Logo Passei Direto
Buscar
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve conter um Anexo de Metas Fiscais. Referido Anexo, por sua vez, deverá conter inúmeros demonstrativos. Em relação a alguns desses demonstrativos, assinale a afirmativa correta.
a. Demonstrativo de Metas Fiscais Atuais Comparadas: objetiva conceder transparência às informações sobre as metas fiscais do exercício anterior e do exercício seguinte.
b. Demonstrativo de Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado: objetiva esclarecer se as despesas obrigatórias de caráter continuado a serem fixadas estarão cobertas por aumento permanente de receita e redução permanente de despesa, para avaliação do impacto nas metas fiscais estabelecidas pelo ente federativo e, também, orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual.
c. Demonstrativo da Fixação e Compensação da Receita: objetiva dar transparência às renúncias de receitas previstas no Plano Plurianual.
d. Demonstrativo de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: visa a estabelecer comparação entre as metas fixadas e o resultado do exercício financeiro do ano de referência da Lei Orçamentária Anual.
e. Demonstrativo de Metas Plurianuais: deve conter análise de todos os dados e de todas as variações expectáveis porventura existentes.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a afirmativa correta em relação aos demonstrativos que devem constar no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): a) Demonstrativo de Metas Fiscais Atuais Comparadas: Esta opção menciona a transparência das metas fiscais do exercício anterior e do seguinte, mas não é a descrição mais precisa do que este demonstrativo deve conter. b) Demonstrativo de Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado: Esta descrição está correta, pois realmente objetiva esclarecer se as despesas obrigatórias estarão cobertas por aumento permanente de receita e redução permanente de despesa, além de orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual. c) Demonstrativo da Fixação e Compensação da Receita: Esta opção não está correta, pois o objetivo desse demonstrativo não é dar transparência às renúncias de receitas, mas sim tratar da fixação e compensação das receitas. d) Demonstrativo de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: Embora essa descrição pareça correta, ela não é tão específica quanto a opção (b) em relação ao que se espera desse demonstrativo. e) Demonstrativo de Metas Plurianuais: Esta opção não é precisa, pois não se trata apenas de análise de dados e variações, mas sim de um planejamento mais amplo. Após essa análise, a alternativa correta é: b) Demonstrativo de Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre eles: Maria é a responsável pela elaboração da proposta orçamentária da Câmara Municipal de Uberlândia, que irá compor o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023. Com vistas a assegurar a execução do orçamento proposto, após o envio da proposta orçamentária destinada a compor a lei orçamentária para 2023, a Câmara deverá inserir todas as metas e prioridades no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023. PORQUE A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente e orienta a elaboração da lei orçamentária anual. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Maria é a responsável pela elaboração da proposta orçamentária da Câmara Municipal de Uberlândia, que irá compor o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2023.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da Administração Pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente e orienta a elaboração da lei orçamentária anual.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina