Logo Passei Direto
Buscar
Os estudos que consideramos como reprodutivistas (ou crítico-reprodutivistas) questionam concepções de escola e de currículo como controle, reprodução e alienação social. O desenvolvimento de sua abordagem está associada a:
Estão corretas as afirmativas:
I - Abordagens associadas ao pensamento marxista, relacionando base econômica e superestrutura.
II - O pensamento de Althusser é considerado um dos de maior influência entre os estudos reprodutivistas.
III - A função da escola de manter o status quo incontestável. Como um aparelho ideológico, a escola atuaria difundindo a ideologia dominante por meio das formas de conhecer entendidas como aceitáveis.
IV - Podemos entender que sua função reprodutivista consiste na organização hierarquizada dos processos de escolarização, ¿inclina as pessoas das classes subordinadas à submissão e à obediência, enquanto as pessoas das classes dominantes aprendem a comandar e a controlar.¿ (SILVA, 2009, p.32).
I, II e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
Somente II e IV.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Abordagens associadas ao pensamento marxista, relacionando base econômica e superestrutura. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os estudos reprodutivistas frequentemente se baseiam em conceitos marxistas que relacionam a estrutura econômica com a superestrutura social, incluindo a educação. II - O pensamento de Althusser é considerado um dos de maior influência entre os estudos reprodutivistas. Verdadeiro, Althusser é uma figura central nos estudos reprodutivistas, especialmente por suas ideias sobre a escola como um aparelho ideológico do Estado. III - A função da escola de manter o status quo incontestável. Como um aparelho ideológico, a escola atuaria difundindo a ideologia dominante por meio das formas de conhecer entendidas como aceitáveis. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a crítica reprodutivista sobre a função da escola em perpetuar a ideologia dominante. IV - Podemos entender que sua função reprodutivista consiste na organização hierarquizada dos processos de escolarização, "inclina as pessoas das classes subordinadas à submissão e à obediência, enquanto as pessoas das classes dominantes aprendem a comandar e a controlar." (SILVA, 2009, p.32). Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois descreve a função reprodutivista da escola em termos de hierarquia social e controle. Com base na análise, todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. No entanto, como não há uma alternativa que contenha todas as quatro, a alternativa que contém as afirmativas corretas é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De que forma podemos justificar a inserção de temas como o da cidadania na elaboração de um currículo?
A capacidade de se posicionar criticamente diante dos desafios econômicos, políticos, sociais e culturais aos quais todo indivíduo está sujeito é uma habilidade que pode ser desenvolvida durante o processo de aprendizagem.

(IBADE / 2019) O grupo de professores e de coordenadores de uma escola da rede pública se reúne, regularmente, para repensar o currículo. Entre outras conclusões, o grupo resolve propor e organizar a participação de representantes dos responsáveis e dos estudantes nessa elaboração.
Assim, a proposta curricular emanada desse novo grupo:
estabelecerá a relação fundamental entre o currículo e o contexto social, histórico e cultural no qual a escola está inserida.
atenderá às expectativas dos professores, já que, ao convidarem os responsáveis e os estudantes, terão maior respaldo para suas decisões.
atenderá às expectativas dos estudantes, que terão as aulas que sempre desejaram, a partir das suas escolhas.
atenderá às expectativas dos responsáveis, eliminando as reuniões periódicas com os professores para avaliação do trabalho.
deverá ser, posteriormente, revista pela direção da escola, a quem cabem todas as decisões sobre o que será ensinado pela instituição.

A educação de jovens e adultos é um desafio educacional dado a multiplicidade, a sensação de fracasso oriundo do ensino regular, a dinâmica dos contextos locais. Nesse sentido uma boa proposta de interagir de forma diferente a adoção de:
A lógica de estabelecer currículos por projetos fortalece a adaptabilidades, a leitura das experiências adquiridas pelos alunos do EJA e o afastamento de modelos que o fragilizaram.
currículos transdisciplinares.
currículos hegemônicos.
currículo por projeto.
abandono das diretrizes curriculares.
currículos pós-estruturalistas.

A caixa preta do currículo é um termo que visa fazer uma analogia e uma crítica.
Podemos afirmar que:
Afirmação I. a ideia de que é algo tão sólido que mesmo que um tragédia aconteça ele está de pé.
Afirmação II. Crítica a essa cristalização do currículo como algo imutável, em que é imposto de fora para dentro da escola como algo que é assim.
as duas afirmativas estão corretas e são complementares.
as duas afirmativas estão erradas e não dialogam com o inicialmente proposto.
a primeira afirmativa está errada e a segunda dialoga corretamente com a proposta.
a primeira afirmativa tem sentido e a segunda não dialoga com a questão.
as duas afirmativas não tem sentido.

Mais conteúdos dessa disciplina