Buscar

Qual a proposta conhecida como Direito Achado na Rua de Roberto Lyra Filho?

Essa questão relaciona o Direito e a participação da população em seu desenvolvimento.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Primeiramente,  indico a leitura do livro o que é direito do Lyra Filho e a obra Prof. Alexandre Bernardino. Noticias do direito brasileiro. Brasília: UNB

A obra direito achado na rua é caracterizar uma concepção de Direito que emerge, transformadora, dos espaços públicos – a rua – onde se dá a formação de sociabilidades reinventadas que permitem abrir a consciência de novos sujeitos para uma cultura de cidadania e de participação democrática.

O Direito Achado na Rua é um movimento que se iniciou na década de 80 em Brasília e hoje é uma linha de pesquisa que investiga os fenômenos sociais e forma profissionais considerando que o contexto histórico e social da construção do direito. “O direito se constrói não somente a partir dos tribunais, não somente a partir do legislativo, mas sobretudo ele tem sua origem e sua efetividade na rua, ou seja, na esfera pública, no espaço público, que gera pressão para as instituições produzirem direito em texto – ou seja: a lei – e pratica direito no seu dia a dia. Se não houver olhar para isso, acabamos desconsiderando a parcela mais importante da esfera jurídica”, explica o Prof. Alexandre Bernardino.

O Direito Achado na Rua é inspirado na metáfora de que a rua é o espaço público onde o povo se encontra, onde a diversidade e o pluralismo é expresso.

12
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes