Logo Passei Direto
Buscar
O pai e a mãe, enquanto no exercício do poder familiar,
(A) são usufrutuários dos bens dos filhos e têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade.
(B) não terão o usufruto nem a administração dos bens dos filhos menores, salvo por decisão judicial, que dispensar a nomeação de um curador.
(C) só serão usufrutuários dos bens imóveis dos filhos depois do registro do usufruto no Serviço de Registro de Imóveis, e, para administrar esses bens, deverão prestar caução idônea, exceto se o juiz a dispensar.
(D) têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade, mas não são usufrutuários desses bens, porque as respectivas rendas devem ser depositadas para entrega aos filhos quando se tornarem capazes.
(E) são usufrutuários dos bens dos filhos, mas não têm a administração dos bens destes, porque devem ser entregues à administração de um curador.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao poder familiar e à administração dos bens dos filhos menores: (A) "são usufrutuários dos bens dos filhos e têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade." - Esta alternativa está correta, pois os pais, no exercício do poder familiar, têm a administração dos bens dos filhos menores e são considerados usufrutuários. (B) "não terão o usufruto nem a administração dos bens dos filhos menores, salvo por decisão judicial, que dispensar a nomeação de um curador." - Esta alternativa está incorreta, pois os pais têm o usufruto e a administração dos bens dos filhos menores. (C) "só serão usufrutuários dos bens imóveis dos filhos depois do registro do usufruto no Serviço de Registro de Imóveis, e, para administrar esses bens, deverão prestar caução idônea, exceto se o juiz a dispensar." - Esta alternativa não é correta, pois os pais não precisam registrar o usufruto para administrarem os bens dos filhos. (D) "têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade, mas não são usufrutuários desses bens, porque as respectivas rendas devem ser depositadas para entrega aos filhos quando se tornarem capazes." - Esta alternativa está incorreta, pois os pais são usufrutuários dos bens dos filhos. (E) "são usufrutuários dos bens dos filhos, mas não têm a administração dos bens destes, porque devem ser entregues à administração de um curador." - Esta alternativa também está incorreta, pois os pais têm a administração dos bens dos filhos menores. Portanto, a alternativa correta é: (A) "são usufrutuários dos bens dos filhos e têm a administração dos bens dos filhos menores sob sua autoridade."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Direito Civil, parte especial, família, e em conformidade com a Constituição Federal, o poder familiar existe de forma legal, sendo que, de acordo com o exercício do poder familiar:
a. compete aos pais, quanto à pessoa dos filhos menores, representá-los, até aos 18 anos, nos atos da vida civil.
b. suspende-se igualmente o exercício do poder familiar ao pai ou à mãe condenados por sentença irrecorrível, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de prisão.
c. divergindo os pais quanto ao exercício do poder familiar, é cabível, de acordo com o princípio da isonomia e da equidade, a diferenciação entre pais, não podendo recorrer ao juiz o pai, ou a mãe inadimplente em suas obrigações parentais.
d. cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a extinção do poder familiar em casos de abuso de autoridade ou de pai ou de mãe, que faltaram com os deveres a eles inerentes ou arruinaram os bens dos filhos.

No que se refere à guarda e ao direito de convivência entre familiares, assinale a opção correta.
A A guarda compartilhada não impede a fixação de alimentos em favor do filho.
B De acordo com a jurisprudência do STJ, a fixação da guarda compartilhada pressupõe, necessariamente, o consenso entre os pais.
C A guarda compartilhada está vinculada à repartição de tempo de permanência dos pais separados para com seus filhos comuns, conferindo-se de forma exclusiva o poder parental por períodos preestabelecidos, geralmente de forma equânime, entre as casas dos genitores.
D Atendendo à doutrina da preferência materna, o Código Civil prioriza a guarda unilateral em favor da mãe do menor.
E O inadimplemento da pensão alimentícia fixada em favor do menor impede o exercício do direito de visitar pelo genitor que não detiver a guarda.

O pai e a mãe, nos termos da lei civil, perderão o poder familiar, por ato judicial, exceto se:
a) castigar imoderadamente o filho.
b) deixar o filho em abandono.
c) for condenado por sentença irrecorrível, em virtude da prática de crime cuja pena exceda 2 anos.
d) praticar atos contrários à moral e aos bons costumes.

Mais conteúdos dessa disciplina