Logo Passei Direto
Buscar
Após a leitura dos conteúdos sobre adaptações fisiológicas ao exercício. Vamos refletir, o corpo humano é uma máquina potente, balizada em uma complexa interação entre sistemas, que lhes permitem manter o equilíbrio, por meio de quais mecanismos?
Marque a alternativa correta:
a. Estático e Morfológico
b. Livre e Funcional
c. Funcional e Morfológico.
d. Dinâmico e Funcional
e. Cinético e Dinâmico
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta sobre os mecanismos que permitem ao corpo humano manter o equilíbrio, precisamos considerar as adaptações fisiológicas ao exercício e como os sistemas do corpo interagem. Analisando as alternativas: a) Estático e Morfológico - O termo "estático" não é comumente usado para descrever mecanismos de equilíbrio em fisiologia. b) Livre e Funcional - "Livre" não é um termo técnico adequado nesse contexto. c) Funcional e Morfológico - "Funcional" se refere a como os sistemas trabalham, e "morfológico" se refere à estrutura, mas não é a combinação mais precisa para o equilíbrio. d) Dinâmico e Funcional - "Dinâmico" se refere a mudanças e adaptações em resposta a estímulos, e "funcional" se refere ao funcionamento dos sistemas, o que se alinha bem com a ideia de equilíbrio. e) Cinético e Dinâmico - "Cinético" se refere ao movimento, mas não é o termo mais adequado para descrever o equilíbrio em um contexto fisiológico. A alternativa que melhor representa os mecanismos que permitem ao corpo humano manter o equilíbrio, considerando a interação entre sistemas e a adaptação ao exercício, é: d) Dinâmico e Funcional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No início de qualquer tipo de treinamento, considerando que todas as atividades são iniciadas anaerobiamente, (já que leva-se um certo tempo para produzir ATP aerobicamente), o organismo ao perceber a necessidade de resintetizar ATP, recorre ao método mais simples e, consequentemente, mais rápido de produzi-lo, que é através do sistema ATP–CP ou Sistema Fosfogênio Alático. No entanto, a importância desse sistema é apreciada principalmente em um tipo de treinamento.
Nesse sentido, em relação a esse tipo de treinamento, suas características e exemplos práticos, assinale a alternativa correta:
a. nos treinamentos intermitentes, cuja atividade se caracteriza pelo esforço de intensidade baixa de força e velocidade com uma duração inferior a 30s, como uma corrida de 200m, um salto em altura, um Sprint no futebol, ou seja, treinamentos ou situações que necessitem de um suprimento de ATP.
b. Nos treinamentos de potência, cuja atividade se caracteriza pelo esforço de intensidade máxima de força e velocidade moderada com uma duração superior a 30 minutos, como uma maratona, uma prova de triatlo, um jogo de futebol ou uma partida no voleibol, ou seja, em treinamentos ou situações que necessitem de um suprimento moderado e constante de ATP.
c. A importância desse sistema é apreciada principalmente nos treinamentos de potência, cuja atividade se caracteriza pelo esforço de intensidade máxima de força e velocidade com uma duração inferior a 30s, como uma corrida de 50m, um salto em altura, um sprints rápido no futebol ou uma cortada no vôlei, um arremesso no basquete, ou seja, treinamentos ou situações que necessitem de um suprimento rápido de ATP.
d. Nos treinamentos de resistência (meia maratona), cuja atividade se caracteriza pelo esforço de intensidade moderada de força e velocidade, como uma prova de triatlon, 200 metros na natação, ou seja, treinamentos ou situações que necessitem de um suprimento moderado de ATP.
e. Nos treinamentos de potência, cuja atividade se caracteriza pelo esforço de intensidade máxima de força e velocidade com uma duração inferior a 1 hora, como uma corrida de 50m, um salto em altura, um Sprint rápido no futebol ou uma cortada no vôlei, um arremesso no basquete, ou seja, treinamentos ou situações que necessitem de um suprimento rápido de ATP.

Para o melhor entendimento desta PA (pressão arterial) durante o esforço, deve-se entender como calcular a Frequência Cardíaca Máxima (FCM), este conhecimento é fundamental para que possamos saber as limitações do organismo antes, durante e depois, assim como durante.
Assim, a fórmula se caracteriza, (bpm) como:
a. Multiplique sua idade de 220.
b. subtraia sua idade de 220.
c. Adicione sua idade de 200.
d. subtraia sua idade de 200.
e. Adicione sua idade de 220.

