Buscar

Em que bases foi assinado o Tratado de Paz que colocou fim ao conflito da Bósnia

me ajudem

💡 2 Respostas

User badge image

Nataly Delacour

o tratado de paz, digamos que foi meio que forçado pelas Nações Unidas, sendo respeitado os limites originais de cada república. Mais informações aqui http://www.dw.com/pt/1995-acordo-de-dayton-encerra-guerra-da-b%C3%B3snia/a-332295

0
Dislike0
User badge image

Terra à Vista

Antes de mais nada é preciso ter em mente que a Guerra da Bósnia é uma consequência da crise do modelo socialista no decorrer da década de 90. A antiga URSS cai, junto com o enfraquecimento político de todas as suas repúblicas. A já independente Iuguslávia começará seu processo de fragmentação nesse mesmo contexto. Os países que a compunham (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Montenegro, Macedônia e Bósnia-Herzegovina) começam a se tornar países independentes. Contudo, a Sérvia - o país de maior força política e militar da região - quer manter sua hegemonia e a união dos sérvios espalhados por todos esses países. Sonho esse, encabeçado pelo antigo presidente da Sérvia e depois da Iuguslávia Slobodan Milosevic.

Aos poucos, cada um desses países foi conseguindo sua independência. Até chegar o momento da Bósnia-Herzegovina. Era um caso à parte devido sua múltipla composição étnico-religiosa. De maneira geral, os bónios eram muçulmanos, os sérvios cristãos ortodoxos e os croatas católicos.

As disputas entre os grupos deram origem a Guerra da Bósnia que só teve fim com o Tratado de Dayton, assinado em 1995. As bases do tratado deviam ser postuladas de modo que abrangessem toda diversidade cultural local. Por isso, ficou estabelecido que a Bósnia-Herzegovina se organizaria em duas regiões: República Sérvia da Bósnia e a Federação da Bósnia-Herzegovina (ou Federação muçulmano-croata). O modo de governo seria um triunvirato presidencial (modelo político em que três representantes são eleitos de forma democrática), sendo que ambas as regiões devem ser governadas por uma entidade federal que tem um Parlamento (poder legislativo) comum.

 

Não deixe de entrar no nosso canal no Youtube!

https://www.youtube.com/channel/UCcynBClLjFMhI1z7pY1yYyQ

Muitos vídeos rápidos e divertidos, sem perder a profundidade do conteúdo histórico.

Att. Equipe Terra à Vista
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais