Logo Passei Direto
Buscar
A capacidade de compreender e produzir textos coerentes é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que deseja se comunicar eficazmente em uma língua.
Qual é a característica fundamental que permite que os falantes de uma língua distingam um texto coerente de um aglomerado incoerente de enunciados?
A extensão do texto.
A linguagem utilizada.
A competência linguística do falante.
O contexto histórico.
A presença de figuras de linguagem.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A característica fundamental que permite que os falantes de uma língua distingam um texto coerente de um aglomerado incoerente de enunciados é a competência linguística do falante. Essa competência envolve o conhecimento das regras gramaticais, a capacidade de organizar ideias de forma lógica e a habilidade de usar a linguagem de maneira apropriada ao contexto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É uma verdade incontestável que as mídias sociais são hoje uma ponte entre consumidores e empresas. Nenhum outro veículo permitiu antes tamanha interatividade, transparência e igualdade de expressão. Assim, um usuário do Twitter ou Facebook, por exemplo, ao utilizar essas mídias, não deseja apenas encontrar uma empresa nas redes sociais. Ao estabelecer um contato, deseja "conversar" com ela; com o intuito de ver atendidos os seus anseios. O comentário dos clientes, qualquer que seja pode constituir uma valorosa oportunidade para a empresa fidelizar seu consumidor, por meio da resposta. Nesse parágrafo, os dois trechos sublinhados evidenciam a coesão textual e a relação de conclusão e finalidade, podendo ser corretamente substituídos, sem mudança de sentido, respectivamente, por
portanto; a fim de.
conforme; enquanto.
caso; embora.
desse modo; embora.
caso; outrossim.

Imagine que você está conduzindo uma pesquisa sobre a linguagem e a comunicação. Durante sua pesquisa, você se depara com o seguinte cenário: Você está observando uma conversa entre duas pessoas em que uma delas faz uma pergunta simples, "Que horas são?", e a outra responde apenas com a palavra "sei". A resposta deixa a pessoa que fez a pergunta claramente insatisfeita, e isso o intriga. Você se pergunta por que a resposta "sei" não foi suficiente para satisfazer a pessoa que perguntou.
Com base no cenário descrito, qual dos conceitos discutidos no texto está claramente ilustrado?
A enunciação é uma abordagem teórica específica usada na pesquisa linguística.
A comunicação eficaz depende da utilização de linguagem ambígua.
A intenção de quem pergunta é fundamental para a compreensão do significado de uma resposta.
A comunicação eficaz requer respostas curtas e diretas.
A gramática correta é essencial para evitar mal-entendidos na comunicação.

Eliminar redundâncias desnecessárias e estabelecer relações entre as frases ou partes de um texto são formas de se estabelecer a coesão textual.
Assim, assinale a alternativa que apresenta uma versão mais adequada do texto a seguir, mantendo seu sentido original:
"As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro. O cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o automóvel, desiste de comprar o automóvel e as revendedoras de automóveis têm prejuízo."
Embora as revendedoras de automóveis não estejam mais equipando os carros para vender os carros mais caro, o cliente vai até a loja com pouco dinheiro, logo ele paga mais caro o produto, desiste, e as agências têm prejuízo.
As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os carros para vendê-los mais caro. O cliente vai lá com pouco dinheiro e, se tiver que pagar mais caro o produto, desiste, e as agências têm prejuízo.
As revendedoras de automóveis não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro, assim o cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro, mas se tiver que pagar mais caro pelo produto, desiste de comprar o automóvel e as revendedoras de carro têm prejuízo.
As concessionárias não estão mais equipando os automóveis para vender os automóveis mais caro, pois o cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro, no entanto, se tiver que pagar mais caro, desiste de comprar e as revendedoras de automóveis têm prejuízo.

Mais conteúdos dessa disciplina