Logo Passei Direto
Buscar

150 QUESTÕES DIREITOS HUMANOS PMPI 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
São direitos fundamentais previstos no art. 5o da Constituição Federal:
a) a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político.
b) o devido processo legal, a gratuidade do registro civil de nascimento para os reconhecidamente pobres, a livre manifestação do pensamento, e a inversão do ônus da prova em favor do consumidor, quando verossímeis os fatos alegados ou for ele hipossuficiente.
c) a razoável duração do processo, a propositura de ação privada para os crimes de ação pública, quando esta não for intentada no prazo legal, a ação de habeas data, e a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
d) a ação de habeas corpus, a liberdade de associação, a vedação no processo das provas obtidas por meios ilícitos, a erradicação da pobreza, e a soberania.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Sobre o direito de reunião previsto no art. 5o, XVI, da Constituição Federal, é correto afirmar que todos podem reunir-se pacificamente,
a) em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
b) sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
c) sem armas, em locais abertos ao público, mediante prévia autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
d) sem armas, em locais abertos ou não ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
No que se refere ao mandado de injunção, é correto afirmar que
a) a legitimidade ativa é restrita a pessoas e órgãos elencados na Constituição Federal.
b) o objeto é qualquer omissão constitucional.
c) a competência é exclusiva do Supremo Tribunal Federal.
d) a competência é exclusiva dos Tribunais Superiores.
e) a legitimidade ativa é qualquer pessoa.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Assinale a alternativa que corretamente examina características dos instrumentos à disposição do direito processual constitucional.
a) A legitimidade ativa compete ao titular do direito líquido e certo violado, mas o mandado de segurança não é ação personalíssima, visto que o Supremo Tribunal Federal já assentou a possibilidade da habilitação de herdeiros por morte do impetrante.
b) O inquérito civil constitui procedimento investigatório e será instaurado pelo Ministério Público ou pelos entes federativos, União, Estados, Distrito Federal e Municípios para apurar fato que, em tese, autoriza o exercício da tutela de interesses coletivos ou difusos.
c) Não existindo lacuna que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, não há necessidade de mandado de injunção; portanto, o mandado de injunção não pode ser concedido verificando-se a existência de norma anterior à Constituição devidamente recepcionada.
d) O Supremo Tribunal Federal entende que para o cabimento de ação popular, não basta a ilegalidade do ato administrativo a invalidar, sendo necessária também, cumulativamente, a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos.
e) O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a prova do anterior indeferimento do pedido de informação de dados pessoais, previsto na Lei Federal no 9.507/97, constitui requisito dispensável para que se concretize o interesse de agir no habeas data.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Considerando o que estabelece a Constituição Federal a respeito dos Direitos e Garantias Fundamentais, é correto afirmar que
a) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo, todavia, exigida a prévia autorização da autoridade competente.
b) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante a noite, por determinação judicial.
c) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, não cabendo, neste caso, qualquer tipo de indenização ao proprietário, mesmo se houver dano.
d) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
e) é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional, exceto nas hipóteses previstas em lei federal.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Nos termos da Constituição da República, sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania,
a) conceder-se-á mandado de injunção.
b) será cabível o ajuizamento do habeas data.
c) o prejudicado poderá impetrar habeas corpus.
d) caberá ação popular.
e) o cidadão poderá impetrar mandado de segurança.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Aos portugueses serão atribuídos os direitos
a) inerentes ao brasileiro nato.
b) inerentes ao brasileiro naturalizado.
c) inerentes aos do brasileiro, quando tiverem residência permanente no Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português ao brasileiro.
d) correspondentes aos do brasileiro nato, quando tiverem residência permanente no Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A duração razoável do processo
a) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata.
b) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas no âmbito judicial, e tem aplicação imediata.
c) não é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata.
d) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas no âmbito judicial, e não tem aplicação imediata.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre aspectos do mandado de segurança, previsto como remédio constitucional na Constituição Federal de 1988.
a) No exercício de competência delegada, o mandado de segurança deve ser impetrado contra a autoridade delegante.
b) Pedido de reconsideração na via administrativa não interrompe o prazo para o mandado de segurança.
c) A entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.
d) Cabe mandado de segurança contra decisão judicial com trânsito em julgado ou passível de correição.
e) O mandado de segurança, em determinados casos excepcionais, substitui a ação popular.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Em relação ao habeas data, é correta a seguinte afirmação.
a) O habeas data sempre pode ser concedido para conhecimento de informações relativas a terceiros, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
b) Considera-se de caráter público todo registro ou banco de dados contendo informações que sejam ou possam ser transmitidas a terceiros ou que não sejam de uso privativo do órgão ou entidade produtora ou depositária das informações.
c) O habeas data não pode ser impetrado para que o interessado apresente explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.
d) Quando a sentença conceder o habeas data, o recurso terá efeito suspensivo e devolutivo.
e) O pedido de habeas data não pode ser renovado em nenhuma hipótese.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A ação popular, assim como o voto, a iniciativa popular, o plebiscito e o referendo, configura-se como relevante instrumento de democracia direta e de participação política. A respeito da ação popular, assinale a alternativa correta.
a) Pode ser proposta por qualquer brasileiro nato ou naturalizado.
b) Esse remédio constitucional tem por escopo anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
c) O autor da ação popular é isento de custas judiciais, salvo se a ação for julgada improcedente. Nesse caso, dispensa-se o recolhimento retroativo dos valores, sendo obrigatório, porém, o pagamento das custas judiciais a partir de então.
d) A propositura de ação popular, como forma de dar maior efetividade ao direito de petição e ao acesso à Justiça, tal qual o caso excepcional das ações propostas perante os juizados especiais cíveis, pode ocorrer sem a presença de advogado.
e) Trata-se de remédio constitucional que pode ser utilizado pelo Ministério Público em razão de pedido subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A respeito dos remédios constitucionais, assinale a alternativa correta.
a) Para efeito de análise de cabimento de mandado de segurança, considera-se líquido e certo o direito comprovado de plano, admitindo o rito da ação, contudo, ampla instrução probatória.
b) Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção e de associação, por ilegalidade ou abuso de poder.
c) Em respeito ao princípio da segurança jurídica, a desistência do mandado de segurança não pode ocorrer após a prolação de sentença.
d) A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes.
e) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, sendo o uso do instrumento processual adequado nos casos em que os referidos direitos estejam contemplados em normas constitucionais de eficácia plena.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A respeito dos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar que
a) é livre a manifestação do pensamento, garantido o anonimato.
b) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, em ambos os casos, o trânsito em julgado.
c) é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
d) a partir do início da vigência da Emenda Constitucional nº 45/04, todos os tratados internacionais relativos a direitos humanos são incorporados no direito brasileiro com hierarquia de emenda constitucional.
e) a lei considerará crimes inafiançáveis e imprescritíveis a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Segundo a Constituição Federal, a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas
a) dependem de autorização do Poder Executivo.
b) são acompanhadas por uma Comissão Especial criada pelo Poder Legislativo.
c) independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
d) dependem de Decreto específico do Poder Legislativo, porém é vedada qualquer interferência do Poder Executivo.

Dentre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, consta a seguinte previsão:
a) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
b) a criação de associações e de cooperativas independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento, não podendo tais entes ser compulsoriamente dissolvidos ou ter suas atividades suspensas, ainda que por decisão judicial.
c) conceder-se-á mandado de injunção para proteger direito líquido e certo, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
d) qualquer cidadão é parte legítima para propor ação civil pública que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
e) os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às leis complementares.

Assinale a alternativa correta sobre o mandado de segurança.
a) É cabível contra atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas.
b) É cabível contra ato disciplinar.
c) Serve para proteger direito líquido e certo, ainda que amparado por habeas corpus ou habeas data.
d) É cabível contra lei ou ato normativo em tese.

Cidadão que pretende obter em repartição pública, certidão para fins de defesa em processo penal, e se vê diante de negativa do referido órgão, deverá ajuizar
a) mandado de segurança, para defesa de seu direito fundamental a obter certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situação de interesse pessoal.
b) habeas data, remédio constitucional previsto para conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
c) habeas corpus, já que por se destinar a certidão a surtir efeito em processo penal, poderá eclodir violação à liberdade de locomoção por ilegalidade.
d) mandado de injunção, pois se cuida de omissão que torna inviável o exercício do direito à ampla defesa.

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
a) é livre a locomoção no território nacional, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.
b) a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou indulto a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
c) as entidades associativas, independentemente de autorização, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.
d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário, em qualquer caso, indenização ulterior.
e) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

O Art. 5º da Constituição Federal estabelece que todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Com relação aos direitos e garantias fundamentais, analise as assertivas abaixo e responda em seguida quais delas são verdadeiras:
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
a) I, II e III.
b) apenas I e III.
c) apenas II.
d) apenas II e III.
e) apenas I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
São direitos fundamentais previstos no art. 5o da Constituição Federal:
a) a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político.
b) o devido processo legal, a gratuidade do registro civil de nascimento para os reconhecidamente pobres, a livre manifestação do pensamento, e a inversão do ônus da prova em favor do consumidor, quando verossímeis os fatos alegados ou for ele hipossuficiente.
c) a razoável duração do processo, a propositura de ação privada para os crimes de ação pública, quando esta não for intentada no prazo legal, a ação de habeas data, e a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
d) a ação de habeas corpus, a liberdade de associação, a vedação no processo das provas obtidas por meios ilícitos, a erradicação da pobreza, e a soberania.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Sobre o direito de reunião previsto no art. 5o, XVI, da Constituição Federal, é correto afirmar que todos podem reunir-se pacificamente,
a) em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
b) sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
c) sem armas, em locais abertos ao público, mediante prévia autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
d) sem armas, em locais abertos ou não ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
No que se refere ao mandado de injunção, é correto afirmar que
a) a legitimidade ativa é restrita a pessoas e órgãos elencados na Constituição Federal.
b) o objeto é qualquer omissão constitucional.
c) a competência é exclusiva do Supremo Tribunal Federal.
d) a competência é exclusiva dos Tribunais Superiores.
e) a legitimidade ativa é qualquer pessoa.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Assinale a alternativa que corretamente examina características dos instrumentos à disposição do direito processual constitucional.
a) A legitimidade ativa compete ao titular do direito líquido e certo violado, mas o mandado de segurança não é ação personalíssima, visto que o Supremo Tribunal Federal já assentou a possibilidade da habilitação de herdeiros por morte do impetrante.
b) O inquérito civil constitui procedimento investigatório e será instaurado pelo Ministério Público ou pelos entes federativos, União, Estados, Distrito Federal e Municípios para apurar fato que, em tese, autoriza o exercício da tutela de interesses coletivos ou difusos.
c) Não existindo lacuna que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, não há necessidade de mandado de injunção; portanto, o mandado de injunção não pode ser concedido verificando-se a existência de norma anterior à Constituição devidamente recepcionada.
d) O Supremo Tribunal Federal entende que para o cabimento de ação popular, não basta a ilegalidade do ato administrativo a invalidar, sendo necessária também, cumulativamente, a demonstração de prejuízo material aos cofres públicos.
e) O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a prova do anterior indeferimento do pedido de informação de dados pessoais, previsto na Lei Federal no 9.507/97, constitui requisito dispensável para que se concretize o interesse de agir no habeas data.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Considerando o que estabelece a Constituição Federal a respeito dos Direitos e Garantias Fundamentais, é correto afirmar que
a) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo, todavia, exigida a prévia autorização da autoridade competente.
b) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante a noite, por determinação judicial.
c) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, não cabendo, neste caso, qualquer tipo de indenização ao proprietário, mesmo se houver dano.
d) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.
e) é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional, exceto nas hipóteses previstas em lei federal.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Nos termos da Constituição da República, sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania,
a) conceder-se-á mandado de injunção.
b) será cabível o ajuizamento do habeas data.
c) o prejudicado poderá impetrar habeas corpus.
d) caberá ação popular.
e) o cidadão poderá impetrar mandado de segurança.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Aos portugueses serão atribuídos os direitos
a) inerentes ao brasileiro nato.
b) inerentes ao brasileiro naturalizado.
c) inerentes aos do brasileiro, quando tiverem residência permanente no Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português ao brasileiro.
d) correspondentes aos do brasileiro nato, quando tiverem residência permanente no Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A duração razoável do processo
a) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata.
b) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas no âmbito judicial, e tem aplicação imediata.
c) não é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata.
d) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas no âmbito judicial, e não tem aplicação imediata.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre aspectos do mandado de segurança, previsto como remédio constitucional na Constituição Federal de 1988.
a) No exercício de competência delegada, o mandado de segurança deve ser impetrado contra a autoridade delegante.
b) Pedido de reconsideração na via administrativa não interrompe o prazo para o mandado de segurança.
c) A entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva categoria.
d) Cabe mandado de segurança contra decisão judicial com trânsito em julgado ou passível de correição.
e) O mandado de segurança, em determinados casos excepcionais, substitui a ação popular.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Em relação ao habeas data, é correta a seguinte afirmação.
a) O habeas data sempre pode ser concedido para conhecimento de informações relativas a terceiros, constantes de registro ou banco de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
b) Considera-se de caráter público todo registro ou banco de dados contendo informações que sejam ou possam ser transmitidas a terceiros ou que não sejam de uso privativo do órgão ou entidade produtora ou depositária das informações.
c) O habeas data não pode ser impetrado para que o interessado apresente explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável.
d) Quando a sentença conceder o habeas data, o recurso terá efeito suspensivo e devolutivo.
e) O pedido de habeas data não pode ser renovado em nenhuma hipótese.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A ação popular, assim como o voto, a iniciativa popular, o plebiscito e o referendo, configura-se como relevante instrumento de democracia direta e de participação política. A respeito da ação popular, assinale a alternativa correta.
a) Pode ser proposta por qualquer brasileiro nato ou naturalizado.
b) Esse remédio constitucional tem por escopo anular ato lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
c) O autor da ação popular é isento de custas judiciais, salvo se a ação for julgada improcedente. Nesse caso, dispensa-se o recolhimento retroativo dos valores, sendo obrigatório, porém, o pagamento das custas judiciais a partir de então.
d) A propositura de ação popular, como forma de dar maior efetividade ao direito de petição e ao acesso à Justiça, tal qual o caso excepcional das ações propostas perante os juizados especiais cíveis, pode ocorrer sem a presença de advogado.
e) Trata-se de remédio constitucional que pode ser utilizado pelo Ministério Público em razão de pedido subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A respeito dos remédios constitucionais, assinale a alternativa correta.
a) Para efeito de análise de cabimento de mandado de segurança, considera-se líquido e certo o direito comprovado de plano, admitindo o rito da ação, contudo, ampla instrução probatória.
b) Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção e de associação, por ilegalidade ou abuso de poder.
c) Em respeito ao princípio da segurança jurídica, a desistência do mandado de segurança não pode ocorrer após a prolação de sentença.
d) A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados independe da autorização destes.
e) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, sendo o uso do instrumento processual adequado nos casos em que os referidos direitos estejam contemplados em normas constitucionais de eficácia plena.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
A respeito dos direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar que
a) é livre a manifestação do pensamento, garantido o anonimato.
b) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, em ambos os casos, o trânsito em julgado.
c) é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.
d) a partir do início da vigência da Emenda Constitucional nº 45/04, todos os tratados internacionais relativos a direitos humanos são incorporados no direito brasileiro com hierarquia de emenda constitucional.
e) a lei considerará crimes inafiançáveis e imprescritíveis a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS
Segundo a Constituição Federal, a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas
a) dependem de autorização do Poder Executivo.
b) são acompanhadas por uma Comissão Especial criada pelo Poder Legislativo.
c) independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
d) dependem de Decreto específico do Poder Legislativo, porém é vedada qualquer interferência do Poder Executivo.

Dentre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, consta a seguinte previsão:
a) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
b) a criação de associações e de cooperativas independe de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento, não podendo tais entes ser compulsoriamente dissolvidos ou ter suas atividades suspensas, ainda que por decisão judicial.
c) conceder-se-á mandado de injunção para proteger direito líquido e certo, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
d) qualquer cidadão é parte legítima para propor ação civil pública que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.
e) os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às leis complementares.

Assinale a alternativa correta sobre o mandado de segurança.
a) É cabível contra atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas.
b) É cabível contra ato disciplinar.
c) Serve para proteger direito líquido e certo, ainda que amparado por habeas corpus ou habeas data.
d) É cabível contra lei ou ato normativo em tese.

Cidadão que pretende obter em repartição pública, certidão para fins de defesa em processo penal, e se vê diante de negativa do referido órgão, deverá ajuizar
a) mandado de segurança, para defesa de seu direito fundamental a obter certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situação de interesse pessoal.
b) habeas data, remédio constitucional previsto para conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
c) habeas corpus, já que por se destinar a certidão a surtir efeito em processo penal, poderá eclodir violação à liberdade de locomoção por ilegalidade.
d) mandado de injunção, pois se cuida de omissão que torna inviável o exercício do direito à ampla defesa.

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
a) é livre a locomoção no território nacional, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.
b) a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou indulto a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
c) as entidades associativas, independentemente de autorização, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.
d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário, em qualquer caso, indenização ulterior.
e) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

O Art. 5º da Constituição Federal estabelece que todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Com relação aos direitos e garantias fundamentais, analise as assertivas abaixo e responda em seguida quais delas são verdadeiras:
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
a) I, II e III.
b) apenas I e III.
c) apenas II.
d) apenas II e III.
e) apenas I e II.

