Logo Passei Direto
Buscar
Na linguagem, uma maçã, temos a seguinte forma: o Significante, ou seja, o som da palavra, que é a união de fonemas que vai formar o vocábulo “maçã”; e o Significado, que é a ideia de temos de determinada fruta específica; além ainda do Referencial, que é a fruta real existente. Esta é uma definição de uma noção na Linguística.
Assinale a alternativa correta:
Código.
Arbitrariedade.
Mutabilidade.
Língua e linguagem.
Signo.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A alternativa correta para a definição apresentada é "Signo". Na Linguística, o signo é composto pelo significante (o som da palavra) e pelo significado (a ideia associada à palavra). Portanto, a resposta é "Signo".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre o poema de Oswald de Andrade, um dos principais representantes da primeira geração do modernismo brasileiro, é correto afirmar:
a. Oswald, como os demais modernistas da primeira fase, defendia o uso da coloquialidade nos textos escritos como maneira de alcançar uma linguagem genuinamente brasileira, linguagem que levasse em consideração os diferentes registros da língua portuguesa.
b. O poema de Oswald tece uma crítica sobre o emprego da coloquialidade nos textos da literatura brasileira. De acordo com o poema, essa coloquialidade subverte a norma culta da língua, único registro capaz de representar adequadamente a linguagem poética.
c. Aqueles que subvertem a norma culta ao falar “mio”, em vez de milho, “mió” em vez de melhor, “pió” em vez de pior, “teiado” em vez de telhado estão prejudicando o entendimento da mensagem, anulando a comunicação, sua principal finalidade.
d. Oswald, como os demais modernistas da primeira fase, dava preferência ao uso da linguagem mais cuidada, na variedade culta e padrão, com o objetivo de aplicar regras gramaticais, lexicais, ortográficas da língua brasileira, e a maior precisão vocabular possível.
e. O título “Vício da fala” remete à falha dos brasileiros ao reproduzir erradamente fonemas complexos. Essa simplificação das palavras é prejudicial para o idioma, já que pode vulgarizar a língua portuguesa.

Para a interpretação do conjunto de informações do folheto de divulgação abaixo, que utiliza tecnologias diversificadas ao explorar texto visual e verbal, é necessário considerar que:
a. o interlocutor que não domine o código linguístico não recebe informações suficientes para compreender as informações visuais.
b. o uso de dois códigos ilustra uma representação fiel de mundo que constitui o significado dos signos verbais e visuais.
c. a coerência do texto se constrói na integração das informações constituídas em linguagem verbal e em linguagem visual.
d. a comunicação plena nesse gênero textual depende da estruturação prévia de significados não ambíguos em diferentes códigos.
e. o uso adequado de signos verbais e visuais permite que se elimine um dos códigos porque as informações são fornecidas pelo outro.

Mais conteúdos dessa disciplina