Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
“Consideramos que o saber e o entender são mais próprios da técnica do que da experiência, e julgamos os que possuem a técnica mais sábios do que os que só possuem a experiência. E isso porque os primeiros conhecem a causa, enquanto os outros não a conhecem...” ARISTÓTELES. Meta�sica, 981a25. Tradução do italiano por Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002.
Em diálogo com a citação acima, é correto afirmar que
a) a experiência não é um tipo de saber, pois não conhece a causa.
b) a experiência é superior à técnica, pois é conhecimento prático.
c) a experiência é saber, pois possui o conhecimento da causa.
d) a experiência é um tipo de saber que não conhece a causa.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar a citação de Aristóteles. Ele faz uma distinção entre saber técnico e experiência, afirmando que o saber técnico é superior porque conhece a causa das coisas, enquanto a experiência, embora valiosa, não necessariamente possui esse conhecimento causal. Agora, vamos analisar as alternativas: a) a experiência não é um tipo de saber, pois não conhece a causa. - Esta afirmação é coerente com a citação, pois Aristóteles sugere que a experiência não tem o mesmo nível de conhecimento que a técnica. b) a experiência é superior à técnica, pois é conhecimento prático. - Esta afirmação contraria a citação de Aristóteles, que valoriza a técnica. c) a experiência é saber, pois possui o conhecimento da causa. - Esta afirmação é incorreta, pois Aristóteles diz que a experiência não conhece a causa. d) a experiência é um tipo de saber que não conhece a causa. - Esta afirmação está alinhada com a citação de Aristóteles, que distingue entre os dois tipos de conhecimento. Portanto, a alternativa correta é: d) a experiência é um tipo de saber que não conhece a causa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em sua Metafísica, Aristóteles apresenta um conjunto de princípios lógico-metafísicos que ordenam a realidade e nosso conhecimento acerca dela. Dentre eles está o princípio de não contradição, o qual
a) indica que afirmacoes contraditórias são lógica e metafisicamente aceitáveis, pois a contradição faz parte da realidade.
b) estabelece que é possível que as coisas que tenham tais e tais características não as tenham ao mesmo tempo sob as mesmas circunstâncias.
c) afirma que é impossível que as coisas que tenham tais e tais características não as tenham ao mesmo tempo sob as mesmas circunstâncias.
d) é normativo, ou moral; portanto, deve ser rejeitado como antimetafísico, ou seja, não caracteriza a realidade.

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Política de Aristóteles, marque V, se for verdadeiro, e F, se for falso.
(__) Para Aristóteles, a tirania, a oligarquia e a democracia são as três formas de governo más (degeneradas, corrompidas), porque favorecem os interesses de um só, dos mais ricos ou nobres ou da maioria pobre, respectivamente. (__ ) Aristóteles e seu mestre Platão buscaram estabelecer, cada um a seu modo, os parâmetros de um bom e justo governo. Nenhum deles, entretanto, tinha admiração pela democracia, sobretudo em seu formato puro. (__ ) A Política aristotélica está inextricavelmente vinculada à Ética, pois, se no âmbito individual, os homens buscam a Eudaimonia (felicidade), no âmbito coletivo, o Estado deve buscar o bem comum, considerado pelo estagirita como Sumo Bem. (__ ) Para Aristóteles, a Polis é uma criação artificial, já que os homens são naturalmente propensos a viverem isolados, buscando seus próprios interesses. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Mais conteúdos dessa disciplina