Logo Passei Direto
Buscar
O primeiro modelo de Estado de Direito, na versão liberal, que, com rigor, veio favorecer os interesses da burguesia, a nova classe ascendente, somente surgiu com:
A Constituição de Weimar de 1919
O Congresso de Viena de 1815
A Paz de Vestfália de 1648
A Constituição do México de 1917
A Revolução francesa de 1789
User badge image
DireitosHumanizados

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

O primeiro modelo de Estado de Direito na versão liberal, que favoreceu os interesses da burguesia, surgiu com a Revolução Francesa de 1789. Essa revolução foi fundamental para a afirmação dos direitos individuais e a limitação do poder do Estado, características centrais do liberalismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entende-se por Direitos Humanos:
os direitos naturais positivados ou escritos no texto constitucional, galgando conotação de direitos positivos constitucionais.
os direitos marcados pela evolução dos direitos fundamentais, ascensão ao plano internacional dos direitos fundamentais.
os direitos inatos que, de acordo com a sociologia do Direito, existem porque são intrínsecos à natureza humana, bastando a condição de ser humano para possuí-los, assim como o é o direito à vida.
os direitos de cunho jusnaturalistas, não positivados ou não escritos (seja na Constituição, seja na legislação infraconstitucional).
os direitos inatos com fundamento sociológico porque inerentes à natureza humana, bastando a condição de ser humano e a vida em sociedade para possuí-los.

Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação.
Qual das assertivas abaixo melhor define a imprescritibilidade como característica dos Direitos Humanos?
Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos nascem, modificam-se e desaparecem. Eles apareceram com a revolução burguesa e evoluem, ampliam-se, com o correr dos tempos.
Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se intransferíveis, inegociáveis, porque não são de conteúdo econômico-patrimonial. Se a ordem constitucional os confere a todos, deles não se pode desfazer, porque são indisponíveis.
Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos são sempre exercíveis e exercidos, não há intercorrência temporal de não exercício que fundamente a perda da exigibilidade por decurso temporal.
Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se universais, inegociáveis porque a ordem constitucional os confere a todos os indivíduos.
Em razão da imprescritibilidade alguns dos Direitos Humanos podem até não ser exercidos, pode-se deixar de exercê-los, mas não se admite sejam renunciados.

Com relação à questão terminológica envolvendo os conceitos da teoria jurídica contemporânea, podemos afirmar que é a positivação em uma Constituição de um determinado Estado que transforma direitos do homem (direitos naturais) em:
direitos humanos
direitos cosmopolitas
direitos da humanidade
direitos fundamentais
direitos naturais.

Sobre as características dos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
Pela universalidade conclui-se que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados.
A irrenunciabilidade significa que os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo sem que eles sejam exercidos.
A historicidade projeta a ideia de que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, raça, sexo, convicção política, inclinação filosófica ou credo.
A complementaridade significa que o intérprete deve analisar os direitos fundamentais de forma sistêmica a partir do princípio da unidade da Constituição.
A imprescritibilidade significa que os direitos fundamentais são inegociáveis.

Acerca da disciplina brasileira dos direitos fundamentais, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA:
I. Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios por ela adotados e dos tratados internacionais sobre direitos humanos em que a República Federativa do Brasil seja parte.
II. O art. 5º, § 2º, da Constituição de 1988, projeta a imagem de um conceito materialmente aberto de direitos fundamentais dentro de um sistema constitucional dinâmico, em constante evolução, na medida em que autoriza a existência de direitos fundamentais não positivados no texto constitucional, como por exemplo, os direitos decorrentes de tratados internacionais sobre direitos humanos.
a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
ambas assertivas são verdadeiras
ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
as duas assertivas são falsas

A nova interpretação constitucional tem um viés pós-positivista que se traduz na busca de reaproximação entre o direito e a ética.
É nesse sentido que podemos afirmar que a Constituição de 1988 é vislumbrada como:
Sistema fechado de regras jurídicas.
Sistema aberto de princípios jurídicos.
Sistema fechado de regras e princípios jurídicos.
Sistema aberto de regras jurídicas.
Sistema aberto de regras e princípios jurídicos.

Mais conteúdos dessa disciplina