Logo Passei Direto
Buscar
A arte como forma significante parte de um pressuposto acerca da natureza da arte: uma obra de arte é um objeto que provoca emoções estéticas no seu público, que tem como característica a relação estabelecida entre as partes que a constituem.
Com base na Arte como forma, analise as sentenças a seguir:
I- A Forma da Arte era baseada nos preceitos do design com ênfase no volume.
II- A Forma na Arte tornou-se importante devido ao movimento artístico expressionismo.
III- Immanuel Kant, filósofo influente da estética, posiciona-se refere à Forma da Arte, pontuando que o conteúdo da obra de arte era de extremo interesse estético.
IV- Immanuel Kant foi o precursor da reflexão da Estética na Arte, pois acreditava que a Arte não deveria ser conceituada, e sim julgada por suas qualidades formais.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D Somente a sentença III está correta.
User badge image
Desvendando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- A Forma da Arte era baseada nos preceitos do design com ênfase no volume. Falso, a forma na arte não se limita apenas aos preceitos do design e não é exclusivamente sobre volume. A forma na arte abrange uma variedade de aspectos, incluindo composição, cor, textura, entre outros. II- A Forma na Arte tornou-se importante devido ao movimento artístico expressionismo. Falso, embora o expressionismo tenha dado ênfase à expressão emocional, a importância da forma na arte já existia antes e não é exclusiva desse movimento. III- Immanuel Kant, filósofo influente da estética, posiciona-se refere à Forma da Arte, pontuando que o conteúdo da obra de arte era de extremo interesse estético. Falso, Kant enfatizava a forma e a maneira como ela provoca uma experiência estética, mas não afirmava que o conteúdo era de extremo interesse estético. IV- Immanuel Kant foi o precursor da reflexão da Estética na Arte, pois acreditava que a Arte não deveria ser conceituada, e sim julgada por suas qualidades formais. Verdadeiro, Kant realmente defendia que a apreciação estética da arte deveria se basear nas qualidades formais, e não em conceitos ou conteúdos. Com base nas análises, a única sentença correta é a IV. Portanto, a alternativa correta é: C Somente a sentença IV está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Ghiraldelli (2001), identificam-se muitas características tecnicistas desde o movimento da escola nova em meados dos anos 20 e 30, sendo claramente notável no escolanovismo piagetiano dos anos 60 e 70. O tecnicismo enquanto movimento surgiu nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX e no Brasil a partir do golpe militar em 1964, influenciado principalmente pelas correntes positivista de Comte e behaviorista de Skinner (GARCIA, 2005). Durante a década de 70, a tendência tecnicista cresceu com características próprias, passando a ser considerada a Pedagogia Oficial, sendo notória nas bibliografias adotadas nos concursos públicos para atuação no magistério, também as publicações pedagógicas tecnicistas obtiveram um aumento considerável. Apesar do volume de publicações nesta época, o debate filosófico ficou reduzido no campo educacional, debates como Skinner versus Piaget centralizava a atenção do grupo dos professorados.
Sobre a finalidade do ensino tecnicista para a educação brasileira, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O intuito do ensino tecnicista na escola era a influência do setor empresarial, bem como que os alunos raciocinassem com ênfase no sistema de produção capitalista.
II- O objetivo do ensino tecnicista era possibilitar para os alunos o acesso à cultura midiática e cultural dos diversos povos brasileiros.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina