Logo Passei Direto
Buscar
Com base nos direitos e nos deveres coletivos previstos na Constituição Federal, quando o responsável por ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público, a solução correta de ajuizamento será a (o)
(A) arguição de descumprimento de preceito fundamental.
(B) mandado de injunção.
(C) mandado de segurança.
(D) ação direta de inconstitucionalidade.
(E) ação direta de constitucionalidade.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as opções em relação ao contexto de ilegalidade ou abuso de poder por parte de uma autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. Vamos analisar as alternativas: (A) Arguição de descumprimento de preceito fundamental - Essa ação é utilizada para proteger preceitos fundamentais da Constituição, mas não é a mais adequada para casos de ilegalidade ou abuso de poder. (B) Mandado de injunção - Essa ação é utilizada quando há a falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício de um direito constitucional, não se aplicando diretamente a casos de abuso de poder. (C) Mandado de segurança - Essa é a ação adequada para proteger o direito líquido e certo do impetrante contra ato ilegal ou abusivo de autoridade, sendo a mais apropriada para o caso apresentado. (D) Ação direta de inconstitucionalidade - Essa ação é utilizada para declarar a inconstitucionalidade de leis ou atos normativos, não se aplicando diretamente a atos de autoridades. (E) Ação direta de constitucionalidade - Essa ação visa a declaração de constitucionalidade de leis ou atos normativos, não se aplicando ao contexto de abuso de poder. Diante da análise, a alternativa correta é: (C) mandado de segurança.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
São direitos fundamentais previstos no art. 5o da Constituição Federal:
a) a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político.
b) o devido processo legal, a gratuidade do registro civil de nascimento para os reconhecidamente pobres, a livre manifestação do pensamento, e a inversão do ônus da prova em favor do consumidor, quando verossímeis os fatos alegados ou for ele hipossuficiente.
c) a razoável duração do processo, a propositura de ação privada para os crimes de ação pública, quando esta não for intentada no prazo legal, a ação de habeas data, e a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
d) a ação de habeas corpus, a liberdade de associação, a vedação no processo das provas obtidas por meios ilícitos, a erradicação da pobreza, e a soberania.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Sobre o direito de reunião previsto no art. 5o, XVI, da Constituição Federal, é correto afirmar que todos podem reunir-se pacificamente,
a) em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
b) sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
c) sem armas, em locais abertos ao público, mediante prévia autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
d) sem armas, em locais abertos ou não ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
No que se refere ao mandado de injunção, é correto afirmar que
a) a legitimidade ativa é restrita a pessoas e órgãos elencados na Constituição Federal.
b) o objeto é qualquer omissão constitucional.
c) a competência é exclusiva do Supremo Tribunal Federal.
d) a competência é exclusiva dos Tribunais Superiores.
e) a legitimidade ativa é qualquer pessoa.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Assinale a alternativa que corretamente examina características dos instrumentos à disposição do direito processual constitucional.
a) A legitimidade ativa compete ao titular do direito líquido e certo violado, mas o mandado de segurança não é ação personalíssima, visto que o Supremo Tribunal Federal já assentou a possibilidade da habilitação de herdeiros por morte do impetrante.
b) O inquérito civil constitui procedimento investigatório e será instaurado pelo Ministério Público ou pelos entes federativos, União, Estados, Distrito Federal e Municípios para apurar fato que, em tese, autoriza o exercício da tutela de interesses coletivos ou difusos.
c) Não existindo lacuna que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, não há necessidade de mandado de injunção; portanto, o mandado de injunção não pode ser concedido verificando-se a existência de norma anterior à Constituição devidamente recepcionada.
d) O Supremo Tribunal Federal entende que para o cabimento de ação popular, não basta a ilegalidade do ato administrativo a invalidar, sendo necessária também, cumulativamente, a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos.
e) O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a prova do anterior indeferimento do pedido de informação de dados pessoais, previsto na Lei Federal no 9.507/97, constitui requisito dispensável para que se concretize o interesse de agir no habeas data.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Considerando o que estabelece a Constituição Federal a respeito dos Direitos e Garantias Fundamentais, é correto afirmar que
a) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo, todavia, exigida a prévia autorização da autoridade competente.
b) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante a noite, por determinação judicial.
c) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, não cabendo, neste caso, qualquer tipo de indenização ao proprietário, mesmo se houver dano.
d) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
e) é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional, exceto nas hipóteses previstas em lei federal.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Nos termos da Constituição da República, sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania,
a) conceder-se-á mandado de injunção.
b) será cabível o ajuizamento do habeas data.
c) o prejudicado poderá impetrar habeas corpus.
d) caberá ação popular.
e) o cidadão poderá impetrar mandado de segurança.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Aos portugueses serão atribuídos os direitos
a) inerentes ao brasileiro nato.
b) inerentes ao brasileiro naturalizado.
c) inerentes aos do brasileiro, quando tiverem residência permanente no Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português ao brasileiro.
d) correspondentes aos do brasileiro nato, quando tiverem residência permanente no Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A duração razoável do processo
a) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata.
b) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas no âmbito judicial, e tem aplicação imediata.
c) não é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata.
d) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas no âmbito judicial, e não tem aplicação imediata.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre aspectos do mandado de segurança, previsto como remédio constitucional na Constituição Federal de 1988.
a) No exercício de competência delegada, o mandado de segurança deve ser impetrado contra a autoridade delegante.
b) Pedido de reconsideração na via administrativa não interrompe o prazo para o mandado de segurança.
c) A entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.
d) Cabe mandado de segurança contra decisão judicial com trânsito em julgado ou passível de correição.
e) O mandado de segurança, em determinados casos excepcionais, substitui a ação popular.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Em relação ao habeas data, é correta a seguinte afirmação.
a) O habeas data sempre pode ser concedido para conhecimento de informações relativas a terceiros, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
b) Considera-se de caráter público todo registro ou banco de dados contendo informações que sejam ou possam ser transmitidas a terceiros ou que não sejam de uso privativo do órgão ou entidade produtora ou depositária das informações.
c) O habeas data não pode ser impetrado para que o interessado apresente explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.
d) Quando a sentença conceder o habeas data, o recurso terá efeito suspensivo e devolutivo.
e) O pedido de habeas data não pode ser renovado em nenhuma hipótese.

Mais conteúdos dessa disciplina