Logo Passei Direto
Buscar
Considere a seguinte citação: “Uma lista de classes de palavras, então, corresponde a uma lista de tipos possíveis de ideias. Dessa forma, o fato de encontrarmos dez classes de palavras numa GT [Gramática Tradicional] do português implica que reconhecemos dez tipos básicos de ideias constituindo nossos pensamentos. Da mesma maneira, os ‘papéis sintáticos’ exercidos pelas palavras de cada classe devem corresponder aos ‘papéis semânticos’ que as ideias exercem na composição dos pensamentos”.
Agora, de acordo com o livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as classes das palavras na concepção da gramática tradicional, assinale a alternativa correta:
A Em “Maria é bonita e inteligente”, são adjetivos: bonita e inteligente.
B Em “Daniel foi rapidamente ao hospital ontem”, rapidamente é um adjetivo.
C Em “Socorro! Fogo!”, temos um verbo “fogo”.
D Em “Vim, vi e venci!”, temos dois adjetivos, “vi” e “venci”.
E Em “ O aluno saiu mais cedo” temos um advérbio, “o”.
User badge image
GramáticaEmFoco

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Em “Maria é bonita e inteligente”, são adjetivos: bonita e inteligente. - Correto. "Bonita" e "inteligente" são, de fato, adjetivos que qualificam o sujeito "Maria". B) Em “Daniel foi rapidamente ao hospital ontem”, rapidamente é um adjetivo. - Incorreto. "Rapidamente" é um advérbio que modifica o verbo "foi". C) Em “Socorro! Fogo!”, temos um verbo “fogo”. - Incorreto. "Fogo" é um substantivo, não um verbo. D) Em “Vim, vi e venci!”, temos dois adjetivos, “vi” e “venci”. - Incorreto. "Vi" e "venci" são verbos, não adjetivos. E) Em “O aluno saiu mais cedo” temos um advérbio, “o”. - Incorreto. "O" é um artigo definido, não um advérbio. Após a análise, a alternativa correta é a) Em “Maria é bonita e inteligente”, são adjetivos: bonita e inteligente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia com atenção: O diretor enviou um e-mail para os professores. O objetivo era apresentar-lhes a proposta para o calendário acadêmico do próximo ano. Entretanto, nem todos os docentes receberam a mensagem, o que prejudicou o encaminhamento do planejamento da escola à Secretaria de Educação. Fonte: Texto criado para esta questão.
Tendo em vista a sentença grifada no texto acima, e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura sintagmática das proposições, analise as afirmacoes a seguir, colocando V para proposições verdadeiras, e F para as falsas: I. ( ) [O diretor] é um sintagma nominal que, na sentença, exerce a função de sujeito. II. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como objeto direto. III. ( ) [para os professores] é um sintagma nominal que, na sentença, é um objeto indireto. IV.( ) “enviou um e-mail para os professores” é o predicado. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) [O diretor] é um sintagma nominal que, na sentença, exerce a função de sujeito.
II. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como objeto direto.
III. ( ) [para os professores] é um sintagma nominal que, na sentença, é um objeto indireto.
IV.( ) “enviou um e-mail para os professores” é o predicado.
A V – V – V –V
B V – V – F – F
C V – F – V – F
D V – F – V – V
E V – V – F – V

Considere o seguinte fragmento de texto: Como se não fossem suficientes as dificuldades de uma recente transição do país de economia agrícola para economia urbana industrial e de serviços, há, ainda, heranças deixadas pelo longo período de escravidão no país, que influencia o racismo a que os negros ainda são submetidos. Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Segundo o livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre flexões morfológicas, pode-se afirmar que o excerto apresentado:
A Está de acordo com a norma culta da língua, visto que “suficientes” apresenta a flexão de plural, concordando em número com o substantivo “dificuldades”.
B Está de acordo com a norma culta da língua, visto que “deixadas” concorda em gênero e número com “heranças”.
C Não está de acordo com a norma culta da língua, pois o verbo “influencia” não apresenta flexão de número, violando, assim, a concordância verbal necessária.
D Não está de acordo com a norma culta da língua, uma vez que o verbo “haver” deveria apresentar a flexão de número, a fim de estabelecer a concordância com o termo “heranças deixadas”.
E Está de acordo com a norma culta da língua, já que o verbo “influencia” estabelece concordância de número com o termo “o racismo”.

