Logo Passei Direto
Buscar

Cultura

Outros
De acordo com Durkheim (1999, p. 31-32) a solidariedade social, porém, é um fenômeno totalmente moral, que, por si, não se presta à observação exata, nem sobretudo, à medida. Para proceder tanto a essa classificação quanto a essa comparação, é necessário, portanto, substituir o tato interno que nos escapa por um lado externo que o simbolize e estudar o primeiro pelo segundo, Esse símbolo visível é o direito [...|. De fato, a vida social, onde quer que exista de maneira duradoura, tende inevitavelmente a tomar uma forma definida e a se organizar, e o direito nada mais é que essa mesma organização no que ela tem de mais estável e de preciso. A vida geral tinha sociedade não pode se estender num ponto sem que a vida jurídica nele se estenda ao mesmo tempo e na mesma proporção. Portanto, podemos estar certos de encontrar refletidas no direito todas as variedades essenciais da solidariedade social.
Mediante as informações a seguir analise as alternativas em relação a solidariedade social.
I. A solidariedade social só existe a partir da relação do indivíduo com o conjunto de normas e regras.
II. A solidariedade social além de estar ligada com a moral também está condicionada ao direito.
III. A solidariedade social apresenta uma concepção de uma sociedade organizada.
IV. A solidariedade social só é transformada quando o indivíduo se transforma.
a. Apenas I está correta.
b. Apenas III está correta.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A solidariedade social só existe a partir da relação do indivíduo com o conjunto de normas e regras. Essa afirmativa é verdadeira, pois Durkheim enfatiza a importância das normas e regras na formação da solidariedade social. II. A solidariedade social além de estar ligada com a moral também está condicionada ao direito. Essa afirmativa também é verdadeira, já que Durkheim menciona que o direito é um símbolo da organização social e reflete a solidariedade. III. A solidariedade social apresenta uma concepção de uma sociedade organizada. Essa afirmativa é verdadeira, pois a solidariedade social implica uma estrutura organizada na sociedade. IV. A solidariedade social só é transformada quando o indivíduo se transforma. Essa afirmativa é um pouco mais complexa. Embora a transformação do indivíduo possa impactar a solidariedade, a solidariedade social também pode ser influenciada por fatores sociais e contextuais que não dependem apenas da transformação individual. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada falsa ou, no mínimo, imprecisa. Com base na análise, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a IV não está. Assim, a alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: c) Apenas II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Moura e Oliveira (2021) o desemprego estrutural tem muitas causas e isto é o que dificulta o combate, uma simples política econômica para combater o desemprego não é adequada, as causas fundamentais ligadas à estrutura da economia devem ser encontradas, o objetivo é encontrar as medidas políticas mais relevantes para reduzir o descompasso entre trabalhadores e empregadores, a redução deste tipo de desemprego é muitas vezes muito complexa.
Mediante a informação acima, analise as afirmacoes a seguir em relação às causas do desemprego estrutural.
I. Causa - mercado de trabalho.
II. Causa demográfica.
III. Causa econômica.
III. causa é social.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

De acordo com Moura e Oliveira (2021) a intensificação do trabalho é acentuada pela invasão do pensamento gerencial além da estrutura da empresa, em todas as instituições da sociedade, particularmente em hospitais e escolas. Esta exportação da mentalidade gerencial fora da esfera do mercado tem um poderoso efeito de arrastamento, deslegitimando como irracional e obsoleta qualquer tentativa de resistir à abordagem gerencial.
Referente a esta informação, analise as afirmações a seguir e responda a alternativa correta em relação a mentalidade gerencial.
a. A mentalidade gerencial se insinua na esfera íntima e na consciência e representação da própria experiência.
b. A mentalidade gerencial sempre irá favorecer a classe trabalhadora.
c. A mentalidade gerencial atua frente aos problemas das classes trabalhadoras, buscando defender o sistema capitalista.
d. A mentalidade gerencial apoia toda mudança que a classe trabalhadora propõem.
e. A mentalidade gerencial abre portas para aqueles que desejam mudar de cargo.

De acordo com Berman (1982) parece razoável, considerar as transições no processo urbano como um elemento chave na integração do movimento político-econômico na acumulação flexível e a corrente estético-cultural no pós-modernismo.
Mediante as informações acima, analise as afirmações a seguir em relação a urbanização na visão do Harvey e responda a alternativa correta.
I. Através de transformações no processo urbano os novos sistemas de acumulação flexível têm sido implementados com tanto sucesso.
II. Por meio da transformação no processo urbano os antigos sistemas de acumulação flexível têm sido implementados com pouco sucesso.
III.Compreender a urbanização é essencial para entender a geografia histórica do capitalismo.
IV. A urbanização é essencial para entender a geografia histórica da classe trabalhadora.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.

