Logo Passei Direto
Buscar
A relação homem x trabalho nunca foi pacífica. Alguns o consideram uma tortura, castigo, enquanto outros o consideram libertador, fonte de prazer. Segundo Mills (1976), o trabalho pode ser visto como um mero ganha-pão, ou como a parte mais significativa da vida interior, pode ser encarado como uma expiação ou como uma expressão exuberante de si mesmo.
Acerca desse assunto, é INCORRETO afirmar:
A- A satisfação que o trabalho pode proporcionar ao trabalhador está mais relacionada aos fatores intrínsecos a ele, do que aos fatores extrínsecos.
B- A preocupação com a relação homem-trabalho não é recente. Presente desde os primórdios dos tempos, tal preocupação se intensifica com o advento da industrialização.
C- Temos o “paradoxo psíquico do trabalho” quando o assunto é relação homem x trabalho.
D- Segundo Mills o salário recebido pelo trabalho realizado pode ser considerado, segundo o autor, um dos motivos para se exercer atividades laborais. Além deste, Mills aponta também status e o poder como prazeres oriundos do ato de trabalhar.
E- Produtividade, melhor posicionamento da empresa no mercado competitivo, além da qualidade de vida no trabalho são questões que permeiam essa relação do homem com o trabalho.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é INCORRETA: A- A satisfação que o trabalho pode proporcionar ao trabalhador está mais relacionada aos fatores intrínsecos a ele, do que aos fatores extrínsecos. - Esta afirmação é geralmente considerada correta, pois fatores intrínsecos, como realização e satisfação pessoal, tendem a ter um impacto maior na satisfação no trabalho. B- A preocupação com a relação homem-trabalho não é recente. Presente desde os primórdios dos tempos, tal preocupação se intensifica com o advento da industrialização. - Esta afirmação é verdadeira, já que a relação entre homem e trabalho sempre foi uma questão debatida, especialmente com as mudanças trazidas pela industrialização. C- Temos o “paradoxo psíquico do trabalho” quando o assunto é relação homem x trabalho. - O "paradoxo psíquico do trabalho" é um conceito que pode ser discutido, mas não é uma afirmação que se considera incorreta em relação ao que Mills discute. D- Segundo Mills, o salário recebido pelo trabalho realizado pode ser considerado, segundo o autor, um dos motivos para se exercer atividades laborais. Além deste, Mills aponta também status e o poder como prazeres oriundos do ato de trabalhar. - Esta afirmação é correta, pois Mills realmente discute o salário, status e poder como fatores que motivam o trabalho. E- Produtividade, melhor posicionamento da empresa no mercado competitivo, além da qualidade de vida no trabalho são questões que permeiam essa relação do homem com o trabalho. - Esta afirmação é verdadeira, pois aborda aspectos que são relevantes na relação entre o homem e o trabalho. Após essa análise, a alternativa que parece ser INCORRETA é a C, pois o "paradoxo psíquico do trabalho" não é um conceito amplamente reconhecido ou discutido da mesma forma que os outros pontos mencionados. Portanto, a resposta correta é: C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir da Psicologia Organizacional novos estudos passaram a ser desenvolvidos. Originou-se a Abordagem Sociotécnica, a qual reuniu diversos princípios, tais como:
Aponte qual alterativa NÃO contém um princípio da Abordagem Sociotécnica.
I. Grupos de Trabalho: O foco passa a ser o trabalho em grupo, o que resulta na diminuição de níveis hierárquicos e favorecimento da participação de todos.
II. Liberdade de escolha: Iniciativa e autonomia do trabalhador se sobressaem às regras preestabelecidas, possibilitando a esses encontrar soluções para os problemas de seu setor.
a. O homem completa a máquina de forma a reduzir suas funções. Ou seja, o homem não é mais visto como extensão da máquina, mas essa é que o serve.
b. O trabalho considerado como a reunião de atividades que compõem um todo funcional.
c. A supervisão passa a atuar como apoio aos grupos, acompanhando o rendimento desses.
d. A diversidade de funções permite o desenvolvimento de múltiplas habilidades e aumento do repertório, uma vez que o trabalhador passa a exercer funções diversificadas.
e. Antítese do modelo burocrático, o princípio da diversidade valoriza maior flexibilidade técnico-produtiva, permitindo ao funcionário diversidade de funções e possibilidades de mudança do modus operandi.

Leia as asserções a seguir.
I. O modelo mecanicista permitia a autonomia dos trabalhadores e maior liberdade de comunicação entre eles.
II. O filme Tempos Modernos mostra como as organizações lidavam com os operários de forma produtiva e, por isso, positiva.
III. A linha de montagem retratada no clássico de Charles Chaplin demonstra a crítica à situação dos operários após a Revolução Industrial.
a. As assertivas são I e II são falsas.
b. Somente a assertiva III é verdadeira.
c. A assertiva I é verdadeira e a II é falsa.
d. As assertivas I, II e III são verdadeiras.
e. Somente a assertiva I é verdadeira.

Sabemos que a psicologia marcou presença na área de RH em seu momento de desburocratização, direcionando-se para uma forma de trabalho mais individualizada. Hoje considera-se a existência de três fases da psicologia, são elas: Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho.
Identifique qual alternativa a seguir contém informações corretas acerca da Psicologia Industrial.
a. Voltou seus estudos para as relações informais e a comunicação, as quais passaram a ser incentivadas.
b. Direcionada para a seleção de pessoas e para a avaliação de desempenho. Apoiou-se nos estudos de Hawthorne.
c. Seus objetivos estavam direcionados a garantir a melhor relação custo/benefício na produção, permitindo maior produção em menor tempo.
d. Defendia a mecanização do trabalho a fim de promover o aumento da produtividade.
e. Seus interesses estavam relacionados ao comportamento em grupo, a influência da liderança e da comunicação, além de outras variáveis alheias ao ambiente organizacional, tal como a guerra, por exemplo.

Observe as assertivas a seguir, acerca do experimento de Hawthorne. Sobre tais asserções é correto afirmar que:
I. O estudo ocorreu na década de 40, quando um psicólogo americano resolveu estudar a produtividade e a felicidade do trabalhador no seu ambiente de trabalho.
II. Os resultados do experimento surpreenderam os pesquisadores, contribuindo para uma nova visão da aplicação da psicologia no ambiente organizacional.
III. Elton Mayo coordenou a pesquisa em Chicago.
a. Somente a assertiva III é verdadeira.
b. Somente as assertivas II e III são verdadeiras.
c. As assertivas I, II e III são verdadeiras.
d. Somente as assertivas I e II são verdadeiras.
e. Somente a assertiva I é verdadeira.

O psicólogo francês Henri Piéron, em seu Vocabulaire de Psychologie, quem definiu motivação, ainda em 1964, como “[...] uma modificação do organismo que o faz mover-se, até que se reduza essa modificação [...]” (apud CASADO, 2002).
Considerando a afirmação acima, assinale a alternativa CORRETA:
a. Estar motivado é estar satisfeito, realizado, sossegado.
b. Francisco ganhou na loteria há dois anos, logo, é uma pessoa motivada.
c. Para que exista motivação, é necessário que algo aconteça, que haja alguma alteração no organismo que impulsione o indivíduo a reagir de forma a reduzir essa mudança, reestabelecendo, assim, seu estado inicial.
d. João nasceu motivado, pois desde criança sempre foi alegre, espontâneo, cheio de vida, comunicativo e atento aos fatos.
e. Um gestor não pode motivar a sua equipe, pois não é capaz de criar um motivo para as pessoas agirem, em nenhum momento.

Utilizando seus conhecimentos sobre motivação, leia atentamente as seguintes afirmacoes:
I Maria Lucia está satisfeita com o seu emprego. Dessa forma, podemos dizer que está motivada.
II Luciano é rico, acabou de comprar a casa de seus sonhos. Por essa razão podemos dizer que é uma pessoa motivada.
III Vânia é ansiosa, tem muitos amigos, sabe o que fazer para abrir um negócio. Assim, podemos afirmar que Vania é uma mulher motivada.
a. I, II e III.
b. II, apenas.
c. I, apenas.
d. III, apenas.
e. I e II, apenas.

A partir de seus conhecimentos acerca de motivação, leia atentamente as informações contidas nas colunas A e B para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nestas contidas:
A sequência CORRETA desta associação é
Coluna A: 1 Escola das Relações Humanas. 2 Psicanálise. 3 Análise do Comportamento.
Coluna B: I A motivação, no sentido psicológico, é gerada por essa tensão que desequilibra o organismo, fazendo com que o mesmo reaja na busca por reestabelecer o equilíbrio das forças psicológicas. II A energia psíquica que resulta na motivação é compreendida como um processo homeostático. III O conceito de motivação relaciona-se às operações estabelecedoras.
a. 1-III; 2-I; 3-II.
b. 1-III; 2-II; 3-I.
c. 1-I; 2-III; 3-II.
d. 1-II; 2-III; 3-I.
e. 1-I; 2-II; 3-III.

Segundo Maslow (1954), o comportamento do indivíduo é organizado apenas por necessidades insatisfeitas. Dessa forma, é possível compreender que a motivação é algo que vem do interior de uma pessoa.
Considerando a definição acima, leia atentamente as seguintes afirmacoes:
I. De acordo com a Psicanálise, o desejo provoca aumento de tensão, o que não é tolerado pelo id. Frente à tensão gerada pelo aumento do desejo por algo, o id buscará satisfazer a necessidade a fim de baixar a tensão, ou seja, buscará reestabelecer a estabilidade do organismo, que é chamado de homeostase. Para tanto, forçará o ego a buscar por aquilo que é desejado.
II. Priscila deseja um carro novo. Assim, segundo a Psicanálise, podemos dizer que Priscila está motivada a comprar um novo carro nesse momento.
III. Para Keller e Schoenfeld (1974), assim como para os demais analistas do comportamento, a motivação, ainda que interna, pode ser manipulada a partir de certas “operações estabelecedoras”. Ainda que o seja dessa forma, os gestores não podem e, por isso, não devem fazer nada para motivar as pessoas com quem trabalham.
IV. Considere a seguinte situação: uma pessoa é privada de seu salário por um tempo. Essa pessoa está sem dinheiro. Assim, estará mais propensa a se dirigir em busca da obtenção de um salário, de modo que, segundo a teoria de Skinner, tal pessoa estaria motivada nesse momento.
a. I e II, apenas.
b. II, apenas.
c. I, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.

Observe a afirmação a seguir e analise se ela faz sentido para sua vida.
Nas palavras de Maslow “não teríamos o desejo de compor músicas ou criar sistemas matemáticos, ou adornar nossas casas, ou estar bem vestidos, se nossos estômagos estivessem vazios” (1970, p. 24).
a. Satisfeitas as necessidades primárias, o nível seguinte são as necessidades sociais e necessidades de autoestima, representadas respectivamente pela conquista de pertencer a um grupo e por se sentir valorizado por esse.
b. As necessidades de segurança se referem às físicas e mentais. Considera-se, deste modo, aspectos como estabilidade profissional, financeira e psicológica, acesso aos serviços de saúde, moradia, legislação que assegurem benefícios à população, entre outros aspectos que tornem o homem livre de medo e ansiedade.
c. O último e mais complexo nível da hierarquia das necessidades de Maslow é a autorrealização.
d. Elementos básicos como água, ar, comida, sono, sexo e higiene são fundamentais para suprir as necessidades fisiológicas do ser humano.
e. Uma pessoa consegue ter sua necessidade social satisfeita antes mesmo de obter a satisfação de suas necessidades fisiológicas e de segurança.

Mais conteúdos dessa disciplina