Leia o fragmento de texto a seguir: “A escrita guarda tanto de realidade quanto de imaginação, experiência e fantasia. Expressando, por meio da matéria verbal, a diversidade do mundo de forma conhecida é ao mesmo tempo verossímil e diversa”.
A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos do livro-base, a respeito da construção do conhecimento e das relações sobre linguagem, assinale a alternativa correta:
A A linguagem verbal deve ser concebida como construção histórica.
B Nossa constituição como sujeitos não está relacionada com o processo histórico de construção da linguagem.
C Deve-se seguir e ensinar um modelo único de linguagem.
D Apenas aprendemos a linguagem, em nenhum momento há reconstrução do saber linguístico.
E Não há nenhuma interlocução das práticas sociais no aprendizado e construção da linguagem.

Leia o texto a seguir: A análise morfológica das palavras preconiza a classificação isolada das palavras em diferentes classes gramaticais. Já a análise sintática das palavras preconiza a classificação da função que as palavras desempenham inseridas numa oração.
Tendo em vista a citação dada e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e a semântica da língua portuguesa, a expressão sublinhada na frase abaixo pode ser classificada, respectivamente, como: Aqueles seus livros marrons desapareceram.
A Verbo
B Artigo
C Adjetivo
D Substantivo
E Numeral

As orações geralmente apresentam dois elementos dois elementos essenciais: um que informa de quem ou do que se fala, e outro que apresenta informações sobre o ser de que se fala. O primeiro é chamado de sujeito e o segundo é chamado de predicado. O predicado é o termo da oração que geralmente apresenta um verbo (...) Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEREJA E MAGALHÃES, William Roberto e Thereza Cochar. Gramática: texto, reflexão e uso. Vol. Único, Atual Editora, São Paulo, 2008.
De acordo com os estudos e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e a semântica da língua portuguesa, assinale a única alternativa correta:
A O predicado pode ser de três tipos: verbal, nominal e verbo-nominal.
B Temos dois tipos de predicados: verbal e nominal.
C Socorro!!!
D Quanta bagunça...
E Como assim?

Leia o texto a seguir: Conforme definição do Dicionário Aurélio, gramática é o estudo ou tratado dos fatos da linguagem, falada e escrita, e das leis naturais que a regulam. Além de apresentar regras, a gramática também exerce a função de analisar as estruturas que o falante de uma língua tem programado em sua memória e que lhe permitem usar sua língua. Além disso, a gramática também tem por função descrever o sistema de um idioma.
Tendo em vista a citação dada e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e a semântica da língua portuguesa, em relação aos elementos anafóricos, assinale a palavra que completa a lacuna:
A Verbos
B Adjetivos
C Pronomes
D Artigos
E Numeral

Considere o texto a seguir: “[...] a principal expectativa adicional era a de que pelo menos os verbos transitivos favorecessem mais concordância verbal, pelo fato de eles privilegiarem a ordem sujeito verbo (SV) no português brasileiro (Berlinck 1989: 102). O controle da presença ou ausência de complemento do verbo se faz necessário, a fim de buscar uma eventual semelhança de comportamento entre verbos transitivos sem complementos fisicamente expressos e verbos intransitivos, que se caracterizam exatamente por não terem complemento (ou argumento interno).”
Com base no texto lido e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa, pode-se afirmar que o verbo intransitivo é aquele que não precisa de complemento. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um verbo intransitivo:
A Luis viajou logo cedo.
B Joana ouviu a história mas não acreditou nela.
C Lucas detestou o jogo.
D Maria casou-se com Arnaldo.
E João comeu pão e bolo.

Mais conteúdos dessa disciplina