Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os componentes desse segmento, a afirmativa equivocada é:
(A) “ilha” e “continente” estabelecem coerência no segmento.
(B) “cada um” mostra coesão com um termo anterior.
(C) os versos defendem a solidariedade entre os homens.
(D) a comparação homem/ilha monta uma metonímia.
(E) “nenhum homem” equivale semanticamente a “homem algum”.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para identificar a afirmativa equivocada, vamos analisar cada uma das opções: (A) “ilha” e “continente” estabelecem coerência no segmento. - Essa afirmativa parece correta, pois "ilha" e "continente" podem ser usados em um contexto que estabelece uma relação de coerência. (B) “cada um” mostra coesão com um termo anterior. - Essa afirmativa também parece correta, já que "cada um" pode se referir a um grupo mencionado anteriormente, estabelecendo coesão. (C) os versos defendem a solidariedade entre os homens. - Essa afirmativa pode ser verdadeira, dependendo do contexto do texto, mas não podemos afirmar que é equivocada sem mais informações. (D) a comparação homem/ilha monta uma metonímia. - Essa afirmativa é equivocada, pois a comparação entre "homem" e "ilha" não é uma metonímia, mas sim uma metáfora. (E) “nenhum homem” equivale semanticamente a “homem algum”. - Essa afirmativa é correta, pois ambas as expressões têm o mesmo sentido. Portanto, a afirmativa equivocada é: (D) a comparação homem/ilha monta uma metonímia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A tarefa de educar todos os cidadãos brasileiros tem na escola pública seu principal e mais amplo espaço de construção. Entre todos os desafios da educação brasileira, nenhum é mais estratégico e decisivo do que garantir a plena alfabetização de nossas crianças. No que tange ao direito à Educação, é dever do Estado:
Marque a alternativa correta:
A) garantir a distribuição do livro didático em todos as etapas da educação básica por meio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.
B) oferecer Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive aos que a ele não tiveram acesso na idade própria.
C) garantir, prioritariamente no Ensino Fundamental, programas suplementares somente nas áreas de alimentação e transporte.
D) garantir atendimento educacional especializado apenas aos portadores de necessidades especiais.
E) garantir acesso aos níveis mais elevados, segundo as capacidades de cada um, priorizando a criação artística.

A legislação educacional brasileira e o Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) trazem um conjunto de normatizações que apontam, entre outros aspectos, a obrigatoriedade da pré-escola (a partir de 2016) e a ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos. Nesse contexto, algumas políticas de avaliação também foram implementadas, com o intuito de monitorar o resultado das políticas. Em relação às avaliações que são aplicadas, atualmente, é correto afirmar:
Marque a alternativa correta:
A) O ENCCEJA tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros. Tem caráter diagnóstico, mas não certifica para fins de conclusão do ensino fundamental sem que o aluno tenha cursado regularmente tal modalidade.
B) O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni), mas não serve como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
C) A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização.
D) A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e tem como objetivo, além de produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino, orientar a retenção dos alunos no Ciclo de Alfabetização ou a progressão para o Ciclo seguinte.
E) A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala que têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Aplicada em todos os anos do Ensino Fundamental.

Mais conteúdos dessa disciplina