Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto abaixo: “Período composto é o período que se constitui de mais de uma oração. Os períodos compostos podem ser formados das seguintes maneiras: podem ser compostos por coordenação, compostos por subordinação, ou ainda compostos por coordenação e subordinação, simultaneamente”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTAL São Francisco. Período composto. . Acesso em 09 maio 2018.
De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as concepções das gramáticas tradicionais a respeito do período composto no que se refere às características da subordinação, indique a alternativa correta.
A Ao contrário da coordenação, no processo de subordinação, temos uma “dependência” de uma oração em relação à outra.
B As orações subordinadas são aquelas que não apresentam relação de dependência entre elas.
C As orações subordinadas são classificadas como: aditivas, adversativas, conclusivas e explicativas.
D As orações subordinadas são aquelas que necessariamente apresentam verbos de ligação.
E As orações subordinadas são aquelas que apresentam sentido completo quando lidas isoladas da oração principal.
User badge image
GramáticaEmFoco

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: A) Ao contrário da coordenação, no processo de subordinação, temos uma “dependência” de uma oração em relação à outra. - Esta afirmação está correta, pois a subordinação implica que uma oração depende da outra para ter sentido. B) As orações subordinadas são aquelas que não apresentam relação de dependência entre elas. - Esta afirmação é falsa, pois as orações subordinadas, por definição, têm uma relação de dependência. C) As orações subordinadas são classificadas como: aditivas, adversativas, conclusivas e explicativas. - Esta afirmação é falsa, pois essas classificações se referem a orações coordenadas, não subordinadas. D) As orações subordinadas são aquelas que necessariamente apresentam verbos de ligação. - Esta afirmação é falsa, pois as orações subordinadas não precisam ter verbos de ligação. E) As orações subordinadas são aquelas que apresentam sentido completo quando lidas isoladas da oração principal. - Esta afirmação é falsa, pois as orações subordinadas não têm sentido completo sem a oração principal. Portanto, a alternativa correta é: A) Ao contrário da coordenação, no processo de subordinação, temos uma “dependência” de uma oração em relação à outra.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atente para o excerto de texto a seguir: “Prezada P. S. B., Agradecemos seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para a vaga 1007810 - Estágio Produção Editorial. Entretanto, não poderemos prosseguir com sua participação neste processo. Mantenha seu currículo sempre atualizado em nosso banco de dados para que possamos entrar em contato com você em futuras oportunidades”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ITAÚ Cultural. Reclame aqui.. Acesso em 09 jul. 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as conjunções, assinale a alternativa em que a mudança da conjunção “entretanto”, destacada na citação acima, não altera o valor de sentido do período:
A Agradecemos seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para a vaga 1007810 - Estágio Produção Editorial. Logo, não poderemos prosseguir com sua participação neste processo.
B Agradecemos seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para a vaga 1007810 - Estágio Produção Editorial. Todavia, não poderemos prosseguir com sua participação neste processo.
C Agradecemos seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para a vaga 1007810 - Estágio Produção Editorial. Portanto, não poderemos prosseguir com sua participação neste processo.
D Agradecemos seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para a vaga 1007810 - Estágio Produção Editorial. Por conseguinte, não poderemos prosseguir com sua participação neste processo.
E Agradecemos seu interesse e disponibilidade em participar do processo seletivo para a vaga 1007810 - Estágio Produção Editorial. Assim, não poderemos prosseguir com sua participação neste processo.

Leia o seguinte fragmento de texto: Imagine esta situação: em uma sala de reuniões, representantes de uma empresa discutem os rumos que serão tomados, para haver um aumento da lucratividade dos investimentos realizados. A certa altura da discussão, o diretor, esfregando as mãos, diz: “O ar condicionado está ligado”. Imediatamente um dos representantes, levanta-se, pega o controle remoto e desliga o aparelho. Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre os módulos das gramáticas, a cena apresentada no dado fragmento de texto tem como foco:
A O módulo da gramática que diz respeito à sintaxe, visto que a estrutura da sentença incitou a ação do representante que desligou o aparelho de ar condicionado.
B O módulo da gramática que se volta para o estudo dos fenômenos semânticos, haja vista a compreensão que teve o representante que desligou o aparelho de ar condicionado.
C O módulo da gramática referente à interface entre fonética e fonologia, uma vez que a sentença proferida foi compreendida pelo representante que desligou o aparelho de ar condicionado.
D O módulo da gramática responsável por analisar o uso que os falantes fazem das sentenças, ou seja, a pragmática, visto que, mais do que uma simples constatação, o diretor, ao proferir o enunciado, esperava que alguém desligasse o aparelho de ar condicionado.
E O módulo da gramática que se encarrega de analisar a interface existente entre morfologia e sintaxe, ou seja, o uso das palavras em uma sentença.