Em relação ao tipo de consciência apresentada por Durkheim, Quintaneiro ( 2002, P. 70) às observa da seguinte forma: "uma é comum com todo o nosso grupo e, por conseguinte, não representa a nós mesmos, mas a sociedade agindo e vivendo em nós. A outra, ao contrário, só nos representa no que temos de pessoal e distinto, nisso é que faz de nós um indivíduo."
Com base nesta informação analise as asserções abaixo em relação aos dois tipos de consciência apresentada por Durkheim.
I. A primeira representa apenas nossa personalidade coletiva e a constitui.
II. a segunda representa o tipo individual e, por conseguinte, a sociedade sem a qual ele não existiria.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

De acordo com Nove (1983) as condições de acúmulo flexível, em suma, fazem com que o controle operário e comunitário apareça como uma possível alternativa ao capitalismo. A ênfase da ideologia política de esquerda se deslocou consequentemente para um "possível" socialismo descentralizado, inspirando-se assim muito mais na social democracia e no anarquismo do que no marxismo tradicional. Isto corresponde ao vigoroso ataque externo e à crítica interna aos mecanismos de planejamento central nos países socialistas.
Mediante ao contexto acima e a partir dos estudos apreendidos, analise atentamente as afirmações a seguir.
I. As instituições também podem ser persuadidas a apoiar o impulso para uma maior participação das pessoas ao seu redor.
II. As instituições sempre são persuadidas em apoiar o impulso para uma maior participação das pessoas, principalmente as mais próximas.
III. As instituições financeiras podem ser pressionadas a apoiar o reinvestimento da comunidade.
IV. Organizações religiosas e comunitárias apoiam ativamente as aquisições de empresas.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Apenas I está correta.

De acordo com Marx (1988) da qual podemos entender que a exploração acontece quando uma massa de trabalhadores produz o excedente em relação às mercadorias, que por sua vez é controlada pelo sistema capitalista. Neste sentido há uma divisão de classes em que uma se mantém sobre a outra e esta relação se estabelece a partir da exploração de um determinado modo de produção, a qual o trabalhador precisa vender a sua força de trabalho para o capital que por sua vez se apropria desta forma para manter o seu modo de produção ativo.
De acordo com as informações acima, analise as afirmações a seguir e em relação a exploração.
I. A exploração dentro do sistema capitalista passa a ser como algo obscuro simplesmente pela forma como é medido o excelente a partir do modo de produção.
II. A taxa de mais-valor é, assim, a expressão exata do grau de exploração da força de trabalho pelo capital ou do trabalhador pelo capitalista.
III. Em relação à exploração. Se um trabalhador emprega mais da metade de sua jornada de trabalho para produzir um mais-valor.
II. A exploração no modo de produção capitalista é diferente da que existe nos modos de produção não capitalista.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Todas as afirmativas estão corretas.

Para Moura e Oliveira (2021) na teoria da divisão sexual do trabalho como um conflito, a dimensão da opressão/dominação está fortemente presente. A divisão social e técnica do trabalho está associada a uma hierarquia clara em termos de relações de poder de gênero. Há também, dois princípios da divisão sexual do trabalho: separação (o trabalho masculino é diferente do trabalho feminino) e hierarquia (o trabalho masculino é sempre de maior valor do que o trabalho feminino).
Mediante a esta informação, analise as afirmações a seguir em relação à teoria da divisão sexual do trabalho e responda a alternativa correta.
a. O trabalho é considerado como trabalho profissional.
b. Renova os paradigmas da filosofia do trabalho na medida em que amplia o conceito de trabalho.
c. O trabalho é considerado somente como formal.
d. Renovar os paradigmas da sociologia do trabalho na medida em que amplia o conceito de trabalho.
e. O trabalho é considerado somente como remunerado.

De acordo com Marx (1988) existem dois formatos que originam a riqueza do capital, o trabalho e a terra, sendo por meio destes, que o sistema capitalista adquire o poder de expansão, ampliando elementos cumulativos além dos limites aparentemente determinados pela sua própria grandeza, ou seja, pela qualidade do valor e dos meios de produção.
A partir das informações acima, analise as afirmações a seguir e responda a alternativa correta em relação a produtividade do trabalho.
a. A produtividade do trabalho refere-se a proporção dos produtos, no entanto, além de exceder a renda do capital o trabalhador aumenta a sua base salarial.
b. À medida que a produtividade do trabalho aumenta, a quantidade de produtos que representam um determinado valor também aumenta, ampliando assim a mais-valia.
c. À medida que a produtividade do trabalho aumenta, a quantidade de produtos diminuiu.
d. A escala proporcional da acumulação pode diminuir a partir do consumo e do alto custo das mercadorias.
e. O consumo capitalista aumentará, mas para isso é preciso reduzir o processo de acumulação.

De acordo com Moura e Oliveira (2021) por mais que a funcionalidade do trabalho improdutivo seja justificável dentro da reprodução capitalista só se torna possível através da mais-valia, a qual a produção acaba vindo do trabalho produtivo. Neste sentido, o trabalho improdutivo é mantido pelo capital como meio de crescimento e expansão das atividades produtivas, sabendo que a sua maior riqueza advém do trabalho produtivo.
Mediante a esta informação, analise as afirmacoes a seguir em relação aos trabalhadores improdutivos na visão de Smith.
I. O trabalhador que ultrapassar a sua manutenção acaba mantendo outros trabalhadores tanto os produtivos quanto os improdutivos.
II. Uma parte anual de produção é destinada como uma renda para determinadas pessoas ou para repor um capital.
III. tanto os trabalhadores improdutivos, quanto aqueles que não trabalham de certa forma são mantidos por uma renda.
IV. uma parte anual da produção é destinada como uma renda somente para os trabalhadores improdutivos.
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e III estão corretas.
d. Apenas III e IV estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina