Logo Passei Direto
Buscar
Com base no material de apoio, Idalberto Chiavenato, em seu livro "Empreendedorismo - Dando asas ao espírito empreendedor", traz algumas características do espírito empreendedor.
Marque a alternativa que contenha uma afirmativa verdadeira, conforme o que menciona o autor supracitado. O empreendedor:
A. Costumar ver dificuldades onde os demais veem somente resoluções ou oportunidades.
B. É um hábil catalisador de conhecimento, capaz de desunir pessoas que possam ajudá-lo a chegar aonde quer chegar.
C. Demora encontrar oportunidades, pois está sempre atento somente ao seu negócio.
D. É uma pessoa negativa.
E. É extremamente perseverante e resiliente, ao mesmo tempo em que é flexível para rapidamente corrigir a rota de trabalho quando percebe algum erro ou desvio ou alguma mudança no entorno.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a afirmativa verdadeira sobre o espírito empreendedor, conforme mencionado por Idalberto Chiavenato: A. Costumar ver dificuldades onde os demais veem somente resoluções ou oportunidades. - Esta afirmativa não é verdadeira, pois o empreendedor tende a ver oportunidades onde outros veem dificuldades. B. É um hábil catalisador de conhecimento, capaz de desunir pessoas que possam ajudá-lo a chegar aonde quer chegar. - Esta afirmativa é contraditória, pois um empreendedor deve unir pessoas e não desuni-las. C. Demora encontrar oportunidades, pois está sempre atento somente ao seu negócio. - Esta afirmativa não é verdadeira, pois o empreendedor está sempre em busca de oportunidades, não se limitando apenas ao seu negócio. D. É uma pessoa negativa. - Esta afirmativa é falsa, pois o espírito empreendedor é geralmente positivo e busca soluções. E. É extremamente perseverante e resiliente, ao mesmo tempo em que é flexível para rapidamente corrigir a rota de trabalho quando percebe algum erro ou desvio ou alguma mudança no entorno. - Esta afirmativa é verdadeira e reflete bem as características de um empreendedor. Portanto, a alternativa correta é: E. É extremamente perseverante e resiliente, ao mesmo tempo em que é flexível para rapidamente corrigir a rota de trabalho quando percebe algum erro ou desvio ou alguma mudança no entorno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com o texto, o termo empreendedor (derivado da palavra francesa entrepreneur) foi usado pela primeira vez em 1725 pelo economista francês Richard Cantillon (1680-1734) para salientar que o entrepreneur é um indivíduo que assume riscos. Em 1814, o economista francês Jean-Baptiste Say (1767-1832) usou a palavra para identificar o indivíduo que transfere recursos econômicos de um setor de produtividade baixa para um setor de produtividade mais elevado. Em 1921, o norte-americano Frank Knight afirmou que 'o que distingue o empreendedor é a capacidade de lidar com a incerteza'. E Knight classificou três tipos de incerteza: Faça uma relação entre as colunas e marque a alternativa correta.
I___ Risco
II___ Ambiguidade
III___ Incerteza
( ) Quando é impossível de estimar ou predizer estatisticamente, como a probabilidade de sortear uma bola vermelha em uma jarra cujo número de bolas vermelhas é desconhecido, bem como o número de outras bolas coloridas.
( ) Quando é difícil de medir estatisticamente, como a probabilidade de sortear uma bola vermelha em uma jarra contendo cinco bolas vermelhas com um número desconhecido de bolas brancas.
( ) Que pode ser estatisticamente mensurável, como a probabilidade de sortear uma bola vermelha em uma jarra contendo cinco bolas vermelhas e cinco bolas brancas.
A. II, I e III
B. II, III e I
C. III, II e I
D. I, II e III
E. III, I e II

Considerando o material de apoio, o sucesso do negócio depende da maneira como se trata essa diversidade de atores nele envolvidos direta ou indiretamente, interna ou externamente. Não basta pensar apenas no dono ou no cliente ou consumidor. São peças importantíssimas, mas não exclusivas desse complicado jogo que é o negócio. Todos os públicos estratégicos que se relacionam com a empresa, fazem investimentos no empreendimento (fornecem, compram, vendem, administram, trabalham) e esperam retornos significativos de seus investimentos.
Diante do enunciado, estamos falando de:
A. Agências Reguladoras
B. Stakeholders
C. Sindicatos
D. Vendedores
E. Consumidores

O retorno financeiro de uma empresa é o lucro. O lucro é sempre uma possibilidade de retorno do investimento feito ou de ganho. Aumentar o lucro e diminuir os custos são as duas grandes preocupações do empreendedor.
Marque a alternativa que contenha uma forma de aumentar o lucro.
A. Reduzindo a receita.
B. Aumentando o volume de receitas e reduzindo custos.
C. Tornando-se insolvente.
D. Aumentando a despesa.
E. Reduzindo as vendas de forma estratégica.

Marque a alternativa que contenha somente custos fixos da empresa.
A. Honorários do contador e comissões sobre vendas.
B. Material de escritório e de limpeza e matéria-prima.
C. Comissões sobre vendas e encargos sociais.
D. Encargos sociais e salário do pessoal administrativo.
E. Salário do pessoal administrativo e comissões sobre vendas.

Toda empresa existe para atender a uma específica necessidade ou aspiração do cliente. Sem clientela, qualquer empresa deixa de existir. Assim, o cliente - consumidor ou usuário - é quem determina o sucesso de todo negócio, na medida em que compra ou adquire o produto, ou serviço que lhe é oferecido.
Para Chiavenato as três primeiras perguntas que se faz para quem pretende iniciar um novo negócio são:
A. Quem é seu cliente? O que é de valor para seu cliente? Quanto você tem?
B. Onde será sua empresa? Terá redes sociais? Como você entregará o produto?
C. Quem é o seu cliente? O que é de valor para ele? Qual a sua proposta de valor para o cliente?
D. Qual a sua proposta de valor para o cliente? Quem é o seu cliente? Quanto você quer ganhar?
E. Quanto você tem? Quanto você quer ganhar? Quem é seu cliente?

Mais conteúdos dessa disciplina