empresarial 1
Bárbara Soares
Há mais de um mês
O empresário individual, que antes da vigência do Código Civil de 2002 chamava-se firma individual, é pessoa física que exerce pessoalmente atividade de empresário, assume responsabilidade ilimitada e em caso de falência responde com seus bens pessoais. O empresário individual não tem personalidade jurídica, ou seja, mesmo tendo registro no CNPJ, não é considerado pessoa jurídica.
O empresário individual poderá optar por se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte, se atendido as exigências contidas em lei.
O empresário individual pode transformar-se em sociedade empresária limitada, atendendo aos requisitos estabelecidos as sociedades limitadas, o que, após levado a registro, passará a ter personalidade jurídica.
Fonte: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/legislacao/empresario-individual
MINHAS OBSERVAÇÕES:
Vejo hoje em dia, para os pequenos empreendedores, uma ótima opção de limitar essa responsabiliadade com a EIRELI (trazida pela lei 12.441/11) que é uma inovação do empresário individual.
Aqui, na EIRELI, há apenas 1 pessoa, titular do capital social da empresa, tendo como principal diferença justamente a questão da responsabilidade limitada.
A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.
Chanderson Rodrigues
Há mais de um mês
Muito obrigado Bárbara.
Aléxia Kílaris
Há mais de um mês
Sim, neste tipo de empresa o patrimônio da pessoa natural e da empresa, propriamente dita, é o mesmo. Assim, é necessário atenção, pois, em caso de passivo ou dívidas, o titular responde de forma ilimitada pelos compromissos financeiros angariados pela empresa.