Nós seres humanos para realizar qualquer tipo de exercício, necessitamos de energia, a qual precisa ser transformada e utilizada pelo organismo para que a atividade ocorra. Nesse sentido, faz-se importante referir, que todas as células são dotadas de mecanismos biológicos (sistemas energéticos) capazes de transformar a energia contida nos alimentos (energia química) em uma forma de energia biologicamente útil.
Neste contexto, em relação à Bioenergética, analise os itens a seguir:
I - A Bioenergética constitui um dos principais blocos temáticos da Fisiologia do Exercício, sendo voltada ao estudo dos vários processos químicos que tornam possível a vida celular do ponto de vista energético.
II - Busca explicar os principais processos químicos celulares e suas implicações fisiológicas, principalmente em relação aos processos que se relacionam a homeostasia.
III- Refere-se à compreensão sobre o que significa “energia” e a forma como o organismo a pode adquirir, converter, armazenar e utilizar, constituindo-se assim a chave para compreender o funcionamento orgânico tanto nos desportos de rendimento, como nas atividades de recreação e lazer.
IV- O estudo da Bioenergética permitirá compreendemos como a capacidade para realizar trabalho (exercício) está independente da conversão sucessiva, de um tipo de energia para outra formas biologicamente úteis.
a. I, II e III;
b. I e II apenas;
c. II e III apenas;
d. I e IV apenas;
e. II, III e V.

No que diz respeito a fadiga muscular, faz-se imprescindível que você a compreenda, pois durante a sua vida profissional, algumas situações deverão ser identificadas para que seu planejamento e sua atuação sejam seguros e eficazes.
Nesse sentido, em relação a Fadiga Muscular, analise os itens a seguir: I – Este evento acontece a partir de uma forte e prolongada contração do músculo, na qual ocorre uma rápida depleção (utilização) de glicogênio e consequentemente, uma diminuição da capacidade contrátil e metabólica do músculo de produzir o mesmo trabalho. II – Após uma atividade muscular prolongada, a transmissão de sinal na junção neuromuscular também pode ficar diminuída, fato que não interfere na contração muscular. III - Para um músculo em contração, a interrupção do fluxo sanguíneo não tem a capacidade de promover a fadiga muscular. IV - A transmissão de sinal na junção neuromuscular também pode ficar diminuída, fato que interfere na contração muscular. É correto apenas o que se afirma em:
a. I e II apenas;
b. I, III e IV apenas;
c. I, II e III apenas;
d. I e IV apenas;
e. II e III apenas;

Os movimentos voluntários do ser humano são realizados por contrações dos músculos estriados esqueléticos, que são inteiramente dependentes de comandos provenientes dos neurônios. Os neurônios, bem como as fibras musculares, são células descritas como excitáveis, ou seja, possuem a capacidade de produzir potenciais elétricos em resposta a estímulos.
A partir desse contexto, em relação a Junção Neuromuscular, analise os itens a seguir:
I - Também conceituada como “placa motora”, a junção neuromuscular é o local de união entre as fibras musculares, ou seja, filamentos de actina e miosina.
II - A junção neuromuscular (JNM) é uma sinapse química, que transmite os impulsos elétricos das terminações nervosas para o músculo, através de um neurotransmissor.
III – O neurotransmissor que transmite os impulsos elétricos das terminações nervosas para o músculo é a acetilcolina.
IV- A Junção Neuromuscular não apresenta regiões distintas, já que trata-se de uma comunicação sináptica.
a. II, III e V.
b. I e II apenas;
c. I e IV apenas;
d. I, II e III;
e. II e III apenas;

Analise as afirmativas a seguir:
I - “É a manutenção do equilíbrio do meio interno”
II - “Durante exercício, é a manutenção das condições em equilíbrio.”
a. I - homeostase; II- estado estável
b. I - hematose; II - estado neutro
c. I - homeostase; II- estado neutro
d. I - hialinidade; II - estado dinâmico
e. I- hematose; II - estado dinâmico

Mais conteúdos dessa disciplina