Logo Passei Direto
Buscar
Além das doenças benignas e malignas da mama, há, também, algumas alterações de desenvolvimento, que podem ser visualizadas desde o nascimento, e outras, que acontecem durante a puberdade, o que não caracteriza uma patologia. As mamas podem apresentar uma gama de anomalias de desenvolvimento. Essas variações são alterações individuais, e que não representam uma doença.
De acordo com esse assunto, que corresponde a anomalias de desenvolvimento da mama, assinale a alternativa CORRETA:
A Adenose, sarcoma, fibroadenoma, hipoplasia, politelia, amastia.
B Sarcomas, doença de Paget, politelia, assimetria da mama, fibroadenoma.
C Hipoplasia, agenesia do músculo peitoral, parênquima mamário ectópico, amastia, politelia, assimetria da mama.
D Fibroadenoma, agenesia do músculo peitoral, parênquima mamário ectópico.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar a alternativa correta sobre anomalias de desenvolvimento da mama, vamos analisar cada uma das opções: A) Adenose, sarcoma, fibroadenoma, hipoplasia, politelia, amastia. - Adenose e fibroadenoma são condições benignas, mas sarcoma é uma neoplasia maligna, o que não se encaixa no contexto de anomalias de desenvolvimento. B) Sarcomas, doença de Paget, politelia, assimetria da mama, fibroadenoma. - Novamente, sarcomas e doença de Paget são condições malignas, não se encaixando nas anomalias de desenvolvimento. C) Hipoplasia, agenesia do músculo peitoral, parênquima mamário ectópico, amastia, politelia, assimetria da mama. - Todas essas condições são anomalias de desenvolvimento da mama e não representam doenças malignas ou benignas. D) Fibroadenoma, agenesia do músculo peitoral, parênquima mamário ectópico. - Fibroadenoma é uma condição benigna, mas as outras duas são anomalias de desenvolvimento. A alternativa que apresenta apenas anomalias de desenvolvimento da mama, sem incluir doenças malignas ou benignas, é a opção C: Hipoplasia, agenesia do músculo peitoral, parênquima mamário ectópico, amastia, politelia, assimetria da mama.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mama é dividida em quadrantes e essa divisão facilita o posicionamento e a localização de lesões. Podemos utilizar dois métodos para a localização de lesões na mama. O método mais utilizado é o sistema de quadrantes e, o outro, utiliza o mostrador de relógio como base de localização.
Com relação aos quadrantes e regiões da mama, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- QSE. II- QSI. III- QIE. IV- QII. ( ) Quadrante Superior Interno. ( ) Quadrante Inferior Externo. ( ) Quadrante Inferior Interno. ( ) Quadrante Superior Externo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - III - IV - I.
B IV - I - III - II.
C II - I - IV - III.
D I - II - IV - III.

Ao receber a paciente, a tecnóloga em radiologia deve se apresentar com gentileza e simpatia, iniciando a anamnese. Geralmente, já existe uma anamnese padrão dos serviços de mamografias, mas algumas perguntas são essenciais.
Com relação aos tipos de mamografia, analise as sentenças a seguir: I- Rastreamento: é a mamografia de rotina realizada em mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama. II- Avaliação antes do início da terapia hormonal: também é uma mamografia de rastreamento, específica para a paciente que deve iniciar terapia de reposição hormonal. III- Pré-operatório de mamoplastia ou implantes mamários: não é uma mamografia de rastreamento, necessitando de um exame específico para a paciente que deve fazer cirurgia plástica (redução ou aumento). IV- Controle radiológico: é um tipo de mamografia diagnóstica, realizada na paciente que já tem uma lesão detectada em mamografia anterior (controle de seis meses ou de um ano). Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Existem as regiões da mama denominadas de retroareolar, central e prolongamento axilar. De acordo com o INCA (2019), por definição, a região retroareolar está abaixo do complexo areolopapilar, com extensão entre dois e três centímetros. A continuação da região retroareolar, na profundidade da mama, chama-se de região central. Ambas são bem identificadas na visão lateral da mama. O prolongamento axilar representa uma região entre o fim da mama e a axila.
Com relação às regiões da mama, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A mama é dividida em quadrantes e essa divisão facilita o posicionamento e a localização de lesões. PORQUE II- O método mais utilizado é o sistema de quadrantes eo outroutiliza o mostrador de relógio como base de localização. Assinale a alternativa CORRETA:
A Ambas as asserções são falsas.
B A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
C Ambas as asserções são verdadeiras, e possuem relação entre si.
D A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.

Na porção central da mama, encontramos o mamilo ou a papila, que apresenta uma forma cilíndrica e contém de 15 a 20 aberturas correspondentes a ductos lactíferos de glândulas secretoras presentes no interior da mama. O corpo da papila é formado por fibras de músculo liso, organizadas de forma circular e longitudinal. Quando elas se contraem, provocam a ereção da papila, causando o esvaziamento dos duetos galactóforos.
Com relação à anatomia da mama, assinale a alternativa INCORRETA:
A A pigmentação da aréola e da papila está relacionada com o nível de testostera.
B A aréola se torna mais escura durante a gestação, servindo de guia visual para o recém-nascido.
C Durante o período de lactação, passam a se chamar de tubérculos de Montgomery e atuam, aumentando a lubrificação e facilitando a sucção do leite.
D Em volta do mamilo, fica a aréola, que corresponde a uma área circular de pigmentação escura e apresenta de 10 a 15 pequenos nódulos subcutâneos, chamados de tubérculos de Morgagni.

Patologias podem acometer a mama de várias formas, algumas vezes, com lesões benignas e malignas. Além das doenças, há, também, algumas alterações de desenvolvimento da mama que podem ser visualizadas desde o nascimento, e outras que acontecem durante a puberdade.
Com relação às patologias que acometem essa região, assinale a alternativa INCORRETA:
A Agenesia da musculatura peitoral (síndrome de Poland): É a existência acumudado da musculatura peitoral.
B Hipoplasia: nesse caso, a mama é menor e mais leve, pela redução da atividade formadora dos órgãos e dos tecidos.
C As mamas podem apresentar uma gama de anomalias de desenvolvimento.
D Essas variações são alterações individuais e que não representam, necessariamente, uma doença.

Mais conteúdos dessa disciplina