Logo Passei Direto
Buscar
Doença Falciforme é um termo genérico usado para determinar um grupo de alterações genéticas caracterizadas pelo predomínio da hemoglobina S (Hb S). Essas alterações incluem a anemia Falciforme (Hb SS), as duplas heterozigoses, ou seja, as associações de Hb S com outras variantes de hemoglobinas, tais como, Hb D, Hb C, e as interações com talassemias (Hb S/ β° talassemia, Hb S/β+ talassemia, Hb S/ talassemia).
Para o diagnóstico definitivo de anemia falciforme, qual ou quais os exames indicados?
Teste de solubilidade e contagem de reticulócitos.
Teste de afoiçamento e observação de eritrócitos falciformes no microscópio.
Eletroforese de hemoglobinas e cromatografia líquida de alta eficiência.
Teste de fragilidade osmótica.
Dosagem da hemoglobina fetal no sangue.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para o diagnóstico definitivo da anemia falciforme, os exames mais indicados são aqueles que permitem identificar a presença da hemoglobina S e suas variantes. Analisando as opções: 1. Teste de solubilidade e contagem de reticulócitos - O teste de solubilidade pode indicar a presença de hemoglobina S, mas não é definitivo. 2. Teste de afoiçamento e observação de eritrócitos falciformes no microscópio - Este teste pode ajudar na identificação, mas não é um diagnóstico definitivo. 3. Eletroforese de hemoglobinas e cromatografia líquida de alta eficiência - Esses exames são considerados os padrões-ouro para o diagnóstico definitivo da anemia falciforme, pois permitem a identificação precisa das diferentes hemoglobinas presentes. 4. Teste de fragilidade osmótica - Este teste é mais utilizado para outras condições, como a esferocitose hereditária, e não é específico para anemia falciforme. 5. Dosagem da hemoglobina fetal no sangue - Embora possa ser útil em alguns contextos, não é um teste definitivo para anemia falciforme. Portanto, a alternativa correta para o diagnóstico definitivo de anemia falciforme é: Eletroforese de hemoglobinas e cromatografia líquida de alta eficiência.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A hemoglobinúria paroxística noturna é um distúrbio adquirido raro caracterizado por hemólise intravascular e hemoglobinúria. Leucopenia, trombocitopenia, tromboses arteriais e venosas e crises episódicas são comuns.
Sobre esse tipo de anemia, analise as afirmativas a seguir:
I. Ela é causada por mutações que diminuem a síntese do glicosilfosfatidil-inositol (GPI).
II. Indivíduos com diminuição dos eritrócitos, plaquetas e dos leucócitos conjuntamente, que apresentem contagem de reticulócitos elevadas, são candidatos à investigação para HPN.
III. No teste de HAM, os eritrócitos normais sofrem hemólise e os HPNs não são lisados.
I.
II e III.
I e II.
III.
II.

Mais conteúdos dessa disciplina