Considere o seguinte excerto de texto: “Estrutura funcional é o estudo do papel que determinada palavra desempenha dentro de uma oração. A função de cada termo da oração é determinada pela análise sintática. Nesse tipo de análise, cada termo da oração é estudado de acordo com o sentido e posição que ocupa na oração, estabelecendo relação com os termos restantes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NORMA Culta: Língua Portuguesa em um bom português. Função sintática. . Acesso em 15 out. 2016.
Segundo os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura funcional das sentenças, analise as seguintes asserções a respeito da sentença “Alunos protestam contra as alterações previstas para a educação”. I. Na sentença em questão, a função de sujeito é desempenhada pelo sintagma [alunos]. II. [protestam contra as alterações previstas para a educação] corresponde ao predicado da sentença. III. O sujeito da sentença é do tipo composto. IV. O predicado da sentença é verbal. Está correto apenas o que se afirma em:
A I
B I, II e IV
C II e III
D III
E I e III

Atente para a seguinte citação: O diretor enviou um e-mail para os professores. O objetivo era apresentar-lhes a proposta para o calendário acadêmico do próximo ano. Entretanto, nem todos os docentes receberam a mensagem, o que prejudicou o encaminhamento do planejamento da escola à Secretaria de Educação. Fonte: Citação criada pelo autor desta questão.
Tendo em vista a sentença destacada no dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a estrutura sintagmática das proposições, analise as afirmacoes a seguir, colocando V para proposições verdadeiras, e F para as proposições falsas: I. ( ) [O diretor] é um sintagma nominal que, na sentença, exerce a função de sujeito. II. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como objeto direto. III. ( ) [para os professores] é um sintagma nominal que, na sentença, é um objeto indireto. IV. ( ) “enviou um e-mail para os professores” é o predicado. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V – V – V –V
B V – V – F – F
C V – F – V – F
D V – F – V – V
E V – V – F – V

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como sujeito.
II. ( ) [um e-mail] é um sintagma nominal que, na sentença, atua como objeto direto.
III. ( ) [para os professores] é um sintagma nominal que, na sentença, é um objeto indireto.
IV. ( ) “enviou um e-mail para os professores” é o predicado.
A V – V – V –V
B V – V – F – F
C V – F – V – F
D V – F – V – V
E V – V – F – V

De acordo com as discussões realizadas no livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre a classificação do sujeito das orações para a gramática tradicional, no trecho destacado, “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar”, é correto afirmar que:
A O sujeito é indeterminado.
B O sujeito é simples.
C O sujeito é oculto.
D O sujeito é inexistente.
E O sujeito é composto.

Tendo em vista os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre as classes das palavras na concepção da gramática tradicional, no que diz respeito à palavra “redondo” no dado slogan (“Skol, a cerveja que desce redondo”), analise as afirmativas a seguir, colocando V para as proposições verdadeiras, e F para as proposições falsas:
I. ( ) No slogan, “redondo” cumpre a função de adjetivo, por isso, fica invariável, ou seja, não sofre flexão para concordar com o substantivo ao qual se refere, no caso, “cerveja”.
II. ( ) No slogan, “redondo”, não cumpre a função de um adjetivo, o que obrigaria a palavra a concordar com o gênero feminino do substantivo “cerveja”.
III. ( ) No slogan, para ”redondo” exercer a função de adjetivo, o enunciado deveria ser escrito “A cerveja que desce redonda”.
A F – F – V
B V – F – V
C V – F – F
D F – V – V
E F – V – F

Conforme os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa sobre flexões morfológicas, é correto afirmar que o excerto de texto apresentado não está de acordo com a norma culta da língua, pois:
A “suficientes” apresenta a flexão de plural, concordando, assim, em número com o substantivo “dificuldades”.
B “deixadas” concorda em gênero e número com “heranças”.
C “influencia” não apresenta flexão de número, violando, assim, a concordância verbal necessária com seu respectivo sujeito, qual seja, “heranças deixadas pelo longo período de escravidão no país”.
D o verbo “haver” deveria apresentar a flexão de número a fim de estabelecer a concordância com o termo “heranças deixadas pelo longo período de escravidão no país”.
E o verbo “influencia” estabelece concordância de número com o termo “o racismo”.

De acordo com os conteúdos do livro-base Introdução à sintaxe e à semântica da língua portuguesa a respeito da classificação dos complementos de um verbo, é correto afirmar que:
A Os objetos são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipo: direto e indireto.
B Os objetos são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipos: segmentados e não segmentados.
C Os pronomes são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipos: segmentados e não segmentados.
D Os artigos são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipos: direto e indireto.
E Os predicativos são os complementos de um verbo e podem ser de dois tipos: direto e indireto.

Mais conteúdos dessa disciplina