho empírico, que se demonstram por via da experiência, e provam a existência de Deus.

Mais conteúdos dessa disciplina