Logo Passei Direto
Buscar
O empenho é o primeiro estágio da despesa e pode ser conceituado conforme prescreve o artigo 58 da Lei nº 4.320/64: "O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição".
Com relação ao empenho, julgue os seguintes itens em Verdadeiro ou Falso:
O empenho é, em geral, prévio a realização da despesa, mas, em situações de urgência, ele pode ser realizado posteriormente, mediante justificativa.
Durante o exercício, caso o empenho realizado se mostre insuficiente para atender a despesa, o gestor substitui o empenho existente por um novo, suficiente para cobrir a necessidade, mediante a anulação do anterior.
Somente após a apuração do direito adquirido pelo credor, tendo por base os documentos comprobatórios do respectivo crédito ou da completa habilitação da entidade beneficiada, a unidade gestora providenciará o imediato pagamento da despesa.
Quanto à possibilidade de anulação de empenhos, caso haja necessidade, esses deverão ser anulados no decorrer do exercício, parcial ou totalmente.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada um dos itens relacionados ao empenho: 1. O empenho é, em geral, prévio à realização da despesa, mas, em situações de urgência, ele pode ser realizado posteriormente, mediante justificativa. Verdadeiro. O empenho normalmente deve ser realizado antes da despesa, mas em casos de urgência, pode ser feito posteriormente. 2. Durante o exercício, caso o empenho realizado se mostre insuficiente para atender a despesa, o gestor substitui o empenho existente por um novo, suficiente para cobrir a necessidade, mediante a anulação do anterior. Falso. O correto é que o gestor deve realizar um novo empenho, mas não necessariamente substituir o anterior. O empenho anterior pode ser anulado, mas não é uma substituição direta. 3. Somente após a apuração do direito adquirido pelo credor, tendo por base os documentos comprobatórios do respectivo crédito ou da completa habilitação da entidade beneficiada, a unidade gestora providenciará o imediato pagamento da despesa. Verdadeiro. O pagamento deve ocorrer somente após a verificação do direito do credor e a apresentação dos documentos necessários. 4. Quanto à possibilidade de anulação de empenhos, caso haja necessidade, esses deverão ser anulados no decorrer do exercício, parcial ou totalmente. Verdadeiro. Os empenhos podem ser anulados, total ou parcialmente, durante o exercício financeiro, conforme a necessidade. Espero que isso ajude na sua compreensão sobre o tema! Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina