Logo Passei Direto
Buscar
Um meio de resolução de controvérsias, referentes a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção para decidir por elas, sendo sua decisão equivalente a uma sentença judicial é denominado de
(A) Mediação.
(B) Arbitragem.
(C) Conciliação.
(D) Audiência.
(E) Avaliação.
User badge image
PsiEstudando

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: (A) Mediação - É um processo em que um terceiro ajuda as partes a chegarem a um acordo, mas não toma uma decisão vinculativa. (B) Arbitragem - É um meio de resolução de controvérsias onde um terceiro independente e imparcial (o árbitro) decide a questão, e sua decisão é equivalente a uma sentença judicial. Essa definição se encaixa perfeitamente na descrição dada. (C) Conciliação - Semelhante à mediação, mas o conciliador pode sugerir soluções. Não é uma decisão vinculativa. (D) Audiência - Refere-se a uma sessão formal onde as partes apresentam seus argumentos, mas não é um meio de resolução de controvérsias por si só. (E) Avaliação - Geralmente refere-se a uma análise ou apreciação de algo, não sendo um método de resolução de controvérsias. Diante da análise, a alternativa correta é: (B) Arbitragem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a opção correta acerca da jurisdição, da ação e do processo.
A A capacidade de estar em juízo, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido são considerados elementos da ação.
B A convenção de arbitragem não é pressuposto processual negativo.
C Uma das características da jurisdição é a aptidão para a coisa julgada; por conseguinte, somente haverá jurisdição se houver coisa julgada material.
D O princípio do juiz natural tem por finalidade garantir a prestação da tutela jurisdicional por juiz independente e imparcial.

A respeito da jurisdição e da ação, assinale a opção correta.
A) Caso seja iniciado um procedimento de jurisdição contenciosa, este deve seguir até a sentença final no procedimento escolhido pelo autor, não sendo possível transformar o contencioso em voluntário por ato subseqüente ou por manifestação de vontade de qualquer das partes.
B) As condições da ação devem ser verificadas pelo juiz desde o despacho de recebimento da petição inicial até a prolação da sentença, pois a falta de uma delas durante o processo caracteriza a carência superveniente, que enseja a extinção do processo sem resolução do mérito.
C) Duas ações são consideradas idênticas quando ocorrer identidade de partes, objeto e causa de pedir.
D) Na chamada jurisdição voluntária, a composição dos litígios é obtida pela intervenção do juiz, que substitui a vontade das partes litigantes por meio de uma sentença de mérito, aplicando, no caso concreto, a vontade da lei.

Assinale a assertiva CORRETA.
A) “Parte” e “sujeito do processo” são expressões sinônimas e correspondem ao autor e ao réu, que formam entre si uma relação jurídica que tem como objeto a tutela ou prestação jurisdicional.
B) A imperatividade e a inafastabilidade são características da jurisdição, enquanto a substitutividade não.
C) Despacho é o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questão incidente.
D) Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. As sentenças conterão relatório, fundamento e dispositivo; as demais decisões dispensam tais requisitos.
E) Tratando-se de processo de conhecimento, o Código de Processo Civil classifica os procedimentos em comum e especial, subdividindo o primeiro em ordinário e sumário, e o segundo em procedimentos especiais de jurisdição contenciosa e/ou de jurisdição voluntária.

Sobre jurisdição e ação, aponte a alternativa correta:
A) Pelo princípio da aderência os juízes e tribunais exercem a atividade jurisdicional apenas no território nacional. Essa atividade é repartida de acordo com as regras de competência. Todavia, a eficácia erga omnes ou ultra partes da coisa julgada, de sentença proferida em ação coletiva, pode eventualmente estender os limites subjetivos da coisa julgada para além dos limites territoriais da competência do juiz.
B) A jurisdição voluntária, também denominada pela doutrina de jurisdição contenciosa, é forma de administração pública de interesses privados.
C) Instituído juízo arbitral por convenção de arbitragem celebrada entre as partes, embora o árbitro seja juiz de fato e de direito, sua sentença se submete a recurso e precisa ser homologada pelo Poder Judiciário – detentor do monopólio da jurisdição – para ter força de coisa julgada material.
D) Na jurisdição voluntária há processo e lide, embora não haja partes, mas interessados. Não incide o princípio dispositivo, mas o inquisitório. Não prevalece o princípio da legalidade estrita, pois o juiz pode decidir por equidade.

Fala-se que uma ação é idêntica à outra quando tiver
A) fundamentos e pedidos de mesma natureza.
B) a mesma natureza.
C) o mesmo pedido e as mesmas partes.
D) o mesmo pedido, as mesmas partes e mesma causa de pedir.
E) o mesmo pedido e mesma causa de pedir.

Analise as seguintes assertivas, assinalando a alternativa correta:
I. Pretensão de direito material corresponde à faculdade que o titular de um direito subjetivo possui de exigir que tal direito seja respeitado em caso de violação.
II. Entender o direito de ação como autônomo e abstrato significa distingui-lo do direito material disputado entre os litigantes, bem como reconhecer que sua existência independe da própria existência do direito material controvertido.
III. Não existem exceções à proibição da autotutela.
IV. O acesso à justiça restringe-se à admissão ao processo ou ao ingresso em juízo.
V. A sentença arbitral, para gerar efeitos jurídicos, deve ser homologada judicialmente.
A) apenas as assertivas I, IV e V estão corretas
B) apenas as assertivas I, II e V estão corretas
C) apenas as assertivas II, III e V estão corretas
D) apenas as assertivas I e II estão corretas
E) apenas a assertiva II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina