Logo Passei Direto
Buscar
Conforme Camilo Junior (2019) a maioria dos grandes incêndios já ocorridos surgiram devido a problemas elétricos de várias formas, por isso é muito importante que todas as instalações sejam examinadas e bem dimensionadas quanto à carga que irão suportar.
Com relação aos riscos causados pela eletricidade, assinale a alternativa correta.
A) O perigo mais elevado que o aterramento pode efetuar são as faíscas que poderão provocar explosão de vapores que acabam causando um incêndio.
B) A eletricidade estática quando irregular apresenta uma resistência elevada, gerando calor suficiente para iniciar um incêndio.
C) O aterramento relaciona-se com a ligação intencional de partes de uma instalação elétrica a uma ligação de terra comum, e geralmente, o aterramento protege contra dois riscos: incêndio e choque elétrico.
D) A sobrecarga é a aglomeração de potencial elétrico de um corpo em relação ao outro e aparece em máquinas em movimentos.
E) Mesmo não sendo muito comuns incêndios causados por raios, as edificações com mais de três pavimentos são obrigadas a possuir proteção de um para-raios.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos riscos causados pela eletricidade: A) O perigo mais elevado que o aterramento pode efetuar são as faíscas que poderão provocar explosão de vapores que acabam causando um incêndio. - Esta afirmação não é correta, pois o aterramento é uma medida de segurança que visa prevenir exatamente esses riscos, não provocá-los. B) A eletricidade estática quando irregular apresenta uma resistência elevada, gerando calor suficiente para iniciar um incêndio. - Embora a eletricidade estática possa causar incêndios, a afirmação sobre resistência elevada não está bem formulada e não é a principal preocupação. C) O aterramento relaciona-se com a ligação intencional de partes de uma instalação elétrica a uma ligação de terra comum, e geralmente, o aterramento protege contra dois riscos: incêndio e choque elétrico. - Esta afirmação está correta, pois o aterramento realmente tem como função proteger contra esses dois riscos. D) A sobrecarga é a aglomeração de potencial elétrico de um corpo em relação ao outro e aparece em máquinas em movimentos. - A definição de sobrecarga não está correta, pois se refere mais ao excesso de corrente em um circuito. E) Mesmo não sendo muito comuns incêndios causados por raios, as edificações com mais de três pavimentos são obrigadas a possuir proteção de um para-raios. - Embora a afirmação sobre a obrigatoriedade de para-raios em edificações altas esteja correta, não se relaciona diretamente com os riscos elétricos em geral. Portanto, a alternativa correta é: C) O aterramento relaciona-se com a ligação intencional de partes de uma instalação elétrica a uma ligação de terra comum, e geralmente, o aterramento protege contra dois riscos: incêndio e choque elétrico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em todas as partes das edificações devem ser levadas em consideração a segurança contra incêndio, sendo adotadas medidas preventivas desde o projeto arquitetônico, e Buxton (2017) cita algumas precauções que devem ser tomadas. Dessa forma, fazem parte dessas precauções as seguintes assertivas:
Dessa forma, fazem parte dessas precauções as seguintes assertivas:
I. Acesso para os bombeiros na extensão e por meio da edificação.
II. Aprovisionamento adequado e correspondente de saídas de emergência.
III. Compartimentação e separação para limitar o alastramento das chamas.
IV. Proteção da estrutura evitando o colapso estrutural inesperado.
a. I, II e IV.
b. I e II.
c. I, II e II.
d. I e IV.
e. I, II, III e IV.

Seito et. al. (2008) afirma que as condições funcionais a serem seguidas por um edifício seguro estão relacionadas à sequência de estágios de um incêndio, e estes se desenvolvem de acordo com um fluxo.
Assinale a alternativa que traz corretamente a associação cronológica com a sequência de do fluxo dos estágios de um incêndio.
1) ( ) Evacuação do edifício.
2) ( ) Combate.
3) ( ) Propagação para outros edifícios.
4) ( ) Início do incêndio.
5) ( ) Propagação para outros ambientes.
6) ( ) Ruína parcial ou total do edifício.
7) ( ) Crescimento do incêndio no local de origem.
a. 2 – 3 – 1 – 7 – 4 – 6 – 5.
b. 5 – 3 – 6 – 1 – 4 – 7 – 2.
c. 6 - 3 – 2 – 1 – 5 – 7 – 4.
d. 1 – 3 – 5 – 7 – 2 – 6 – 4.
e. 2 – 7 – 4 – 1 – 3 – 5 – 6.

De acordo com Fernandes (2010) a central de Gás Liquefeito de Petróleo é a área devidamente demarcada que compreende os recipientes transportáveis ou estacionários, e acessórios indicados para o armazenamento de GLP para consumo da própria instalação, sendo obrigatórias em todas as edificações do tipo:
sendo obrigatórias em todas as edificações do tipo:
a. De risco leve com cinco ou mais pavimentos ou área igual ou superior a 3.500 m2.
b. Que utilizem gases combustíveis e possuam público permanente.
c. De risco moderado ou elevado que usem gases combustíveis.
d. De risco leve em áreas pequenas e com poucos pavimentos.
e. Nas edificações residenciais.

Segundo Seito et. al. (2008) a edificação que não possui um plano e programa estabelecido para sua manutenção está propensa à situação de sinistros. Xenos (2014) classifica as manutenções em corretiva, preventiva e preditiva, dessa forma, com relação às classificações da manutenção, assinale a alternativa que possui a definição correta de uma dessas classificações.
assinale a alternativa que possui a definição correta de uma dessas classificações.
a. A manutenção corretiva é aquela que se apresenta como mais cara, contudo, não tende a causar graves danos.
b. A manutenção preditiva envolve algumas tarefas sistemáticas como inspeções, as reformas e as trocas de peças.
c. A manutenção preventiva sempre é realizada depois que a falha aconteceu.
d. A manutenção preditiva permite otimizar a troca das peças ou reforma dos componentes e ampliar o intervalo de manutenção.
e. A manutenção corretiva possibilita antecipar quando a peça ou componente estarão próximos do seu limite de vida útil.

A implementação de programas preventivos é fundamental para termos ciência dos riscos e das ações essenciais para se evitar a ocorrência de um incêndio, explica Loser (2013). Com relação às medidas de manutenção, analise as assertivas abaixo:
Estão corretas apenas as assertivas:
I. Máquinas e equipamentos situados em ambientes de difícil acesso deverão possuir uma atenção especial, pois é comum serem relaxados os trabalhos de manutenção nesses ambientes.
II. Muitos incêndios acontecem por falta de planos de lubrificação preventiva, em rolamentos, mancais, assim como partes móveis mal lubrificadas e mal ajustadas.
III. Os equipamentos e as máquinas devem possuir manutenção e lubrificação periódicas, pois assim conseguirá evitar o aquecimento.
a. I, II e III.
b. I e II.
c. I e III.
d. II e III.
e. III.

Fazenda (2009) destaca a importância, para a prevenção de incêndios, de se analisar os espaços confinados, ou melhor, aqueles espaços fechados como tanques, caldeiras, contêiner, caixa subterrâneas, entre outros, desse modo, fazem parte das recomendações para esses espaços, exceto:
falam parte das recomendações para esses espaços, exceto:
a. Iluminação à prova de explosões de baixa voltagem.
b. Deve ser dirigida uma reunião entre executores antes da autorização formal.
c. A autorização formal, após concedida, terá como prazo de validade indeterminado.
d. Acompanhamento dos níveis de oxigênio e de explosividade para a efetivação das atividades.
e. Esses espaços devem ser inventariados e identificados.

Mais conteúdos dessa disciplina