Prévia do material em texto

www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
1. (VUNESP/TJ-SP/2016) São direitos fundamentais previstos no art. 5o da 
Constituição Federal: 
a) a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais 
do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político. 
b) o devido processo legal, a gratuidade do registro civil de nascimento para 
os reconhecidamente pobres, a livre manifestação do pensamento, e a 
inversão do ônus da prova em favor do consumidor, quando verossímeis os 
fatos alegados ou for ele hipossuficiente. 
c) a razoável duração do processo, a propositura de ação privada para os 
crimes de ação pública, quando esta não for intentada no prazo legal, a ação 
de habeas data, e a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e 
militares de internação coletiva. 
d) a ação de habeas corpus, a liberdade de associação, a vedação no processo 
das provas obtidas por meios ilícitos, a erradicação da pobreza, e a soberania. 
2. (VUNESP/TJ-SP/2016) Sobre o direito de reunião previsto no art. 5o, XVI, 
da Constituição Federal, é correto afirmar que todos podem reunir-se 
pacificamente, 
a) em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde 
que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, 
sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. 
b) sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de 
autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada 
para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade 
competente. 
c) sem armas, em locais abertos ao público, mediante prévia autorização, 
desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o 
mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) sem armas, em locais abertos ou não ao público, independentemente de 
autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada 
para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade 
competente. 
3. (VUNESP/PREFEITURA DE ALUMÍNIO-SP/2016) No que se refere ao 
mandado de injunção, é correto afirmar que 
a) a legitimidade ativa é restrita a pessoas e órgãos elencados na Constituição 
Federal. 
b) o objeto é qualquer omissão constitucional. 
c) a competência é exclusiva do Supremo Tribunal Federal. 
d) a competência é exclusiva dos Tribunais Superiores. 
e) a legitimidade ativa é qualquer pessoa. 
4. (VUNESP/TJM-SP/2016) Assinale a alternativa que corretamente examina 
características dos instrumentos à disposição do direito processual 
constitucional. 
a) A legitimidade ativa compete ao titular do direito líquido e certo violado, 
mas o mandado de segurança não é ação personalíssima, visto que o 
Supremo Tribunal Federal já assentou a possibilidade da habilitação de 
herdeiros por morte do impetrante. 
b) O inquérito civil constitui procedimento investigatório e será instaurado 
pelo Ministério Público ou pelos entes federativos, União, Estados, Distrito 
Federal e Municípios para apurar fato que, em tese, autoriza o exercício da 
tutela de interesses coletivos ou difusos. 
c) Não existindo lacuna que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades 
constitucionais, não há necessidade de mandado de injunção; portanto, o 
mandado de injunção não pode ser concedido verificando-se a existência de 
norma anterior à Constituição devidamente recepcionada. 
d) O Supremo Tribunal Federal entende que para o cabimento de ação 
popular, não basta a ilegalidade do ato administrativo a invalidar, sendo 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
necessária também, cumulativamente, a demonstração de prejuízo material 
aos cofres públicos. 
e) O Supremo Tribunal Federal já decidiu que a prova do anterior 
indeferimento do pedido de informação de dados pessoais, previsto na Lei 
Federal no 9.507/97, constitui requisito dispensável para que se concretize o 
interesse de agir no habeas data. 
5. (VUNESP/PREFEITURA DE SÃO PAULO-SP/2016) Considerando o que 
estabelece a Constituição Federal a respeito dos Direitos e Garantias 
Fundamentais, é correto afirmar que 
a) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao 
público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para 
o mesmo local, sendo, todavia, exigida a prévia autorização da autoridade 
competente. 
b) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou 
para prestar socorro, ou, durante a noite, por determinação judicial. 
c) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar 
de propriedade particular, não cabendo, neste caso, qualquer tipo de 
indenização ao proprietário, mesmo se houver dano. 
d) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas 
atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o 
trânsito em julgado. 
e) é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da 
fonte, quando necessário ao exercício profissional, exceto nas hipóteses 
previstas em lei federal. 
6. (VUNESP/PREFEITURA DE SÃO PAULO-SP/2016) Nos termos da 
Constituição da República, sempre que a falta de norma regulamentadora 
torne inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das 
prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, 
a) conceder-se-á mandado de injunção. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) será cabível o ajuizamento do habeas data. 
c) o prejudicado poderá impetrar habeas corpus. 
d) caberá ação popular. 
e) o cidadão poderá impetrar mandado de segurança. 
7. (VUNESP/TJ-SP/2016) Aos portugueses serão atribuídos os direitos 
a) inerentes ao brasileiro nato. 
b) inerentes ao brasileiro naturalizado. 
c) inerentes aos do brasileiro, quando tiverem residência permanente no 
Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português ao brasileiro. 
d) correspondentes aos do brasileiro nato, quando tiverem residência 
permanente no Brasil e havendo reciprocidade no ordenamento português.8. (VUNESP/TJ-SP/2016) A duração razoável do processo 
a) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no 
âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata. 
b) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas 
no âmbito judicial, e tem aplicação imediata. 
c) não é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se no 
âmbito judicial e administrativo, e tem aplicação imediata. 
d) é garantia fundamental prevista na Constituição Federal, aplica-se apenas 
no âmbito judicial, e não tem aplicação imediata. 
9. (VUNESP/CÂMARA DE MARÍLIA-SP/2016) Assinale a alternativa que 
corretamente discorre sobre aspectos do mandado de segurança, previsto 
como remédio constitucional na Constituição Federal de 1988. 
a) No exercício de competência delegada, o mandado de segurança deve ser 
impetrado contra a autoridade delegante. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) Pedido de reconsideração na via administrativa não interrompe o prazo 
para o mandado de segurança. 
c) A entidade de classe não tem legitimação para o mandado de segurança 
quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva 
categoria. 
d) Cabe mandado de segurança contra decisão judicial com trânsito em 
julgado ou passível de correição. 
e) O mandado de segurança, em determinados casos excepcionais, substitui 
a ação popular. 
10. (VUNESP/CÂMARA DE MARÍLIA-SP/2016) AEm relação ao habeas data, é 
correta a seguinte afirmação. 
a) O habeas data sempre pode ser concedido para conhecimento de 
informações relativas a terceiros, constantes de registro ou banco de dados 
de entidades governamentais ou de caráter público. 
b) Considera-se de caráter público todo registro ou banco de dados contendo 
informações que sejam ou possam ser transmitidas a terceiros ou que não 
sejam de uso privativo do órgão ou entidade produtora ou depositária das 
informações. 
c) O habeas data não pode ser impetrado para que o interessado apresente 
explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência 
judicial ou amigável. 
d) Quando a sentença conceder o habeas data, o recurso terá efeito 
suspensivo e devolutivo. 
e) O pedido de habeas data não pode ser renovado em nenhuma hipótese. 
11. (VUNESP/IPSMI/2016) A ação popular, assim como o voto, a iniciativa 
popular, o plebiscito e o referendo, configura-se como relevante instrumento 
de democracia direta e de participação política. A respeito da ação popular, 
assinale a alternativa correta. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) Pode ser proposta por qualquer brasileiro nato ou naturalizado 
b) Esse remédio constitucional tem por escopo anular ato lesivo ao patrimônio 
público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio 
histórico e cultural. 
c) O autor da ação popular é isento de custas judiciais, salvo se a ação for 
julgada improcedente. Nesse caso, dispensa-se o recolhimento retroativo dos 
valores, sendo obrigatório, porém, o pagamento das custas judiciais a partir 
de então. 
d) A propositura de ação popular, como forma de dar maior efetividade ao 
direito de petição e ao acesso à Justiça, tal qual o caso excepcional das ações 
propostas perante os juizados especiais cíveis, pode ocorrer sem a presença 
de advogado. 
e) Trata-se de remédio constitucional que pode ser utilizado pelo Ministério 
Público em razão de pedido subscrito por, no mínimo, um por cento do 
eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos 
de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. 
12. (VUNESP/PREFEITURA DE SERTÃOZINHO-SP/2016) A respeito dos 
remédios constitucionais, assinale a alternativa correta. 
a) Para efeito de análise de cabimento de mandado de segurança, considera-
se líquido e certo o direito comprovado de plano, admitindo o rito da ação, 
contudo, ampla instrução probatória. 
b) Conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar 
ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção e de 
associação, por ilegalidade ou abuso de poder. 
c) Em respeito ao princípio da segurança jurídica, a desistência do mandado 
de segurança não pode ocorrer após a prolação de sentença. 
d) A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe 
em favor dos associados independe da autorização destes. 
e) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma 
regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e 
à cidadania, sendo o uso do instrumento processual adequado nos casos em 
que os referidos direitos estejam contemplados em normas constitucionais de 
eficácia plena. 
13. (VUNESP/PREFEITURA DE SERTÃOZINHO-SP/2016) A respeito dos 
direitos e garantias fundamentais, é correto afirmar que 
a) é livre a manifestação do pensamento, garantido o anonimato. 
b) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas 
atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, em ambos os casos, o 
trânsito em julgado. 
c) é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade 
do depósito. 
d) a partir do início da vigência da Emenda Constitucional nº 45/04, todos os 
tratados internacionais relativos a direitos humanos são incorporados no 
direito brasileiro com hierarquia de emenda constitucional. 
e) a lei considerará crimes inafiançáveis e imprescritíveis a prática da tortura, 
o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos 
como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores 
e os que, podendo evitá-los, se omitirem. 
14. (VUNESP/UNESP/2016) egundo a Constituição Federal, a criação de 
associações e, na forma da lei, a de cooperativas 
a) dependem de autorização do Poder Executivo. 
b) são acompanhadas por uma Comissão Especial criada pelo Poder 
Legislativo. 
c) independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu 
funcionamento. 
d) dependem de Decreto específico do Poder Legislativo, porém é vedada 
qualquer interferência do Poder Executivo em seu funcionamento. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) independem de autorização do Poder Judiciário, porém devem ter seu 
funcionamento fiscalizado pelo Poder Legislativo. 
15. (VUNESP/CÂMARA MUNICIPAL DE POÁ-SP/2016) A empresa X é autuada 
por suposta infração administrativa. Ao consultar os autosdo processo 
administrativo para elaboração de seu recurso, constata a existência de outro 
processo relacionado ao seu ao qual lhe é negado acesso, sob o fundamento 
de que está sob sigilo. Porém, toda a base fática que deu causa à autuação 
administrativa da empresa X consta desse processo “sigiloso”. Visando ter 
acesso a esse processo administrativo anterior, o remédio constitucional 
adequado a ser utilizado pela empresa X é 
a) o habeas data. 
b) o habeas corpus. 
c) o mandado de segurança. 
d) o mandado de injunção. 
e) a ação popular. 
16. (VUNESP/PREFEITURA DE ROSANA-SP/2016) Dentre os direitos e 
garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, consta a seguinte 
previsão: 
a) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao 
público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra 
reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido 
prévio aviso à autoridade competente. 
b) a criação de associações e de cooperativas independe de autorização, 
sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento, não podendo tais 
entes ser compulsoriamente dissolvidos ou ter suas atividades suspensas, 
ainda que por decisão judicial. 
c) conceder-se-á mandado de injunção para proteger direito líquido e certo, 
quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade 
pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder 
Público. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) qualquer cidadão é parte legítima para propor ação civil pública que vise a 
anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado 
participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio 
histórico e cultural. 
e) os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem 
aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três 
quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às leis 
complementares. 
17. (VUNESP/TJ-SP/2016) Assinale a alternativa correta sobre o mandado de 
segurança. 
a) É cabível contra atos de gestão comercial praticados pelos administradores 
de empresas públicas. 
b) É cabível contra ato disciplinar. 
c) Serve para proteger direito líquido e certo, ainda que amparado por habeas 
corpus ou habeas data. 
d) É cabível contra lei ou ato normativo em tese. 
18. (VUNESP/TJ-SP/2016) Cidadão que pretende obter em repartição pública, 
certidão para fins de defesa em processo penal, e se vê diante de negativa 
do referido órgão, deverá ajuizar 
a) mandado de segurança, para defesa de seu direito fundamental a obter 
certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de 
situação de interesse pessoal. 
b) habeas data, remédio constitucional previsto para conhecimento de 
informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou 
bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. 
c) habeas corpus, já que por se destinar a certidão a surtir efeito em processo 
penal, poderá eclodir violação à liberdade de locomoção por ilegalidade. 
d) mandado de injunção, pois se cuida de omissão que torna inviável o 
exercício do direito à ampla defesa. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
19. (IBDC/TCM-RJ/2016) No tocante aos Direitos e Garantias Fundamentais 
a Constituição Federal de 1988 estabelece que “todos são iguais perante a 
lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos 
estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, 
à igualdade, à segurança e à propriedade” e passa a elencar direitos e 
garantias fundamentais. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma 
dessas prerrogativas. 
a) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de 
reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, 
estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até a reparação total da 
obrigação 
b) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao 
público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra 
reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido 
prévio aviso à autoridade competente 
c) A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei 
brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que não 
lhes seja mais favorável a lei pessoal do "de cujus" 
d) Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime 
comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento 
em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei 
20. (CESPE/PC-GO/2016) Observadas as ressalvas constitucionais e 
jurisprudenciais, os espaços que poderão ser protegidos pela inviolabilidade 
do domicílio incluem 
I o local de trabalho do indivíduo. 
II a embarcação em que o indivíduo resida e(ou) exerça atividade laboral. 
III o recinto ocupado provisoriamente pelo indivíduo. 
IV o imóvel que o indivíduo ocupe por empréstimo. 
V o quarto de hotel que seja ocupado pelo indivíduo. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
Assinale a opção correta. 
a) Apenas os itens I, III e IV estão certos. 
b) Apenas os itens II, III e V estão certos. 
c) Todos os itens estão certos. 
d) Apenas os itens I e II estão certos. 
e) Apenas os itens IV e V estão certos. 
21. (FUNCAB/PC-PA/2016) Acerca dos direitos e deveres individuais e 
coletivos previstos na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que: 
a) é livre a locomoção no território nacional, podendo qualquer pessoa, nos 
termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. 
b) a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou indulto a 
prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o 
terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os 
mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem. 
c) as entidades associativas, independentemente de autorização , têm 
legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. 
d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar 
de propriedade particular, assegurada ao proprietário, em qualquer caso, 
indenização ulterior. 
e) todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao 
público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra 
reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido 
prévio aviso à autoridade competente. 
22. (FIOCRUZ/FIOCRUZ/2016) O Art. 5º da Constituição Federal estabelece 
que todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer 
natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País 
a inviolabilidadedo direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à 
propriedade. Com relação aos direitos e garantias fundamentais, analise as 
assertivas abaixo. e responda em seguida quais delas são verdadeiras: 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
I – São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das 
pessoas, representadas pelo direito à indenização pelo dano material ou moral 
decorrente de sua violação. 
II – Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao 
público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra 
reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido 
prévio aviso à autoridade competente. 
III – É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo limitado o livre 
exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos 
locais de culto e a suas liturgias. 
Das assertivas acima, são verdadeiras: 
a) I, II e III. 
b) apenas I e III. 
c) apenas II. 
d) apenas II e III. 
e) apenas I e II. 
23. (FUNDATEC/PREFEITURA DE PORTO ALEGRE-RS/2016) Consoante 
orientação, analise as assertivas abaixo: 
I. O Plenário do STF, com repercussão geral, decidiu que a legislação não 
pode prever prazos diferenciados para concessão de licença-maternidade 
para servidoras públicas gestantes e adotantes. 
II. O Plenário do STF decidiu, em sede de repercussão geral, que a morte de 
detento em estabelecimento penitenciário gera responsabilidade civil do 
Estado quando houver inobservância do seu dever específico de proteção, 
com base na responsabilidade subjetiva. 
III. O Plenário do STF decidiu ser inconstitucional os dispositivos da Lei 
Complementar (LC) 105/2001 que permitem à Receita Federal receber dados 
bancários de contribuintes, fornecidos diretamente pelos bancos, sem prévia 
autorização judicial. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas I e III. 
e) Apenas II e III. 
24. (NUCEPE/SEJUS-PI/2016) Sobre os direitos individuais e coletivos 
constitucionalmente previstos, assinale a alternativa CORRETA: 
a) As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas 
atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, nos dois casos, o 
trânsito em julgado. 
b) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao 
público, mediante prévia autorização da autoridade competente, e desde que 
não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local. 
c) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, não podendo, em razão 
da garantia do direito de herança, a obrigação de reparar o dano ser estendida 
aos sucessores. 
d) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de 
convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de 
obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, 
fixada em lei. 
e) No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá, 
desde que previamente permitido por decisão judicial, usar de propriedade 
particular, assegurada ao proprietário remuneração pelo uso do bem. 
25. (FUNDEP-GESTAO DE CONCURSOS/IFN-MG/2016) Assinale a alternativa 
que apresenta um direito fundamental expressamente garantido pela 
Constituição da República. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) Todos têm direito de receber dos órgãos públicos, sem qualquer ressalva, 
informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que 
serão prestadas no prazo da lei sob pena de responsabilidade. 
b) Aos autores, pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou 
reprodução de suas obras, vedada a transmissão a herdeiros. 
c) A prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à 
pena de reclusão, nos termos da lei. 
d) Todos podem se reunir pacificamente e sem armas em locais abertos ao 
público, independentemente de autorização e de prévio aviso à autoridade 
pública, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para 
o mesmo local. 
26. (FUNCAB/PC-PA/2016) Nos termos dos direitos e deveres individuais e 
coletivos, previstos na Constituição Federal, é correto afirmar: 
a) Conceder-se-á mandado, de segurança para proteger direito líquido e 
certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o 
responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou 
agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. 
b) Toda propriedade rural, desde que trabalhada pela família do proprietário, 
não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua 
atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu 
desenvolvimento. 
c) Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e 
fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo apenas nos casos 
de crime propriamente militar, definidos em lei. 
d) Nenhum brasileiro sera extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime 
comum, praticado depois da naturalização, ou de comprovado envolvimento 
em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. 
e) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização 
sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
funcionamento há menos de um ano, em defesa dos interesses de seus 
membros ou associados. 
27. (FUNCAB/PC-PA/2016) “Os direitos fundamentais são bens jurídicos em 
si mesmos considerados, conferidos às pessoas pelo texto constitucional, 
enquanto as garantias são instrumentos por meio dos quais é assegurado o 
exercício desses direitos, bem como a devida reparação, em caso de 
violação.” (Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino, Direito Constitucional 
Descomplicado, 7ª edição, Rio de Janeiro, Forense, 2011, p. 100). 
Sobre O assunto, assinale a alternativa correta. 
a) A realização de manifestações públicas como a denominada “Marcha da 
Maconha” não encontra amparo no exercício do direito fundamental de 
reunião e da livre manifestação do pensamento, uma vez que consiste em 
afronta ao ordenamento jurídico na esfera penal como verdadeira apologia à 
prática de crime. 
b) A proteção constitucional à inviolabilidade domiciliar há que ser entendida 
restritivamente aos conceitos de residência e domicílio, não devendo, 
portanto, ser estendido a locais não abertos ao público no qual a pessoa 
exerça sua profissão ou atividade. 
c) A gravação clandestina,como aquela em que captação e gravação de áudio 
e vídeo de conversa pessoal, ambiental ou telefônica se dão no mesmo 
momento em que a conversa se realiza, feita por um dos interlocutores, sem 
conhecimento dos outros ou por terceira pessoa, sem conhecimento dos 
demais, afronta o preceito constitucional da inviolabilidade do sigilo das 
comunicações telefônicas. 
d) Encontra-se em clara e ostensiva contradição com o fundamento 
constitucional da dignidade da pessoa humana, com o direito à honra, 
intimidade e vida privada utilizar-se em desobediência expressa à autorização 
judicial ou aos limites de sua atuação, de bens e documentos pessoais 
apreendidos ilicitamente acarretando injustificado dano à dignidade da pessoa 
humana, autorizando a ocorrência de indenização por danos materiais e 
morais, além do respectivo direito à resposta e responsabilização penal. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) A inviolabilidade do sigilo das correspondências, das comunicações 
telegráficas e de dados são absolutas, uma vez que a previsão constitucional 
apenas ressalva a possibilidade de interceptação das comunicações 
telefônicas, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de 
investigação criminal ou instrução processual penal. 
 28. (FUNCAB/PC-PA/2016) Sobre os direitos constitucionais à vida, à 
liberdade e à igualdade, é correto afirmar que a: 
a) objeção de consciência é alusiva às obrigações legais a todos impostas que 
podem ser eximidas por motivo de crença religiosa ou convicção filosófica ou 
política, sem que os direitos fundamentais de quem a opõe sejam perdidos 
ou suspensos, ressalvado o descumprimento de prestação alternativa. 
b) prerrogativa do foro em favor da mulher e sua aplicação tanto para a ação 
de separação judicial quanto para a de divórcio direto fere o princípio 
constitucional da isonomia de tratamento entre homens e mulheres. 
c) liberdade de expressão e de manifestação de pensamento somente pode 
admitir qualquer tipo de limitação prévia de natureza política, ideológica ou 
artística caso haja lei ordinária regulando a matéria. 
d) pena de morte é objeto de cláusula pétrea ou limitação ao poder 
constituinte derivado reformador, de forma que proposta de emenda que a 
comine não pode ser deliberada, uma vez que afronta ao direito constitucional 
à vida, não se admitindo a pena de morte nem mesmo em tempo de guerra. 
e) liberdade de locomoção é desenhada como possibilidade de ingresso, 
circulação interna e saída do território nacional, sendo preservada mesmo 
com a decretação de estado de sítio com fundamentação em comoção grave 
de repercussão nacional. A liberdade de locomoção apenas é restringida com 
advento da declaração de guerra. 
 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
29. (FUNCAB/PC-PA/2016) Nos termos dos direitos e deveres individuais e 
coletivos, previstos na Constituição Federal, é correto afirmar: 
a) Conceder-se-á mandado, de segurança para proteger direito líquido e 
certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o 
responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou 
agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. 
b) Nenhum brasileiro sera extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime 
comum, praticado depois da naturalização, ou de comprovado envolvimento 
em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. 
c) Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e 
fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo apenas nos casos 
de crime propriamente militar, definidos em lei. 
d) Toda propriedade rural, desde que trabalhada pela família do proprietário, 
não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua 
atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu 
desenvolvimento. 
e) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização 
sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em 
funcionamento há menos de um ano, em defesa dos interesses de seus 
membros ou associados. 
30. (FUNCAB/PC-PA/2016) “Os direitos fundamentais são bens jurídicos em 
si mesmos considerados, conferidos às pessoas pelo texto constitucional, 
enquanto as garantias são instrumentos por meio dos quais é assegurado o 
exercício desses direitos, bem como a devida reparação, em caso de 
violação.” (Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino, Direito Constitucional 
Descomplicado, 7ª edição, Rio de Janeiro, Forense, 2011, p. 100). Sobre O 
assunto, assinale a alternativa correta. 
a) A proteção constitucional à inviolabilidade domiciliar há que ser entendida 
restritivamente aos conceitos de residência e domicílio, não devendo, 
portanto, ser estendido a locais não abertos ao público no qual a pessoa 
exerça sua profissão ou atividade. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) A realização de manifestações públicas como a denominada “Marcha da 
Maconha” não encontra amparo no exercício do direito fundamental de 
reunião e da livre manifestação do pensamento, uma vez que consiste em 
afronta ao ordenamento jurídico na esfera penal como verdadeira apologia à 
prática de crime. 
c) A gravação clandestina, como aquela em que captação e gravação de áudio 
e vídeo de conversa pessoal, ambiental ou telefônica se dão no mesmo 
momento em que a conversa se realiza, feita por um dos interlocutores, sem 
conhecimento dos outros ou por terceira pessoa, sem conhecimento dos 
demais, afronta o preceito constitucional da inviolabilidade do sigilo das 
comunicações telefônicas. 
d) A inviolabilidade do sigilo das correspondências, das comunicações 
telegráficas e de dados são absolutas, uma vez que a previsão constitucional 
apenas ressalva a possibilidade de interceptação das comunicações 
telefônicas, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de 
investigação criminal ou instrução processual penal. 
e) Encontra-se em clara e ostensiva contradição com o fundamento 
constitucional da dignidade da pessoa humana, com o direito à honra, 
intimidade e vida privada utilizar-se em desobediência expressa à autorização 
judicial ou aos limites de sua atuação, de bens e documentos pessoais 
apreendidos ilicitamente acarretando injustificado dano à dignidade da pessoa 
humana, autorizando a ocorrência de indenização por danos materiais e 
morais, além do respectivo direito à resposta e responsabilização penal. 
31. (FCC/PREFEITURA DE TERESINA-PI/2016) A respeito dos direitos 
fundamentais, 
a) a sucessão de bens de estrangeiros situados no País, com filhos brasileiros, 
sempre ocorrerá de acordo com as leis brasileiras. 
b) todos podem reunir-se pacificamente em locais abertos ao público, 
independente de aviso prévio às autoridades, ainda que frustrem outra 
reunião anteriormente convocadapara o mesmo local. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar 
de propriedade particular. 
d) a pena de banimento é uma das penas adotadas pelo ordenamento jurídico 
brasileiro, sendo reconhecida pela Constitui- ção Federal de 1988. 
e) o Brasil não se submete à jurisdição de nenhum órgão internacional. 
32. (CESPE/TCE-PR/2016) Acerca dos direitos e garantias fundamentais 
previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a opção correta. 
a) Tratados e convenções internacionais recepcionados pela República 
Federativa do Brasil, em geral, têm status equivalente ao das emendas 
constitucionais. 
b) Os direitos sociais relativos a educação, saúde, alimentação, trabalho e 
moradia constituem norma constitucional de conteúdo programático, razão 
por que não se pode exigir dos poderes públicos atuação no sentido de provê-
los. 
c) Os direitos e garantias individuais previstos no texto constitucional não são 
assegurados apenas às pessoas físicas brasileiras e estrangeiras residentes 
no país, alcançando também as pessoas jurídicas, como, por exemplo, no 
reconhecimento de indenização por danos morais por violação à imagem. 
d) Em nome da proteção constitucional à privacidade, a quebra do sigilo de 
dados bancários, fiscais, ou informáticos de entes privados somente pode ser 
determinada por decisão judicial ou de comissão parlamentar de inquérito ou 
por requisição do Ministério Público. 
e) A norma constitucional que prevê o livre exercício da atividade profissional 
tem eficácia limitada, uma vez que sua aplicabilidade depende da edição de 
lei posterior. 
33. (FUNCAB/PC-PA/2016) Nos termos dos direitos e deveres individuais e 
coletivos, previstos na Constituição Federal, é correto afirmar: 
a) Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e 
fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo apenas nos casos 
de crime propriamente militar, definidos em lei. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, 
não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela 
ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa 
jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. 
c) Toda propriedade rural, desde que trabalhada pela família do proprietário, 
não será objeto de penhora para pagamento de débitos decorrentes de sua 
atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu 
desenvolvimento. 
d) Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime 
comum, praticado depois da naturalização, ou de comprovado envolvimento 
em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. 
e) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por organização 
sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em 
funcionamento há menos de um ano, em defesa dos interesses de seus 
membros ou associados. 
34. (FUNCAB/PC-PA/2016) “Os direitos fundamentais são bens jurídicos em 
si mesmos considerados, conferidos às pessoas pelo texto constitucional, 
enquanto as garantias são instrumentos por meio dos quais é assegurado o 
exercício desses direitos, bem como a devida reparação, em caso de 
violação.” (Vicente Paulo, Marcelo Alexandrino, Direito Constitucional 
Descomplicado, 7a edição, Rio de Janeiro, Forense, 2011, p. 100). Sobre O 
assunto, assinale a alternativa correta. 
a) A gravação clandestina, como aquela em que captação e gravação de áudio 
e vídeo de conversa pessoal, ambiental ou telefônica se dão no mesmo 
momento em que a conversa se realiza, feita por um dos interlocutores, sem 
conhecimento dos outros ou por terceira pessoa, sem conhecimento dos 
demais, afronta o preceito constitucional da inviolabilidade do sigilo das 
comunicações telefônicas. 
b) A proteção constitucional à Inviolabilidade domiciliar há que ser entendida 
restritivamente aos conceitos de residência e domicílio, não devendo, 
portanto, ser estendido a locais não abertos ao público no qual a pessoa 
exerça sua profissão ou atividade. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) Encontra-se em clara e ostensiva contradição com o fundamento 
constitucional da dignidade da pessoa humana, com o direito à honra, 
intimidade e vida privada utilizar-se em desobediência expressa à autorização 
judicial ou aos limites de sua atuação, de bens e documentos pessoais 
apreendidos ilicitamente acarretando injustificado dano à dignidade da pessoa 
humana, autorizando a ocorrência de indenização por danos materiais e 
morais, além do respectivo direito à resposta e responsabilização penal. 
d) A realização de manifestações públicas como a denominada “Marcha da 
Maconha” não encontra amparo no exercício do direito fundamental de 
reunião e da livre manifestação do pensamento, uma vez que consiste em 
afronta ao ordenamento jurídico na esfera penal como verdadeira apologia à 
prática de crime. 
e) A inviolabilidade do sigilo das correspondências, das comunicações 
telegráficas e de dados são absolutas, uma vez que a previsão constitucional 
apenas ressalva a possibilidade de interceptação das comunicações 
telefônicas, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de 
investigação criminal ou instrução processual penal. 
35. (FUNCAB/PC-PA/2016) Sobre os direitos constitucionais à vida, à 
liberdade e à igualdade, é correto afirmar que a: 
a)prerrogativa do foro em favor da mulher e sua aplicação tanto para a ação 
de separação judicial quanto para a de divórcio direto fere o princípio 
constitucional da isonomia de tratamento entre homens e mulheres. 
b) pena de morte é objeto de cláusula pétrea ou limitação ao poder 
constituinte derivado reformador, de forma que proposta de emenda que a 
comine não pode ser deliberada, uma vez que afronta ao direito constitucional 
à vida, não se admitindo a pena de morte nem mesmo em tempo de guerra. 
c) liberdade de locomoção é desenhada como possibilidade de ingresso, 
circulação interna e saída do território nacional, sendo preservada mesmo 
com a decretação de estado de sítio com fundamentação em comoção grave 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
de repercussão nacional. A liberdade de locomoção apenas é restringida com 
advento da declaração de guerra. 
d) liberdade de expressão e de manifestação de pensamento somente pode 
admitir qualquer tipo de limitação prévia de natureza política, ideológica ou 
artísticacaso haja lei ordinária regulando a matéria. 
e) objeção de consciência ó alusiva às obrigações legais a todos impostas que 
podem ser eximidas por motivo de crença religiosa ou convicção filosófica ou 
política, sem que os direitos fundamentais de quem a opõe sejam perdidos 
ou suspensos, ressalvado o descumprimento de prestação alternativa. 
36. (FCC/SEGEP-MAP/2016) A teor da Constituição brasileira vigente, o 
exercício da liberdade de reunião em locais abertos ao público 
a) pode não ser pacífico. 
b) pode ser com armas. 
c) independe de autorização, ainda que frustre outra reunião anteriormente 
convocada para o mesmo local. 
d) é um direito social coletivo. 
e) exige prévio aviso à autoridade competente. 
37. (FCC/SEGEP-MAP/2016) Segundo a Constituição brasileira vigente 
a) as associações poderão ser compulsoriamente dissolvidas por decisão 
judicial cautelar não transitada em julgado. 
b) as entidades associativas, independentemente de autorização, têm 
legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. 
c) é plena a liberdade de associação para fins lícitos, permitida a de caráter 
paramilitar. 
d) a criação de associações independe de autorização, vedada a interferência 
estatal em seu funcionamento. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado, 
salvo determinação legal expressa. 
38. (FCC/PREFEITURA DE TERESINA-PI/2016) Sobre direitos de proteção da 
intimidade previstos em diversos incisos do art. 5o da Constituição Federal, é 
correto afirmar que se assegura o direito 
a) à liberdade da manifestação do pensamento, inclusive garantindo-se o 
anonimato. 
b) à inviolabilidade do direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem 
das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral 
decorrente de sua violação. 
c) de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização exclusiva por 
dano moral. 
d) à inviolabilidade irrestrita da liberdade de consciência e de crença, mesmo 
para eximir-se de obrigação legal a todos imposta. 
e) à plena inviolabilidade do sigilo da correspondência e das comunicações 
telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas. 
39. (COMPERVE/CÂMARA DE NATLA-RN/2016) A Constituição Federal de 
1988, ao considerar a casa dos cidadãos como um bem juridicamente 
relevante, a ela ofereceu tutela expressa em seu art. 5º, de modo a 
determinar que a casa é 
a) um lugar comum, sendo possível nela adentrar sem consentimento do 
morador, durante a noite, independentemente da ocorrência de flagrante 
delito ou desastre, de situação de socorro e de determinação judicial. 
b) um lugar comum, sendo possível nela adentrar sem consentimento do 
morador, durante o dia, independentemente da ocorrência de flagrante delito 
ou desastre, de situação de socorro e de determinação judicial. 
c) asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou 
para prestar socorro, ou, durante a noite, por determinação judicial. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou 
para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. 
40. (FUMARCO/CBTU/2016) A respeito dos direitos e das garantias 
fundamentais previstos na Constituição de 1988, é CORRETO afirmar: 
a) A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será sempre regulada 
pela lei brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros. 
b) Depende de regulamentação a liberdade de associação para fins lícitos, 
vedada, em qualquer hipótese, a de caráter paramilitar. 
c) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de 
comunicação, independentemente de censura ou licença. 
d) É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, não sendo 
permitido, contudo, que qualquer pessoa entra, permaneça ou dele saia com 
seus bens. 
41. (TRT 4º REGIÃO/TRT 4º REGIÃO/2016) Considere as assertivas abaixo 
sobre o princípio constitucional da isonomia. 
I - A igualdade na lei – que opera numa fase de generalidade puramente 
abstrata – constitui exigência destinada ao legislador que, no processo de sua 
formação, nela não poderá incluir fatores de discriminação, responsáveis pela 
ruptura da ordem isonômica. 
II - Os atos normativos podem, sem violação do princípio da igualdade, 
distinguir situações a fim de conferir a um tratamento diverso do que atribui 
a outra, desde que a discriminação guarde compatibilidade com o conteúdo 
do princípio. 
III - A vedação constitucional de diferença de critério de admissão por motivo 
de idade é corolário, na esfera das relações de trabalho, do princípio 
fundamental de igualdade, ressalvando-se, todavia, as hipóteses em que a 
limitação de idade se possa legitimar como imposição da natureza e das 
atribuições do cargo a preencher. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
Quais são corretas? 
a) Apenas I 
b) Apenas II 
c) Apenas III 
d) Apenas II e III 
e) I, II e III 
42. (CESPE/PC-PE/2016) Acerca dos direitos e garantias fundamentais 
previstos na CF, assinale a opção correta. 
a) Em obediência ao princípio da igualdade, o STF reconhece que há uma 
impossibilidade absoluta e genérica de se estabelecer diferencial de idade 
para o acesso a cargos públicos. 
b) Conforme o texto constitucional, o civilmente identificado somente será 
submetido à identificação criminal se a autoridade policial, a seu critério, 
julgar que ela é essencial à investigação policial. 
c) São destinatários dos direitos sociais, em seu conjunto, os trabalhadores, 
urbanos ou rurais, com vínculo empregatício, os trabalhadores avulsos, os 
trabalhadores domésticos e os servidores públicos genericamente 
considerados. 
d) Embora a CF vede a cassação de direitos políticos, ela prevê casos em que 
estes poderão ser suspensos ou até mesmo perdidos. 
e) Os direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, razão por 
que nenhum dos direitos individuais elencados na CF necessita de lei para se 
tornar plenamente exequível. 
43. (CESPE/PC-PE/2016) À luz das disposições da CF, assinale a opção correta 
acerca dos direitos e garantias individuais. 
a) O Estado pode impor prestação alternativa fixada em lei ao indivíduo que, 
alegando conflito com suas convicções políticas, se recusar a cumprir 
obrigação legal a todos imposta, desde que a prestação seja compatível com 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
suas crenças. Em caso de recusa em cumpri-la, o indivíduo poderá ser privado 
de seus direitos. 
b) Diante de indícios veementes da prática de ilícitos no interior de 
determinada residência, o agente de polícia poderá realizar busca de provas 
no local sem o consentimento do morador e sem mandado judicial, desde que 
o faça durante o dia. 
c) O cidadão que, naturalizado brasileiro, cometer crime comum em viagem 
a seu país de origem retornar ao Brasil poderá ser extraditado, bastando que 
haja solicitação do país da nacionalidade anterior. 
d) Servidor público que cometer crime no exercício da função não poderá ser 
condenado, na esfera penal, a partir de prova obtida por meio ilícito; no 
entanto, essa mesma prova, complementada por outras provas lícitas, poderá 
ser utilizada para aplicar penalidade em eventual processo administrativo 
movido contra o servidor. 
e) O profissional que, trabalhando com divulgação de informações, veicular, 
em seu nome, notícia de fonte sigilosa não estará sujeito a responder por 
eventuais prejuízos que essa divulgação causar a outrem. 
44. (CESPE/PC-PE/2016) Considerando as disposições da CF, é correto 
afirmar que a norma constitucional segundo a qual 
a) a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito nem a coisa 
julgada é de eficácia limitada e aplicabilidade direta. 
b) ninguém será privado de liberdade ou de seus bens sem o devido processo 
legal é de eficácia plena e aplicabilidade imediata. 
c) é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as 
qualificações profissionais que a lei estabelecer é de eficácia plena e de 
aplicabilidade imediata. 
d) é direito dos trabalhadores urbanos e rurais a proteção do mercado de 
trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei, é de 
eficácia plena e aplicabilidade imediata. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou 
degradante é de eficácia contida e aplicabilidade não integral. 
45. (CESPE/PC-PE/2016) No que se refere aos direitos e às garantias 
fundamentais, assinale a opção correta. 
a) O direito fundamental ao contraditório não se aplica aos inquéritos policiais. 
b) O início de execução da pena criminal condenatória após a confirmação da 
sentença em segundo grau ofende o princípio constitucional de presunção da 
inocência. 
c) Os direitos e as garantias individuais não são assegurados às pessoas 
jurídicas, uma vez que elas possuem dimensão coletiva. 
d) O sigilo de correspondência e o sigilo das comunicações telefônicas são 
invioláveis ressalvadas as hipóteses legais, por ordem judicial ou 
administrativa devidamente motivada. 
e) O tribunal do júri tem competência para o julgamento dos crimes culposos 
e dolosos contra a vida. 
46. (INTEGRI/CÂMARA DE SUZANO-SP/2016) A Constituição da República 
dispõe sobre direitos e deveres, individuais e coletivos. As afirmativas abaixo 
estão relacionadas a eles: 
I - Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em 
virtude de lei ou submetido a tortura nem a tratamento desumano ou 
degradante. 
II - É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, 
de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem 
judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de 
investigação criminal ou instrução processual penal. 
III - É garantido o direito de propriedade, atendendo a sua função social. A 
lei estabelecerá o procedimento para desapropriação somente em duas 
situações, por necessidade ou utilidade pública, mediante justa e prévia 
indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos na Constituição da 
República. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) somente a alternativa I está incorreta. 
b) somente a alternativa II está incorreta. 
c) somente a alternativa III está incorreta. 
d) todas as alternativas estão incorretas. 
47. (UFCG/UFCG/2016) De acordo com o que se encontra previsto na 
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a alternativa 
correta: 
a) A pena de morte não pode ser aplicada no Brasil, em nenhuma hipótese. 
b) A pena de morte pode ser introduzida no Brasil por meio de emenda 
constitucional. 
c) A pena de morte pode ser aplicada em caso de guerra declarada; 
d) A pena de morte pode ser introduzida em processo de revisão 
constitucional. 
e) A pena de morte pode ser aplicada no Brasil, em qualquer circunstância. 
48. (LEGATUS/CÂMARA MUNICIPAL DE BERTOLÍNIA-PI) Segundo o princípio 
da igualdade estabelecido no art. 5° da Constituição Federal, marque a 
alternativa que traz uma das garantias aos brasileiros e estrangeiros 
residentes no Brasil: 
a) Propriedade. 
b) Impossibilidade de prisão por dívida em qualquer hipótese. 
c) Dignidade da pessoa humana. 
d) Livre manifestação do pensamento, não sendo vedado o anonimato. 
e) Todas as alternativas anteriores estão incorretas. 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
49. (REIS&REIS/PREFEITURA DE CIPOTÂNEA-MG/2016) De acordo com a 
CF/88, é incorreto afirmar que: 
a) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das 
pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral 
decorrente de sua violação. 
b) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da 
indenização por dano material, moral ou à imagem. 
c) A lei prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. 
d) A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades 
fundamentais. 
50. (MPE-RS/MPE-RS/2016) Assinale a alternativa CORRETA: 
a) Os direitos e as garantias expressos na Constituição Federal de 1988 
excluem outros de caráter constitucional decorrentes do regime e dos 
princípios por ela adotados, uma vez que a enumeração constante do artigo 
5º da CF é taxativa. 
b) A proteção do direito à vida tem como consequência a proibição da pena 
de morte em qualquer situação. 
c) Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar 
concorrentemente sobre desapropriação. 
d) As comissões parlamentares de inquérito são criadas pela Câmara dos 
Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, para a 
apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se 
for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a 
responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 
e) O fundamento da anulação ou invalidação dos atos administrativos é a 
inconveniência ou inoportunidade do ato ou da situação por ele gerada. 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicaro seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
51. (EDUCA/PREFEITURA DE MATURÉIA-PB/2016) De acordo com a 
Constituição Federal de 1988, Todos são iguais perante a lei, sem distinção 
de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros 
residentes no País a inviolabilidade do direito à, EXCETO: 
a) Publicidade. 
b) Liberdade. 
c) Igualdade. 
d) Segurança. 
e) Propriedade. 
52. (FAURGS/TJ-RS/2016) Assinale a afirmativa INCORRETA com relação aos 
direitos e deveres individuais e coletivos estabelecidos pela Constituição 
Federal. 
a) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em 
virtude de lei. 
b) Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou 
degradante. 
c) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de 
comunicação, independentemente de censura ou licença. 
d) É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas às 
qualificações profissionais que a lei estabelecer. 
e) É absolutamente inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações 
telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas. 
53. (IOBV/PREFEITURA DE CHAPECÓ-SC/2016) De acordo com o texto 
constitucional, é direito fundamental do cidadão: 
a) A manifestação do pensamento, ainda que através do anonimato. 
b) A liberdade de associação para fins lícitos, inclusive de caráter paramilitar. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) Ser compelido a fazer ou deixar de fazer alguma coisa somente em virtude 
de lei. 
d) Ser livre para expressar atividade intelectual e artística, mediante licença 
do Ministério da Educação e Cultura. 
54. (FAU/PREFEITURA DE PIRAQUARA-PR/2016) Segundo a literalidade do 
art. 5º da Constituição Federal, associe os itens a seguir e assinale a 
alternativa correta: 
a) Direito de Petição. 
b) Ação Popular. 
c) Mandado de Segurança. 
d) Habeas Data. 
I - Proteger direito líquido e certo, não amparado por outro remédio 
constitucional. 
II - Obter certidões para defesa de direitos e esclarecimento de situações de 
interesse pessoal. 
III - Anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado 
participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio 
histórico e cultural. 
a) a-I, b-II e c-III. 
b) a-II, b-III e d-I. 
c) b-II, c-I e d-III. 
d) a-II, b-III e c-I. 
e) b-III, c-I e d-II. 
55. (TRT 2º REGIÃO/ TRT 2º REGIÃO/2016) O artigo 5° da Constituição 
Federal trata do principio da igualdade de todos perante a Lei, trazendo 
garantias aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil,exceto: 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) Liberdade 
b) Propriedade 
c) Dignidade da pessoa humana 
d) Inviolabilidade do direito à vida 
e) Garantia da integridade física e moral dos indivíduos. 
56. (CESPE/TRT 8º REGIÃO/2016) Assinale a opção correta com relação aos 
direitos e deveres individuais e coletivos assegurados e garantidos pela CF. 
a) É absolutamente proibida a aplicação de pena de morte ou de prisão 
perpétua em todo o território nacional e a qualquer tempo. 
b) Diferentemente do direito de propriedade, o direito de herança não é 
garantido pelas normas constitucionais. 
c) É dever do Estado promover a defesa dos direitos do consumidor na forma 
da lei. 
d) O habeas data é o instituto adequado para a garantia da liberdade de 
acusados de prática criminal se não configurado flagrante delito. 
e) É vedada a concessão de asilo político para nacionais de Estados com os 
quais o Brasil tenha relação diplomática. 
57. (IESES/BAHIAGÁS/2016) O artigo 5º da Constituição Federal de 1988, 
prevê garantias fundamentais de sobrevivência aos brasileiros e estrangeiros, 
ou seja, de acordo com o artigo todos tem direito a saúde, educação, 
propriedade, etc. sendo obrigação do Estado em abstrato oferecer tais 
condições. Com fulcro nesse preceptivo constitucional assinale a afirmativa 
INCORRETA. 
a) O artigo 5º da Constituição Federal elenca direitos e garantias individuais 
aplica-se aos cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes ou que estejam 
em solo brasileiro. Vale ressaltar que o §2º do Art.5º da CFB, garante os 
direitos oriundos de tratados internacionais, no qual deve-se preservar a 
integridade da pessoa de outra nacionalidade que esteja no Brasil. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) O direito à vida, ínsito no art. 5º caput da CF, não é condicionada apenas 
ao sentido biológico, mas numa acepção mais abrangente, é o processo vital 
que se inicia com a concepção, transforma-se, mantém sua identidade até a 
morte. Tudo que interfere em prejuízo deste fluir espontâneo e incessante 
contraria a vida e gera a proteção constitucional. 
c) O §2º do Art.5º da CFB, garante os direitos oriundos de tratados 
internacionais, no qual deve-se preservar a integridade da pessoa de outra 
nacionalidade que esteja no Brasil, ainda que de maneira transitória. 
d) A ortotanásia, que visa aliviar o sofrimento de um doente terminal através 
da suspensão de tratamentos extraordinários que prolongam a vida, mas são 
incapazes de curar ou trazer melhorias práticas, não fere a CF, havendo 
normatização do Conselho Federal de Medicina e com autorização do doente. 
e) O princípio da igualdade não é rígido a ponto de não fazer discriminações 
quando o caso concreto o exigir, desde que seja compatível com o objetivo 
da norma. 
58. (TRF 3º REGIÃO/ TRF 3º REGIÃO/2016) Analise as proposições abaixo e 
assinale a alternativa certa: 
I. Sob o aspecto democrático, a titularidade do Poder Constituinte é do 
Estado, mas é o povo que o exerce. 
II. A Constituição nova, ainda que seja silente a respeito, revoga inteiramente 
a Constituição anterior, fenômeno que decorre da normatização geral. 
III. Os direitos e deveres individuais e coletivos estendem-se aos estrangeiros 
que apenas estão em trânsito pelo Brasil. 
IV. Para fins da proteção referida no art. 5º, XI, da Constituição atual, o 
conceito normativo de “casa” deve ser abrangente, de modo a se estender, 
em regra, a qualquer compartimento privado onde alguém exerce uma 
atividade ou profissão. 
V. As associações de caráter paramilitar só podem funcionar depois de 
autorizadas pelo Ministério da Defesa. 
a) Todas as proposições estão corretas. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prateswww.willianprates.com.br 
b) Apenas a proposição I é incorreta. 
c) As proposições III e IV são incorretas. 
d) As proposições II, III e IV são as corretas. 
59. (LEGALLE/PREFEITURA DE PORTÃO-RS/2016) De acordo com a 
Constituição Federal, no Brasil pode ter eutanásia? 
a) Sim, em casos de risco de vida 
b) Sim, em casos de 5 anos de estado vegetativo. 
c) Não. 
d) Sim, em casos de 10 anos de estado vegetativo. 
e) Sim, em casos de 15 anos de estado vegetativo. 
60. (LEGALLE/PREFEITURA DE PORTÃO-RS/2016) De acordo com a 
Constituição Federal, analise a afirmação abaixo: 
“São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das 
pessoas, (Primeira parte) assegurado o direito a indenização pelo dano 
material ou moral decorrente de sua violação. (Segunda parte).” 
a) Somente a primeira parte está correta. 
b) Somente a segunda parte está correta. 
c) Está totalmente correta. 
d) Está totalmente errada. 
e) A primeira parte está errada a segunda parte está correta. 
61. (FUNCAB/ANS/2016) Com relação aos direitos e deveres individuais e 
coletivos previstos na Constituição Federal, indique a alternativa correta. 
a) É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato. 
b) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de 
convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
 
obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, 
fixada em lei. 
c) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, inclusive a de caráter 
paramilitar. 
d) É assegurado a todos o acesso à informação, sendo vedado o sigilo da 
fonte, em qualquer hipótese. 
e) As entidades associativas, ainda quando expressamente autorizadas, não 
têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente. 
62. (FUNCAB/ANS/2016) Dispõe o artigo 5o, inciso XI da Constituição da 
República Federativa do Brasil “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém 
nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de 
flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por 
determinação judicial". Nesse sentido, assinale a alternativa correta. 
a) O conceito de "casa", na seara constitucional, tem que ser interpretado em 
caráter abrangente. Ou seja, para fins do inciso XI do art. 5o da CRBB/1988, 
um bar, um restaurante, um ônibus utilizado como transporte, por exemplo, 
participam do conceito constitucional de “casa". 
b) Em caso de infrações penais, o ingresso em casa alheia, mesmo sem 
autorização do titular, pode se dar sem mandado, inclusive durante a noite, 
esteja o crime ocorrendo ou na iminência de ocorrer. 
c) As Comissões Parlamentares de inquérito, por exercerem poderes de 
investigação próprios das autoridades judiciais, podem, sem ordem judicial, 
determinar o ingresso forçado em domicílio alheio. 
d) O conceito de "casa", aludido no artigo supra, tem que ser interpretado em 
caráter restrito. Ou seja, “casa" é apenas a residência, a habitação com 
intenção definitiva de estabelecimento do indivíduo, não abrangendo o espaço 
em que o indivíduo exerce qualquer atividade de índole profissional. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) Quaisquer ordens judiciais determinando a violação de domicílio devem ser 
cumpridas durante o dia ou durante a noite. 
63. (CONSULTORIA/PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS-BA/2016) No que 
concerne aos direito fundamentais, sobre a inviolabilidade do domicílio é 
correto afirmar: 
Vade Mecum Universitário de Direito Rideel/Anne Joyce Angher, organização. 
- 17. Ed. - São Paulo: Rideel, 2015. - (Série Vade Mecum). Artigo 5°, XI. 
a) "a casa é asilo violável do individuo, podendo nela penetrar somente sem 
o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, 
ou durante o dia, por determinação judicial" 
b) "a casa é asilo inviolável do individuo, nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou 
para prestar socorro, qualquer hora do dia ou da noite, por determinação 
judicial" 
c) "a casa é asilo inviolável do individuo, ninguém nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou 
para prestar socorro, ou durante o dia, por determinação judicial" 
d) "a casa é asilo inviolável do individuo, todos nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, ou para prestar 
socorro, ou durante o dia, por determinação judicial" 
e) "a casa é asilo violável do individuo, nela podendo penetrar com 
consentimento escrito do morador, salvo em caso de flagrante delito ou 
desastre, ou para prestar socorro, qualquer hora do dia ou da noite, por 
determinação judicial". 
64. (IBFC/EBSERH/2016) Considere as disposições da Constituição Federal 
de 1988 sobre os Direitos e Garantias Fundamentais e Direitos Sociais e 
assinale a alternativa INCORRETA. 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem 
à melhoria de sua condição social, relação de emprego protegida contra 
despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, 
que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos. 
b) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem 
à melhoria de sua condição social, piso salarial proporcional à extensão e à 
complexidade do trabalho. 
c) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem 
à melhoria de sua condição social, proteção do salário na forma da lei, 
constituindo crime sua retenção dolosa. 
d) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem 
à melhoria de sua condição social, duração do trabalho normal não superior 
a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação 
de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva 
de trabalho. 
e) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem 
à melhoria de sua condição social, jornada de seis horas para o trabalho 
realizado em turnos ininterruptos de revezamento, vedada qualquer 
disposição em contrário. 
65. (AOC/CASAN/2016) Referente aos Direitos e Garantias Fundamentais, 
assinale a alternativa correta. 
a) É assegurado a todos o acesso à informação, desde que fornecida a fonte, 
sem qualquer exceção. 
b) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em 
virtude de lei, exceto o serviço militar obrigatório, em tempo de paz, por 
crença religiosa, isentando-se estes de prestações alternativas. 
c) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrantedelito ou desastre, ou 
para prestar socorro, ou, por determinação judicial, inclusive à noite. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) A previsão de que todos são iguais perante a lei pode ser relativizada 
quando o limite de idade para a inscrição em concurso público possa ser 
justificado pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido. 
e) A todos é assegurado o direito de petição aos Poderes Públicos, exceto se 
o cidadão estiver com débito para com a Administração Pública. 
66. (CESPE/TER-PI/2016) A respeito dos direitos e das garantias 
fundamentais, assinale a opção correta. 
a) Os direitos sociais, econômicos e culturais são, atualmente, classificados 
como direitos fundamentais de terceira geração. 
b) O direito ao meio ambiente equilibrado e o direito à autodeterminação dos 
povos são exemplos de direitos classificados como de segunda geração. 
c) A comissão parlamentar de inquérito tem autonomia para determinar a 
busca e a apreensão em domicílio alheio, com o objetivo de coletar provas 
que interessem ao poder público. 
d) A entrada em domicílio, sem o consentimento do morador, é permitida 
durante o dia e a noite, desde que haja autorização judicial. 
e) A doutrina moderna classifica os direitos civis e políticos como direitos 
fundamentais de primeira geração. 
67. (CESPE/TER-PI/2016) No que se refere aos direitos e às garantias 
fundamentais, assinale a opção correta. 
a) Não poderá ser conhecido habeas corpus impetrado em benefício alheio 
por indivíduo destituído de sanidade mental que não esteja representado ou 
assistido por outrem. 
b) Dado o direito à estabilidade sindical, assegurado pela CF, é vedada a 
dispensa do empregado sindicalizado a partir da posse no cargo de direção 
ou representação sindical e até um ano após o término do mandato. 
c) As hipóteses de perda ou suspensão de direitos políticos estão previstas na 
CF em rol exemplificativo. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) Se uma obrigação imposta a todos contrariar convicção de natureza 
filosófica de determinado indivíduo, esse indivíduo pode invocar o direito à 
escusa de consciência. 
e) A responsabilidade pela divulgação do direito de resposta proporcional ao 
agravo é do autor da ofensa, e não da direção do órgão de comunicação. 
68. (IESES/TJ-PA/2016) Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos é 
INCORRETO afirmar que: 
a) Será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião. 
b) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter 
paramilitar. 
c) A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à 
pena de reclusão, nos termos da lei. 
d) A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa 
julgada. 
69. (FAU/PREFEITURA DE CHOPINZINHO-PR/2016) No que concerne aos 
direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a assertiva INCORRETA: 
a) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. 
b) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter 
paramilitar. 
c) Não há previsão de pena de morte no Brasil. 
d) É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o 
livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção 
aos locais de culto e ás suas liturgias. 
e) Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma 
regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades 
constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e 
à cidadania. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
70. (CESPE/TCE-PR/2016) Com base na CF e no entendimento do STF, 
assinale a opção correta quanto aos direitos e garantias fundamentais e aos 
partidos políticos. 
a) A legislação brasileira veda a extradição se, para o crime cometido pelo 
extraditando, a legislação do país requerente previr pena perpétua, ainda que 
tal país se comprometa a comutá-la em prisão de, no máximo, trinta anos. 
b) O TCU não tem competência para julgar as contas dos partidos políticos 
ou dos seus gestores, os quais estão submetidos ao controle da justiça 
eleitoral. 
c) A licitude da entrada forçada em domicílio, sem mandado judicial, depende 
de haver fundadas razões, que devem ser posteriormente informadas, de que 
ocorre situação de flagrante delito dentro da casa, sob pena de 
responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de 
nulidade dos atos praticados. 
d) Os direitos, as vedações e a forma de investidura do MP junto aos tribunais 
de contas não estão previstos na CF, devendo ser objeto de lei complementar. 
e) Se o estatuto da associação previr, ainda que de forma genérica, que a ela 
caiba representar judicial e extrajudicialmente os seus associados em todas 
as ações judiciais, será desnecessária a autorização expressa dos associados 
nesse sentido em demanda específica. 
71. (FCM/PREFEITURA DE BARBACENA-MG/2016) No que tange aos direitos 
e garantias fundamentais na Constituição Federal de 1988, afirma-se que 
a) a lei penal poderá retroagir para beneficiar ou prejudicar o réu. 
b) é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de 
comunicação, respeitados os limites estabelecidos pela censura e pela 
obtenção de licença nos termos da lei. 
c) nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime 
comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da 
lei. 
d) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em casos de flagrante delito, desastre, 
prestação de socorro ou determinação judicial, independentemente do horário 
do dia. 
72. (CAIP-IME/CRAISA DE SANTA ANDRÉ/2016) Leia o enunciado abaixo 
acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição 
Federal de 1988 e assinale a alternativa correta: 
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, 
garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a 
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à 
propriedade, nos termos seguintes: 
a) é livre a manifestação do pensamento e o anonimato. 
b) ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em 
virtude de lei. 
c) é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz e de guerra, 
podendo qualquer pessoa, nostermos da lei, nele entrar, permanecer ou dele 
sair com seus bens. 
d) a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem 
consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou 
para prestar socorro, ou, em qualquer horário do dia ou da noite, por 
determinação judicial. 
73. (CESPE/PC-GO/2016) A respeito dos direitos e garantias fundamentais 
previstos na Constituição Federal de 1988, assinale a opção correta. 
a) De acordo com a lei, a prática da tortura é considerada crime inafiançável 
e insuscetível de graça ou anistia, por ele respondendo os mandantes, os 
executores e os que, podendo evitá-lo, se omitirem. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
 
b) A prisão em flagrante deve ser imediatamente relaxada pela autoridade 
judiciária, devido ao fato de ser vedado levar pessoas à prisão ou mantê-las 
na prisão nas situações em que a lei admitir a liberdade provisória. 
c) Nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação 
criminal ou instrução processual penal, permite-se que ordem judicial afaste 
a inviolabilidade do sigilo da correspondência. 
d) Constituem crimes inafiançáveis e imprescritíveis o terrorismo e os 
definidos como crimes hediondos; a ação de grupos armados, civis ou 
militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático. 
e) É permitida a extradição de brasileiro naturalizado, em caso de crime 
comum praticado após a naturalização ou de comprovado envolvimento em 
tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins. 
74. (FEPESE/PREFEITURA DE LAGES-SC/2016) Assinale a alternativa correta 
sobre o direito de petição. 
a) Exceto para os reconhecidamente pobres, o direito de petição é 
remunerado mediante taxa. 
b) O direito de petição se relaciona apenas com a expedição de certidões 
pelas repartições administrativas, excluída tal possibilidade para os processos 
judiciais. 
c) É indispensável a representação por meio de advogado para o exercício do 
direito de petição. 
d) O direito de petição é absoluto, não havendo necessidade de o interessado 
justificar o seu pedido ou demonstrar a sua legitimação para tal. 
e) O direito de petição é considerado um direito e uma garantia individual, 
não podendo ser suprimido por meio de emenda constitucional. 
75. (FEPESE/PREFEITURA DE LAGES-SC/2016) Assinale a alternativa correta, 
de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) A lei prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada. 
b) O voto é obrigatório para os maiores de setenta anos. 
c) A lei penal retroagirá, salvo para beneficiar o réu. 
d) Será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião. 
e) Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for 
intentada no prazo legal. 
76. (FEPESE/PREFEITURA DE LAGES-SC/2016) De acordo com a Constituição 
da República Federativa do Brasil de 1988, qual a ação cabível para a 
retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, 
judicial ou administrativo? 
a) habeas data 
b) habeas corpus 
c) mandado de injunção 
d) mandado de segurança 
e) exceção de incompetência 
77. (FUNCAB/PC-PA/2016) Assinale a alternativa correta em relação ao 
mandado de injunção, recentemente regulamentado pela Lei n° 13.300/2016. 
a) Findo o prazo para as informações do impetrado, o Ministério Público 
opinará em 10 (dez) dias e, como parecer, os autos serão conclusos para 
decisão. 
b) O mandado de injunção coletivo, pode ser impetrado por organização 
sindical legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 1 (um) 
ano, para assegurar o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas de seus 
membros, mediante autorização especial obtida em assembleia geral. 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) A norma regulamentadora superveniente produzirá efeitos ex nunc em 
relação aos beneficiados por decisão transitada em julgado em sede de 
mandado de injunção, salvo se a aplicação da norma editada lhes for mais 
favorável. 
d) Transitada em julgado e decisão do mandato de injunção, seus efeitos 
poderão ser estendidos aos casos análogos, desde que por decisão 
fundamentada do órgão colegiado competente. 
e) Da decisão de relator que indeferir a petição inicial do mandado de 
injunção, caberá apelação, em 10(dez) dias, para o órgão colegiado 
competente para o julgamento da impetração. 
78. (FUNCAB/PC-PA/2016) Em relação aos direitos e garantias fundamentais 
previstos na Constituição Federal, assinale a alternativa correta. 
a) São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os 
parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau ou por adoção, do 
Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito 
Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses 
anteriores ao pleito, mesmo que já titular de mandato eletivo e candidato à 
reeleição. 
b) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a 
anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado 
participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio 
histórico e cultural, ficando o autor, em qualquer hipótese, isento de custas 
judiciais e do ônus da sucumbência. 
c) É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, 
resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o 
pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana, sendo vedado 
o recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros 
ou de subordinação a estes. 
d) O texto constitucional atribui expressamente ao Ministério Público 
legitimidade para a impetração de mandado de segurança coletivo. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) São direitos sociais expressamente previstos na Constituição Federal o 
transporte, o lazer, a segurança, a seguridade social, a proteção à velhice e 
a assistência aos desamparados. 
79. (FUNDATEC/PREFEITURA DE PORTO ALEGRE/2016) Consoante 
orientação, analise as assertivas abaixo: 
I. O Plenário do STF, reconhecendo repercussão geral, reafirmou 
jurisprudência no sentido de que é necessária a comprovação de prejuízo 
material aos cofres públicos como condição para a propositura de ação 
popular. 
II. O STF, em repercussão geral, reafirmou seu posicionamento relativo à 
necessidade de uso de precatórios para o pagamento de dívidas da Fazenda 
Pública, mesmo aquelasrelativas às pendências acumuladas no período entre 
a impetração de mandado de segurança e a concessão da ordem. 
III. O STF, em sede de repercussão geral, definiu ser devido o creditamento 
do IPI referente à aquisição de insumo não tributado, isento ou sujeito à 
alíquota zero. 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas I e III. 
e) I, II e III. 
80. (FUNDEP-GESTÃO DE CONCURSOS/IFN-MG/2016) Determinado estado 
da Federação pretende realizar licitação para construção de um grande 
estádio de futebol. Mateus pretende, como cidadão, impedir a realização da 
obra, cuja estimativa de preço considera superfaturada e que, em sua 
opinião, será usada para o desvio de recursos públicos. Buscando reunir a 
documentação necessária à realização de seu intento, requer à autoridade 
competente, com a devida fundamentação, informações sobre os projetos e 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
cálculos dos custos da obra. A autoridade requerida indefere o requerimento 
sem motivação. 
Contra o indeferimento, Mateus deverá utilizar a seguinte garantia 
constitucional: 
a) Mandado de segurança. 
b) Habeas data. 
c) Mandado de injunção. 
d) Ação popular. 
81. (FEPESE-SJC-SC/2016) De acordo com a Constituição Federal, não haverá 
penas: 
1. cruéis 
2. restritivas de direito 
3. de caráter perpétuo 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
a) É correta apenas a afirmativa 3. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. 
e) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 
82. (FEPESE-SJC-SC/2016) De acordo com a Constituição Federal, o tribunal 
do júri é competente para julgar os crimes: 
a) dolosos ou culposos contra a administração da justiça. 
b) dolosos contra a saúde pública. 
c) dolosos contra a economia pública. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) dolosos contra a vida. 
e) dolosos praticados com violência contra a pessoa. 
83. (FEPESE-SJC-SC/2016) Assinale a alternativa que indica corretamente o 
crime que, de acordo com a Constituição Federal, é considerado imprescritível 
e inafiançável. 
a) crime contra a ordem tributária 
b) crime de tráfico de drogas 
c) crime de racismo 
d) crime de estupro 
e) crime de extorsão mediante sequestro 
84. (CESPE/TCE-PR/2016) À luz da jurisprudência do STF, assinale a opção 
correta acerca de habeas corpus. 
a) O habeas corpus é instrumento viável para a revisão de súmulas de 
tribunais se o teor da súmula atentar abstratamente contra o direito à 
liberdade de locomoção. 
b) A utilização do habeas corpus como mecanismo judicial para salvaguarda 
do direito à liberdade de locomoção é limitada no tempo, sujeitando-se a 
preclusão e decadência. 
c) A inadmissibilidade de impetração sucessiva de habeas corpus, ou seja, de 
apreciação de um segundo habeas corpus quando ainda não definitivamente 
julgado o anteriormente impetrado, é relativizada se se tratar de ilegalidade 
flagrante e prontamente evidente. 
d) O habeas corpus é meio idôneo para impugnar ato de sequestro ou confisco 
de bens em processo criminal. 
e) O afastamento de cargo público é impugnável por habeas corpus. 
85. (FCC/SEGEP-MAP/2016) Considere os seguintes dispositivos da Lei no 
13.300, de 23 de junho de 2016: 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
“Art. 1º Esta Lei disciplina o processo e o julgamento dos mandados de 
injunção individual e coletivo, nos termos do inciso LXXI do art. 5º da 
Constituição Federal. 
Art. 2º Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta total ou 
parcial de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e 
liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à 
soberania e à cidadania. 
(...) 
Art. 3º São legitimados para o mandado de injunção, como impetrantes, as 
pessoas naturais ou jurídicas que se afirmam titulares dos direitos, das 
liberdades ou das prerrogativas referidos no art. 2º e, como impetrado, o 
Poder, o órgão ou a autoridade com atribuição para editar a norma 
regulamentadora. 
(...) 
Art. 12. O mandado de injunção coletivo pode ser promovido: 
(...) 
II − por partido político com representação no Congresso Nacional, para 
assegurar o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas de seus 
integrantes ou relacionados com a finalidade partidária; 
III − por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente 
constituída e em funcionamento há pelo menos 1 (um) ano, para assegurar 
o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas em favor da totalidade ou 
de parte de seus membros ou associados, na forma de seus estatutos e desde 
que pertinentes a suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização 
especial; 
(...) 
Tomados os dispositivos acima transcritos, os aspectos do mandado de 
injunção neles disciplinados são 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) compatíveis com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo 
Tribunal Federal. 
b) incompatíveis com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo 
Tribunal Federal, no que se refere à regulamentação de um mandado de 
injunção coletivo. 
c) incompatíveis com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo 
Tribunal Federal, no que se refere à legitimação de pessoas jurídicas para a 
impetração de mandado de injunção. 
d) incompatíveis com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo 
Tribunal Federal, no que se refere à legitimação de associações, 
independentemente de autorização especial, para ajuizamento de ação de 
índole coletiva. 
e) incompatíveis com a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo 
Tribunal Federal, no que se refere ao objeto do mandado de injunção. 
86. (FCC/SEGEP-MAP/2016) No julgamento de caso que serviu de precedente 
à edição da súmula vinculante que versa sobre a prisão do depositário infiel, 
foi registrado o seguinte debate entre Ministros presentes à sessão respectiva 
– doravante referidos como “Min. 1”, “Min. 2”, “Min. 3”, “Min. 4”, “Min. 5”: 
Min. 1: “Vossa Excelência, Min. 2, confere, portanto, hierarquia constitucional 
aos tratados internacionais de direitos humanos? 
Min. 2: “Sim, confirmo hierarquia constitucional.” 
Min. 1: “E vale-se, para tanto, da noção de bloco de constitucionalidade?” 
Min. 2: “Exatamente.” 
Min. 1: “E erige, em consequência, os tratados internacionais de direitos 
humanos à condição de parâmetro de controle, paraefeito de fiscalização de 
constitucionalidade?” 
Min. 2: “De controle de constitucionalidade.” 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
 
Min. 1: “O voto de Vossa Excelência coincide, precisamente, com os 
fundamentos que dão suporte ao meu próprio voto proferido sobre a matéria 
ora em exame. Registro, ainda, que o meu voto, considerados os 
fundamentos nele invocados, também se estende à figura do depositário 
judicial infiel, contra quem – segundo sustento – não cabe a decretação da 
prisão civil.” 
E, mais adiante: 
Min. 3: “Vossa Excelência está acompanhando o Min. 1 e não o Min. 4” (...) 
Porque a posição do Min. 4, na linha sustentada ... por mim, é no sentido de 
que os tratados de direitos humanos teriam força supralegal, mas 
infraconstitucional”. 
(...) 
Min. 5 “A não ser nos casos do § 3º do artigo 5º .” 
Min. 3 “Sim. Aí, no caso, por força expressa de emenda constitucional. Apenas 
para entender: Vossa Excelência está, portanto, atribuindo força de emenda 
constitucional aos tratados de direitos humanos, independentemente de força 
de norma constitucional. É isso?” 
Considerados os debates acima transcritos à luz da disciplina constitucional 
da matéria, tem-se que: 
I. Min. 1 e Min. 2 reconhecem aos tratados internacionais de direitos humanos 
a hierarquia constitucional, de maneira que passem a servir de parâmetros 
para o controle de constitucionalidade. 
II. Min. 3 e Min. 4 reconhecem hierarquia constitucional apenas aos tratados 
de direitos humanos que tenham sido aprovados em cada Casa do Congresso 
Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos 
membros. 
III. O entendimento sufragado por Min. 3 e Min.4, no que se refere 
especificamente à prisão civil do depositário infiel, conduz à prevalência da 
norma estabelecida em tratado internacional sobre a norma estabelecida em 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
nível legal, no ordenamento brasileiro, mas não sobre a previsão 
constitucional. 
IV. A Súmula Vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal sobre a 
matéria reflete o entendimento sufragado por Min. 1 e 2, inclusive no que se 
refere à extensão de seus efeitos ao depositário judicial infiel, não sendo 
compatível, no entanto, com o entendimento sufragado por Min. 3 e 4. 
Está correto o que se afirma APENAS em: 
a) I e IV. 
b) I, III e IV. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) I, II e III. 
87. (FCC/DPE-BA/2016) É considerado pela doutrina como (sub)princípio 
derivado do princípio da proporcionalidade: 
a) Boa-fé objetiva. 
b) Proibição de retrocesso social. 
c) Estado de direito. 
d) Segurança jurídica. 
e) Proibição de proteção insuficiente. 
88. (FCC/DPE-BA/2016) Acerca do sistema constitucional de proteção dos 
direitos humanos e fundamentais, é correto afirmar: 
a) O serviço público de assistência jurídica integral e gratuita prestado pela 
Defensoria Pública é caracterizado pelo acesso universal, tal como o serviço 
público na área da saúde. 
b) Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral 
da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil 
seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em 
qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de 
competência para a Justiça Federal. 
c) De acordo com a posição firmada pelo Supremo Tribunal Federal, os 
tratados internacionais de direitos humanos incorporados antes da inserção 
do § 3º no artigo 5º da Constituição Federal, levada a efeito pela Emenda 
Constitucional nº 45/2004, possuem hierarquia constitucional, prevalecendo 
em face de qualquer norma infraconstitucional interna. 
d) A norma constitucional atribui legitimidade exclusiva ao Ministério Público 
para a propositura de ação civil pública para a proteção do patrimônio público 
e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. 
e) Ação popular teve o seu objeto ampliado por disposição da Constituição 
Federal de 1988, autorizando expressamente o seu manuseio para a defesa 
dos direitos do consumidor. 
89. (FCC/PREFEITURA DE TERESINA-PI/2016) Determinada pessoa jurídica 
pretende obter acesso às informações que constem a seu respeito, no que se 
refere a pagamentos de tributos federais, nos sistemas informatizados de 
apoio à arrecadação mantidos pela Secretaria da Receita Federal. À luz da 
Constituição da República e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, 
tendo sua pretensão negada na esfera administrativa, à interessada 
a) não caberá valer-se de habeas data, por lhe faltar legitimidade para sua 
propositura, embora a pretensão pudesse ser objeto da referida ação 
mandamental. 
b) não caberá valer-se de mandado de segurança, por lhe faltar legitimidade 
para sua propositura, embora a pretensão pudesse ser objeto da referida ação 
mandamental. 
c) não caberá valer-se de habeas data, pois, embora possua legitimidade para 
sua propositura, sua pretensão não poderia ser objeto da referida ação 
mandamental. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) caberá impetrar mandado de segurança, na medida em que possui 
legitimidade para sua propositura e sua pretensão se amolda ao objeto da 
referida ação mandamental. 
e) caberá impetrar habeas data, na medida em que possui legitimidade para 
sua propositura e sua pretensão se amolda ao objeto da referida ação 
mandamental. 
90. (FCC/PREFEITURA DE TERESINA-PI/2016) Ao tratar dos direitos e 
garantias fundamentais a Constituição Federal dispõe que 
a) será admitida a ação privada nos crimes de ação pública desde que a ação 
seja proposta no prazo legal. 
b) o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que 
ficar preso além do tempo fixado na sentença. 
c) os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem 
aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três 
quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às leis 
ordinárias. 
d) os brasileiros naturalizados não poderão ser extraditados. 
e) sempre que solicitada, poderá ser concedida a extradição de estrangeiro 
pela prática de qualquer crime cometido no país de origem. 
91. (COMPERVE/CÂMARA DE NATLA-RN/2016) A legalidade é elemento 
extremamente relevante no âmbito do atual Estado Constitucional 
Democrático, pois é a ideia de legalidade que impõe limites à atuação do 
PoderPúblico. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 determina que 
a) a prisão não poderá ocorrer senão em flagrante delito ou por ordem escrita 
e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de 
transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei. 
b) o civilmente identificado será submetido a identificação criminal, 
independentemente de previsão legal e determina que é indispensável à 
privação da liberdade o respeito ao devido processo legal. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) o brasileiro nato e o naturalizado podem ser extraditados em caso de crime 
comum ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e 
drogas afins, na forma da lei. 
d) a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a 
prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o aborto, 
o racismo e os definidos como crimes hediondos. 
92. (VUNESP/PREFEITURA DE ALUMÍNIO-SP/2016) No que se refere aos 
direitos e garantias individuais, é correto afirmar que constitui crime 
inafiançável e imprescritível a prática de 
a) tráfico internacional de drogas. 
b) racismo. 
c) tortura. 
d) crimes definidos como hediondos. 
e) crimes praticados contra a Administração Pública que importem em atos 
de improbidade administrativa. 
93. (QUADRIX/CRO-PR/2016) [...] conceder-se-á mandado de segurança 
para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou 
habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for 
autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições 
do Poder Público. 
(Constituição Federal de 1988) 
Considerando o texto constitucional acima indicado, bem como as 
considerações doutrinárias sobre o aludido remédio constitucional, assinale a 
alternativa incorreta. 
a) O mandado de segurança poderá ser repressivo de uma ilegalidade já 
cometida; ou preventivo, quando o impetrante demonstrar justo receio de 
sofrer uma violação de direito líquido e certo por parte da autoridade 
impetrada. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) O particular não está obrigado a exaurir a via administrativa para utilizar-
se do mandado de segurança, afinal o Judiciário não pode se furtar do exame 
de qualquer lesão de direito. 
c) Nos termos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o pedido de 
reconsideração na via administrativa interrompe o prazo para o mandado de 
segurança. 
d) De acordo com a doutrina majoritária, e jurisprudência do Supremo 
Tribunal Federal, o mandado de segurança observa prazo decadencial de 120 
dias, contados a partir da data em que o interessado tiver conhecimento do 
ato a ser impugnado. 
e) Nos termos da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, não cabe 
condenação em honorários de advogado na ação de mandado de segurança. 
94. (FUNRIO/IF-PA/2016) De acordo com o artigo 5º da Constituição da 
República Federativa do Brasil de 1988, não haverá penas: 
I - de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; 
II - de caráter perpétuo; 
III - de trabalhos forçados; 
IV - privação ou restrição da liberdade; 
V - de banimento; 
VI - cruéis. 
Marque a alternativa correta 
a) I, III, IV, V e VI. 
b) I, II, III, V e VI. 
c) II, III, IV, V e VI. 
d) I, II, III, IV e VI. 
e) I, II, III, IV e V. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
95. (IADES/PC-DF/2016) Com base nos direitos e nos deveres coletivos 
previstos na Constituição Federal, quando o responsável por ilegalidade ou 
abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no 
exercício de atribuições do poder público, a solução correta de ajuizamento 
será a (o) 
a) arguição de descumprimento de preceito fundamental. 
b) mandado de injunção. 
c) mandado de segurança. 
d) ação direta de inconstitucionalidade. 
e) ação direta de constitucionalidade. 
96. (TRT 4º REGIÃO/TRT 4º REGIÃO/2016) Considere as assertivas abaixo 
sobre mandado de injunção. 
I - O mandado de injunção previsto na Constituição Federal de 1988 é 
autoaplicável. 
II - O Supremo Tribunal Federal, atualmente, ao julgar mandado de injunção, 
fixa ao Poder Legislativo prazo para elaborar a norma regulamentadora. Findo 
o prazo e permanecendo a inércia do Poder Legislativo, o autor do mandado 
de injunção passa a ter assegurado o seu direito. 
III - Não é possível ajuizar mandado de injunção coletivo. 
Quais são corretas? 
a) Apenas I 
b) Apenas II 
c) Apenas III 
d) Apenas I e II 
e) I, II e III 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
97. (TRT 4º REGIÃO/TRT 4º REGIÃO/2016) Considere as assertivas abaixo 
sobre tutelas constitucionais das liberdades. 
I - A entidade de classe tem legitimação para o mandado de segurança ainda 
quando a pretensão veiculada interesse apenas a uma parte da respectiva 
categoria. 
II - Sobrevindo norma regulamentadora, quando em curso mandado de 
injunção, prestar-se-á a via eleita para sanar a lacuna normativa do período 
pretérito à edição da lei regulamentadora. 
III - É cabível a utilização de habeas data para a obtenção de vista de 
processo administrativo, na medida em que tal ação constitucional visa a 
assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante. 
Quais são corretas? 
a) Apenas I 
b) Apenas II 
c) Apenas III 
d) Apenas II e III 
e) I, II e III 
98. (CESPE/PC-PE/2016) Assinale a opção correta acerca dos direitos sociais, 
dos remédios ou garantias constitucionais e dos direitos de nacionalidade. 
a) Será considerado brasileiro nato o indivíduo nascido no estrangeiro, filho 
de pai brasileiro ou de mãe brasileira, que for registrado em repartição 
brasileira competente ou que venha a residir no Brasil e opte, em qualquer 
tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. 
b) A duração da jornada normal de trabalho, de, no máximo, oito horas diárias 
e quarenta e quatro horas semanais, não comporta exceções, no entanto a 
CF admite a compensação de horários mediante acordo ou convenção coletiva 
de trabalho. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) De acordo com o STF, o habeas data é ação que permite ao indivíduo o 
direito de obter informaçõesrelativas à sua pessoa, inseridas em repartições 
públicas ou privadas, podendo ser utilizado para a obtenção de acesso a autos 
de processos administrativos, como aqueles que tramitam no TCU. 
d) A sentença em mandado de injunção gera efeitos erga omnes, alcançando, 
de maneira indistinta, todos aqueles privados de exercer quaisquer direitos e 
liberdades constitucionais por falta de norma regulamentadora. 
e) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por sindicatos, 
entidades de classe e associações, mas não por partidos políticos, pois se 
destinam à defesa de interesses coletivos comuns a determinada coletividade 
de pessoas. 
99. (UFMT/DPE-MTP/2016) Sobre o reconhecimento dos direitos difusos e 
coletivos, assinale a afirmativa INCORRETA. 
a) Os bens tutelados pelos direitos difusos e coletivos são objetivamente 
identificados, por isso, a facilidade, hodiernamente, em assegurar sua tutela 
por instrumentos processuais coletivos, sejam difusos ou coletivos stricto 
sensu. 
b) No reconhecimento histórico de normas regulando a vida em sociedade, os 
direitos difusos e coletivos surgiram de um abismo entre as atividades 
precípuas do Estado, de intervenção social, e a liberdade individual, fundada 
no direito à propriedade. 
c) Os direitos coletivos lato sensu são considerados direitos de terceira 
geração, como demanda de uma sociedade industrializada, com rápido 
desenvolvimento de tecnologias, que o direito procura acompanhar para 
suprir as necessidades coletivas. 
d) O reconhecimento de direitos difusos e coletivos é consequência da 
atividade de exploração de recursos naturais majoritariamente empregada ao 
redor do globo. 
e) Os mecanismos de mitigação dos efeitos naturais da atividade de indústria 
e mercado consumidor estão baseados na concretização de direitos 
fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
100. (CESPE/PC-PE/2016) Uma autoridade pública de determinado estado da 
Federação negou-se a emitir certidão com informações necessárias à defesa 
de direito de determinado cidadão. A informação requerida não era sigilosa e 
o referido cidadão havia demonstrado os fins e as razões de seu pedido. 
Nessa situação hipotética, o remédio constitucional apropriado para impugnar 
a negativa estatal é o(a) 
a) ação popular. 
b) mandado de segurança. 
c) habeas data. 
d) habeas corpus. 
e) mandado de injunção. 
101. (FEPESE/SJC-SC/2016) Analise o texto abaixo: 
“A internacionalização dos direitos humanos constitui, assim, movimento 
extremamente recente na história, que surgiu a partir do pós-guerra, como 
resposta às atrocidades e aos horrores cometidos durante o nazismo. […] No 
momento em que os seres humanos se tornam supérfluos e descartáveis, no 
momento em que vige a lógica da destruição, em que cruelmente se abole o 
valor da pessoa humana, torna-se necessária a reconstrução dos direitos 
humanos, como paradigma ético capaz de restaurar a lógica do razoável. […] 
Diante dessa ruptura, emerge a necessidade de reconstruir os direitos 
humanos, como referencial e paradigma ético que aproxime o direito da 
moral.” 
PIOVESAN, 2013, p. 190 
O texto de Flávia Piovesan se refere ao processo de internacionalização dos 
direitos humanos no cenário global e sua reconstrução a partir do final da: 
a) Guerra Fria. 
b) Revolução Francesa. 
c) Revolução Americana. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) Primeira Guerra Mundial. 
e) Segunda Guerra Mundial. 
102. (FCC/DPE-BA/2016) O controle de convencionalidade na sua vertente 
nacional quando comparado com a vertente internacional apresenta inúmeras 
diferenças, destacando-se: 
a) Para que o controle de convencionalidade seja exercido, no âmbito interno, 
é necessário o prévio esgotamento das vias ordinárias e a matéria precisa ser 
objeto de prequestionamento. 
b) Na vertente internacional o parâmetro de controle é a norma internacional 
e pouco importa a hierarquia da lei local, podendo, inclusive, ser oriunda do 
poder constituinte originário. 
c) No que diz respeito ao aspecto nacional apenas o Supremo Tribunal Federal 
tem competência para exercê-lo e, por isso, é uma forma de se apresentar o 
controle concentrado de constitucionalidade. 
d) Na vertente internacional o parâmetro de controle é a norma internacional, 
porém, é impossível exercer tal controle no que diz respeito às normas 
oriundas do poder constituinte originário. 
e) Em que pese ser objeto de estudo, o controle de convencionalidade se 
resume à aplicação doutrinária. 
103. (FCC/DPE-BA/2016) Com relação à origem histórica dos direitos 
humanos, um grande número de documentos e veículos normativos podem 
ser mencionados, dentre eles é correto afirmar que cada um dos documentos 
abaixo mencionados está relacionado com um direito humano específico, com 
EXCEÇÃO de: 
a) Declaração de Direitos do Estado da Virgínia, 1776, que disciplinou os 
direitos trabalhistas e previdenciários como direitos sociais. 
b) Declaração de Direitos (Bill of Rights), 1689, que previu a separação de 
poderes e o direito de petição. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) Convenção de Genebra, 1864, que teve relevante destaque no tratamento 
do direito humanitário. 
d) Constituição de Weimar, 1919, que trouxe a igualdade jurídica entre 
marido e mulher, equiparou os filhos legítimos aos ilegítimos com relação à 
política social do Estado. 
e) Constituição Mexicana, 1917, que expandiu o sistema de educação pública, 
deu base à reforma agrária e protegeu o trabalhador assalariado. 
104. (FCC/DPE-BA/2016) No que tange à responsabilização internacional do 
Estado por violação de compromissos assumidos no âmbito internacional, 
a) em respeito à soberania, o Estado não pode ser responsabilizado, 
internacionalmente, a fazer ou deixar de fazer algo no âmbito interno e as 
condenações se limitam a obrigações de dar. 
b) prevalece que a responsabilidade é subjetiva, ou seja prescinde de dolo ou 
culpa para que o Estado seja responsabilizado. 
c) prevalece que, em matéria de Direitos Humanos, a responsabilidade é 
objetiva, devendo haver a violação de uma obrigação internacional, 
acompanhada do nexo de causalidade entre a mencionada violação e o dano 
sofrido. 
d) o Estado não é responsabilizado se comprovar que investigou e puniu os 
seus agentes internos. 
e) não há que se falar em responsabilização internacional, na medida em que 
não existe um órgão internacional de execução de sentenças condenatórias 
das cortes internacionais. 
105. (ESAF/FUNAI/2016) Assinale a opção que define corretamente o que é 
etnocentrismo. 
a) Aquela visão de mundo característica de quem considera o seu grupo 
étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais insignificante do que os 
demais. 
 
 
 
www.willianprates.com.brAtenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) Um conceito cunhado pela antropologia para aludir à tendência presente 
em todas as culturas humanas, que faz com que se entenda a realidade e as 
outras culturas a partir dos próprios padrões culturais. 
c) Um fenômeno natural que se prende ao fato de acharmos que a nossa 
própria etnia e as nossas respectivas práticas culturais são equivalentes aos 
comportamentos de outros grupos. 
d) Uma noção correlata ao conceito de relativismo cultural, que se refere à 
tendência que temos de considerar as culturas dos demais povos como 
inferiores à nossa. 
e) Uma noção correlata ao conceito de relativismo cultural, que se refere à 
tendência que temos de considerar as culturas dos demais povos a partir dos 
seus próprios valores, categorias e padrões culturais. 
106. (FCC/TRT-3º REGIÃO/2015) No âmbito dos Direitos Humanos observa-
se que, historicamente, há um movimento de dividir a sociedade de forma 
dicotômica caracterizando os seres humanos em normais e anormais, iguais 
e diferentes entre outras nomenclaturas estigmatizantes. Nessa lógica, 
a) as diferenças sociais não podem ser caracterizadas como elementos 
estigmatizantes. 
b) esta caracterização por oposto representa de forma natural as diferenças 
na sociedade. 
c) por se tratar de uma construção histórica, não há mecanismos que possam 
mudá-la. 
d) os estigmas são parte constitutivas das sociedades contemporâneas. 
e) ao dividir a sociedade de forma dicotômica, reforça os processos de 
exclusão e segregação social. 
107. (VUNESP/MPE-SP/2015) Assinale a alternativa que corretamente 
disserta sobre aspectos conceituais dos direitos humanos em sua evolução 
histórica. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) Os direitos humanos da terceira dimensão marcam a passagem de um 
Estado autoritário para um Estado de Direito e, nesse contexto, o respeito às 
liberdades individuais, em uma perspectiva de absenteísmo estatal, fruto do 
pensamento liberal-burguês do século XVIII. 
b) Os direitos de quarta dimensão, ou direitos de liberdade, têm como titular 
o indivíduo, são oponíveis ao Estado, traduzem-se como faculdades ou 
atributos da pessoa e ostentam uma subjetividade que é seu traço mais 
característico, sendo, assim, direitos de resistência ou oposição ao Estado. 
c) Os direitos fundamentais da primeira dimensão são marcados pela 
alteração da sociedade por profundas mudanças na comunidade 
internacional, identificando-se consequentes alterações nas relações 
econômico-sociais, sobretudo na sociedade de massa, fruto do 
desenvolvimento tecnológico e científico. 
d) Os direitos da quinta dimensão são direitos transindividuais que 
transcendem os interesses do indivíduo e passam a se preocupar com o 
gênero humano, com altíssimo teor de humanismo e universalidade, 
inserindo-se o ser humano em uma coletividade que passa a ter direitos de 
solidariedade ou de fraternidade. 
e) A evidenciação de direitos sociais, culturais e econômicos, correspondendo 
aos direitos de igualdade, sob o prisma substancial, real e material, e não 
meramente formal, mostra-se marcante nos documentos pertencentes ao 
que se convencionou classificar como segunda dimensão dos direitos 
humanos. 
108. (MPT/MPT/2015) Sobre a evolução histórica dos direitos humanos, 
assinale a alternativa CORRETA: 
a) O Bill of Rights dos Estados Unidos da América consiste em um rol de 
direitos fundamentais inserido na Declaração de Independência proclamada 
por Thomas Jefferson em 1776, posteriormente incorporado aos Artigos da 
Confederação. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) O Bill of Rights dos Estados Unidos da América constitui-se de normas 
originárias constantes da Constituição aprovada na Convenção da Filadélfia 
em 1787. 
c) O Bill of Rights dos Estados Unidos da América foi inserido somente em 
1791 na Constituição americana, sob a forma de emendas constitucionais. 
d) O Bill of Rights formalmente não é uma norma federal nos Estados Unidos 
da América, mas sim uma interpretação extensiva da Declaração de Direitos 
da Virginia promovida pela jurisprudência da Suprema Corte americana. 
e) Não respondida. 
109. (FCC/DPE-CE/2014) Ao examinar a evolução histórica dos direitos 
humanos, Celso Lafer destaca a fase da formação dos denominados direitos 
de primeira geração nos seguintes termos: 
“Os direitos humanos da Declaração de Virgínia e da Declaração Francesa de 
1789 são, neste sentido, direitos humanos de primeira geração, que se 
baseiam numa clara demarcação entre Estado e não-Estado, fundamentada 
no contratualismo de inspiração individualista. São vistos como direitos 
inerentes ao indivíduo e tidos como direitos naturais, uma vez que precedem 
o contrato social” (cf. A reconstrução dos direitos humanos. São Paulo: 
Companhia das Letras, 1988, p. 126). 
Entre as disposições abaixo, NÃO guarda pertinência coma concepção de 
direitos humanos acima mencionada: 
a) "Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais 
só podem fundamentar-se na utilidade comum." 
b) "Nós também concedemos a todos os homens livres do nosso reino, por 
nós e por nossos herdeiros perpetuamente, todas as liberdades estatuídas 
nessa Carta, para que as tenham e as conservem para si e para os seus 
herdeiros, de nós e dos nossos herdeiros." 
c) "A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos 
naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a 
propriedade a segurança e a resistência à opressão." 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) "Um povo tem sempre o direito de rever, de reformar e de mudar a sua 
constituição: Uma geração não pode sujeitar às suas leis as gerações futuras." 
e) "A lei é a expressão livre e solene da vontade geral; ela é a mesma para 
todos, quer proteja, quer castigue; ela só pode ordenar o que é justo e útil à 
sociedade; ela só pode proibir o que lhe é prejudicial." 
110. (VUNESP/PC-SP/2014) Considerando a evolução histórica e cronológica 
dos direitos humanos em âmbito internacional, pode-se afirmar que existiram 
três marcos históricos fundamentais. São eles: 
a) o jusnaturalismo, a promulgação da Constituição dos Estados Unidos da 
América e a independência do Brasil. 
b) a queda do Império Romano, a queda da Bastilha, na França, e a criação 
da Organização das Nações Unidas. 
c) o Iluminismo, a Revolução Francesa e o término da Segunda Guerra 
Mundial. 
d) o totalitarismo, a queda de Hitler e a Promulgação da Constituição 
Brasileira de 1988. 
e) a criação da Igreja Católica, oconstitucionalismo e o fim da Primeira Guerra 
Mundial. 
111. (VUNESP/TJ-PA/2014) O sistema africano de Direitos Humanos surgiu 
por meio da 
a) Carta Africana de Direitos Humanos – Carta de Moçambique (1969). 
b) Convenção da África do Sul (1959). 
c) Carta de Banjul (1981). 
d) Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948). 
e) Protocolo da Carta Africana – Etiópia (1949). 
112. (VUNESP/TJ-PA/2014) Considerando a sua evolução histórica, bem 
como o sistema internacional de proteção dos direitos humanos, assinale a 
alternativa correta. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
a) No sistema processual de proteção dos direitos humanos, as pessoas físicas 
são titulares de direitos perante os órgãos de supervisão internacional, mas 
carecem de capacidade processual nesse sistema. 
b) No campo dos direitos humanos, desde a Declaração Universal de 1948, 
verifica-se a coexistência de diversos instrumentos de proteção 
estabelecendo regras de efeitos e conteúdo essencialmente formais. 
c) A resolução de conflitos nos casos concretos de violações de direitos 
humanos é tema de interesse exclusivamente nacional dos Estados. 
d) Os tratados podem agir como normas de direito interno, desde que 
ratificados e incorporados, podendo influenciar a alteração, ou criação, de 
regulamentação nacional específica. 
e) A partir de 1950, depois de estabelecida uma unidade conceitual dos 
direitos humanos, sua proteção internacional viu-se em acentuado declínio. 
113. (VUNESP/TJ-PA/2014) Documento histórico relevante na evolução dos 
direitos humanos, elaborado no século XIII, que regulava várias matérias, de 
sentido puramente local ou conjuntural, ao lado de outras que constituem as 
primeiras fundações da civilização moderna, que considera que o rei se 
encontra vinculado pelas próprias leis que edita e que traz a essência do 
princípio do devido processo legal em seu texto. 
Tal descrição se refere à: 
a) Lei de Habeas Corpus (ou Habeas Corpus Act). 
b) Declaração de Direitos da Inglaterra (ou Bill of Rights). 
c) Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. 
d) Magna Carta (ou Magna Charta Libertatum). 
e) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão 
114. (FEPESE/SJC-SC/2013) Assinale a alternativa correta em matéria de 
Direitos Humanos. 
a) O Brasil desde os tempos de colônia atua na defesa dos Direitos Humanos. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) No século vinte, após a Revolução Francesa, foi proclamada a Declaração 
dos Direitos do Homem e do Cidadão. 
c) Não há registros históricos de defesa dos Direitos Humanos antes da 
segunda metade do Século XX 
d) Após a Convenção de Estocolmo, o Brasil tornou-se signatário da 
Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
e) São Tomás de Aquino, durante a Idade Média, atuou como grande defensor 
dos Direitos Humanos combatendo a discriminação e a violência. 
115. (CESP/DPE-RR/2013) O conceito de universalismo de chegada 
a) contrapõe-se, no que se refere à definição dos direitos humanos, às 
considerações sobre o contexto cultural de cada sociedade. 
b) sintetiza as garantias universais aptas a sustentar uma teoria dos direitos 
humanos intercultural. 
c) opõe-se às ideias do relativismo cultural e aproxima-se das do 
universalismo de partida. 
d) associa-se à ideia de humanidade em sua indistinta integralidade cultural 
e social. 
e) está associado ao desenvolvimento de uma teoria de direitos humanos 
alheia às peculiaridades culturais de cada sociedade. 
116. (VUNESP/PC-SP/2013) Assinale a alternativa que indica o movimento 
que tornou mundialmente conhecidos os ideais representativos dos direitos 
humanos reconhecidos e representados pela liberdade, igualdade e 
fraternidade. 
a) Independência dos Estados Unidos da América. 
b) Revolução Francesa. 
c) Cristianismo. 
d) Catolicismo. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) Iluminismo. 
117. (VUNESP/PC-SP/2013) Na evolução dos direitos humanos, costumam-
se classificar, geralmente, as gerações dos direitos em três fases (Eras dos 
Direitos), conforme seu processo evolutivo histórico. Assinale a alternativa 
que representa, correta e cronologicamente, essa classificação. 
a) Direitos civis; direitos políticos; direitos fundamentais. 
b) Igualdade; liberdade; fraternidade. 
c) Direitos individuais; direitos coletivos; direitos políticos e civis. 
d) Direitos civis e políticos; direitos econômicos e sociais; direitos difusos. 
e) Liberdades positivas; liberdades negativas; direitos dos povos. 
118. (VUNESP/PC-SP/2013) Dentre os documentos reconhecidos 
internacionalmente e que limitaram o poder do governante em relação aos 
direitos do homem, encontra-se o mais remoto e pioneiro antecedente que 
submetia o Rei a um corpo escrito de normas, procurava afastar a 
arbitrariedade na cobrança de impostos e implementava um julgamento justo 
aos homens. 
Esse importante documento histórico dos direitos humanos denomina-se 
a) Talmude. 
b) Magna Carta da Inglaterra. 
c) Alcorão. 
d) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da França. 
e) Bill of Rights. 
119. (VUNESP/PC-SP/2013) Considerando o que a doutrina majoritária dispõe 
sobre o desenvolvimento e conquista dos direitos humanos, pode-se afirmar 
que esse desenvolvimento histórico, classificado por gerações de direitos, 
pode ser, cronologicamente, assim representado: 
a) direitos individuais; direitos coletivos e direitos sociais. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) direitos individuais, direitos coletivos e liberdades negativas. 
c) liberdades positivas, liberdades negativas e direitos sociais. 
d) direitos sociais; direitos de liberdade e direitos da fraternidade. 
e) direitos de liberdade; direitos sociais e direitos difusos. 
120. (CESPE/DPE-SE/2012) Com relação ao direito humanitário, assinale a 
opção correta. 
a) O direito humanitário, a criação da Liga das Nações e a criação da 
Organização Internacional do Trabalho são apontados pela doutrina como 
antecedentes históricos do moderno direito internacional dos direitos 
humanos. 
b) A afirmação histórica dos direitos humanos não representou mudança na 
perspectiva da doutrina clássica sobre o objeto de regulação do direito 
internacional, tendo as prescrições internacionais de proteção à pessoa 
humana sido plenamente inseridas no âmbito da normatização das relações 
entre Estados soberanos. 
c) O direito internacional humanitário, como conceito abrangente, abarca, ao 
mesmo tempo, a proteção dos direitos humanos dos refugiados e osdireitos 
humanos em tempos de paz, não alcançando, porém, as disposições de 
proteção aos combatentes postos fora de combate por captura ou ferimento 
durante a guerra, por serem tais prescrições típicas matérias de jus in bello. 
d) O direito humanitário não abrange as prescrições ligadas à proteção dos 
civis durante a guerra. 
e) A doutrina não estabelece qualquer diferença substancial entre as 
expressões direitos humanos e direito humanitário, servindo ambas à 
designação do mesmo conjunto de regras voltadas à proteção da pessoa 
humana, tanto no plano nacional quanto no internacional. 
121. (VUNESP/DPE-MS/2012) A primeira Constituição brasileira a conter 
declaração de direitos humanos foi a de 
a) 1891. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) 1891, com a redação dada pela Revisão Constitucional de 1926. 
c) 1824. 
d) 1934. 
122. (FCC/DPE-PR/2012) Na evolução histórica do que hoje é conhecido como 
Direito Internacional dos Direitos Humanos, alguns momentos são marcantes 
para o Brasil e para o mundo. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar: 
a) Na Declaração e Programa de Ação de Viena, aprovada na Conferência 
Mundial sobre Direitos Humanos de 1993, a natureza universal dos direitos 
humanos foi estabelecida como inquestionável, embora tenha ficado 
registrado também que as especificidades nacionais e regionais e os diversos 
antecedentes históricos, culturais e religiosos não poderiam ser descartados. 
b) Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra no 
desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos foi a cisão 
dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e 
culturais. 
c) O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, no seu art. 27, supera 
a cisão entre direitos civis e políticos, de um lado, e direitos econômicos, 
sociais e culturais, de outro, ao proteger o direito de minorias étnicas, 
religiosas ou linguísticas à sua própria vida cultural. 
d) Em 11/11/2002, data de publicação do decreto que incorporou ao direito 
interno a declaração a que se refere o art. 62 da Convenção Americana sobre 
Direitos Humanos, o Brasil reconheceu como obrigatória a competência da 
Corte Interamericana de Direitos Humanos para fatos posteriores à referida 
data de publicação. 
e) A Liga ou Sociedade das Nações, antecedente da Organização das Nações 
Unidas, contava com um incipiente sistema de proteção de minorias e 
refugiados liderado pelo norueguês Fridtjof Nansen (1861-1930). 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
123. (CESPE/DPE-AC/2012) Assinale a opção correta no que diz respeito à 
afirmação histórica dos direitos humanos. 
a) O expresso reconhecimento do princípio da universalidade dos direitos 
humanos pela Declaração de Viena de 1993 pôs termo ao debate sobre o 
multiculturalismo e o relativismo cultural. 
b) O Bill of Rights, de 1689, foi a primeira carta de direitos de que se tem 
notícia na história. 
c) A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são 
marcos da afirmação dos direitos humanos de segunda geração. 
d) Após a Segunda Guerra Mundial, para que os direitos dos trabalhadores 
enumerados na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 fossem 
garantidos no plano internacional, criou-se a Organização Internacional do 
Trabalho. 
e) Não há referência, na Declaração de Viena de 1993, ao princípio da 
indivisibilidade dos direitos humanos. 
124. (ESAF/CGU/2012) “Os direitos humanos podem ser exercidos 
simultaneamente e encontram limites nos outros direitos igualmente 
consagrados na Constituição. Assim, pode ocorrer um conflito entre direitos 
e nesse caso é preciso uma solução coerente que harmonize ambos os 
direitos.” Esse conceito representa a seguinte característica dos Direitos 
Huma- nos: 
a) Limitabilidade. 
b) Complementaridade. 
c) Relatividade. 
d) Inter-relação. 
e) Indisponibilidade. 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
125. (ESAF/CGU/2012) Considerando os precedentes históricos da evolução 
dos Direitos Humanos, marque a opção incorreta. 
a) No contexto histórico em que houve o desenvolvimento laico do 
pensamento jusnaturalista entre os séculos XVII e XVIII que as ideias acerca 
da dignidade da pessoa humana começaram a ganhar relevância. 
b) O registro escrito de direitos em um documento difundiu-se a partir da 
segunda metade da Idade Média, ocasião em que foram registrados direitos 
de comunidades locais. 
c) A Magna Carta de 21 de junho de 1215 aponta a judicialidade, um dos 
princípios do Estado de Direito. 
d) O Rule of Law consiste na sujeição de todos ao império do Direito e é 
expressão da Common Law, que inclui o direito judiciário inglês, o qual se 
desenvolveu a partir do século XII. 
e) O filósofo John Locke, ao final do século XV, foi quem pela primeira vez 
cunhou a expressão dignitas humana. 
126. (ESAF/CGU/2012) Marque a opção incorreta. 
a) Os Fundamentos e Princípios dos Direitos Humanos têm como finalidade a 
observância e proteção da dignidade da pessoa humana de maneira universal. 
b) Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e Direitos do Homem não 
possuem o mesmo significado. Assim, a primeira nomenclatura surgida foi a 
dos Direitos Fundamentais, a qual remonta a época do jusnaturalismo. 
c) A concepção contemporânea de Direitos Humanos destaca que eles são 
vistos como uma unidade indivisível, interdependente e interrelacionada, 
capaz de conjugar o catálogo de direitos civis e políticos ao catálogo de 
direitos sociais, econômicos e culturais. 
d) Surge uma concepção denominada pós-contemporânea dos Direitos 
Humanos com a Declaração de Viena. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) Tendo em vista a influência do pensamento religioso e do sistema político, 
as diversas teorizações sobre direitos humanos encontram-se profundamente 
relacionadas às prerrogativas estamentais e à hierarquia secular. 
127. (ESAF/CGU/2012) A Declaração de Independência dos Estados Unidos 
da América de 1776 e a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do 
Cidadão de 1789 são consideradas de grande relevância para o 
reconhecimento das garantias e proteção aos direitos humanos. Essas duas 
Declarações possuíam características em comum, exceto: 
a) os direitos declarados traziam uma conotação de direito natural. 
b) os direitos ainda eram concebidos como privilégios. 
c) garantiam o direito à propriedade. 
d) asseguravam direitos já inseridos na Constituição de seus Estados. 
e) os direitos tinham conotaçãoindividualista. 
128. (CESP/DPE-MA/2011) Acerca da afirmação histórica dos direitos 
humanos, assinale a opção correta. 
a) A Magna Carta, de 1215, instituiu a separação dos poderes ao declarar que 
o funcionamento do parlamento, um órgão que visa defender os súditos 
perante o rei, não pode estar sujeito ao arbítrio deste. 
b) Os sistemas das minorias e de mandatos, criados no âmbito das Nações 
Unidas, garantiam que os habitantes pertencentes às minorias de 
determinados países europeus enviassem petições ao Comitê de Minorias. 
c) A Declaração de Filadélfia é considerada a primeira carta política a atribuir 
aos direitos trabalhistas o estatuto de direito fundamental, juntamente com 
as liberdades individuais e os direitos políticos. 
d) A importância histórica do habeas corpus, de 1679, consiste no fato de que 
essa garantia judicial, instituída na Inglaterra para proteger a liberdade de 
locomoção, serviu de modelo para a criação de outras formas de proteção das 
liberdades fundamentais, como o juicio de amparo, na América Latina. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) A Constituição de Weimar foi o primeiro documento a afirmar os princípios 
democráticos na história política moderna. 
129. (CESPE/DPE-PI/2009) A respeito do desenvolvimento histórico dos 
direitos humanos e seus marcos fundamentais, assinale a opção correta. 
a) Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, não se originam de 
processo histórico paulatino. 
b) Não há uma correlação entre o surgimento do cristianismo e o respeito à 
dignidade da pessoa humana. 
c) As gerações de direitos humanos mais recentes substituem as gerações de 
direitos fundamentais mais antigas. 
d) A proteção dos direitos fundamentais é objeto também do direito 
internacional. 
e) A ONU é o órgão responsável pela UDHR e pela Declaração Americana de 
Direitos. 
130. (VUNESP/DPE-MS/2008) Quando se fala em Direitos Humanos, 
considerando sua historiciedade, é correto dizer que 
a) somente passam a existir com as Declarações de Direitos elaboradas a 
partir da Revolução Gloriosa Inglesa de 1688. 
b) foram estabelecidos, pela primeira vez, por meio da Carta Magna de 1215, 
que é a expressão maior da proteção dos Direitos do Homem em âmbito 
universal. 
c) a concepção contemporânea de Direitos Humanos foi introduzida, em 1789, 
pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, fruto da Revolução 
Francesa. 
d) a internacionalização dos Direitos Humanos surge a partir do Pós-Guerra, 
como resposta às atrocidades cometidas durante o nazismo. 
131. (PC-MG/PC-MG/2008) O Direito Internacional dos Direitos Humanos 
resultou de um processo histórico de gradual formação, consolidação, 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
expansão e aperfeiçoamento da proteção internacional dos direitos humanos. 
É um direito de proteção dotado de especificidade própria. 
Com relação a esse processo histórico, assinale a afirmativa INCORRETA. 
a) A aceitação universal da tese da indivisibilidade dos direitos humanos 
eliminou a disparidade entre os métodos de implementação internacional dos 
direitos civis e políticos e dos direitos econômicos, sociais e culturais, 
deixando de ser negligenciados estes últimos. 
b) A gradual passagem da fase legislativa de elaboração dos primeiros 
instrumentos internacionais de direitos humanos, à fase de implementação 
de tais instrumentos, pode ser considerada como resultado da primeira 
Conferência Mundial de Direitos Humanos, ocorrida em Teerã no ano de 1968. 
c) Uma das grandes conquistas da proteção internacional dos direitos 
humanos é, sem dúvida, o acesso dos indivíduos às instâncias internacionais 
de proteção e o reconhecimento de sua capacidade processual internacional 
em casos de violações dos direitos humanos. 
d) Graças aos esforços dos órgãos internacionais de supervisão nos planos 
global e regional, logrou-se salvar muitas vidas, reparar muitos danos 
denunciados e comprovados, bem como adotar programas educativos e 
outras medidas positivas por parte dos governos. 
132. (PC-MG/PC-MG/2008) Encontramos na doutrina dos Direitos Humanos a 
afirmação de que, para compreender a evolução dos direitos individuais no 
contexto da evolução constitucional, é preciso retomar alguns aspectos da 
evolução dos tipos de Estado. 
Analise as seguintes afirmativas e assinale a que NÃO corrobora o enunciado 
acima. 
a) A primeira fase do Estado Liberal caracteriza-se pela vitória da proposta 
econômica liberal, aparecendo teoricamente os direitos individuais como 
grupo de direitos que se fundamentam na propriedade privada, 
principalmente na propriedade privada dos meios de produção. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) As mudanças sociais ocorridas no início do século XX visavam armar os 
indivíduos de meios de resistência contra o Estado. Desse modo, a proteção 
dos direitos e liberdades fundamentais torna-se o núcleo essencial do sistema 
político da democracia constitucional. 
c) As constituições socialistas consagraram uma economia socialista, 
garantindo a propriedade coletiva e estatal e abolindo a propriedade privada 
dos meios de produção, dando uma clara ênfase aos direitos econômicos e 
sociais e uma proposital limitação aos direitos individuais. 
d) A implementação efetiva dos direitos sociais e econômicos em boa parte 
da Europa Ocidental no pós-guerra, como saúde e educação públicas, trouxe 
consigo o germe da nova fase democrática do Estado Social e da superação 
da visão liberal dos grupos de direitos fundamentais. 
133. (FUNCAB/PC-BA/2016) Assinale a alternativa correta em relação ao 
Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos. 
a) Dispõe que qualquer condenado à morte terá o direito de pedir indulto ou 
comutação da pena. 
b) Reconhece o direito de toda pessoa a um nível de vida adequado para si 
próprio e sua família, inclusive à alimentação, vestimenta e moradia 
adequadas, assim como a uma melhoria contínua de suas condições de vida. 
c) Proíbe a pena de morte em qualquer hipótese para menores de 21 anos e 
para as mulheres grávidas. 
d) Estabelece que o ensino superior deve ser tornado acessível a todos em 
plena igualdade, em função das capacidades de cada um, por todos os meios 
apropriados e nomeadamente pela instauração progressiva da educação 
gratuita. 
e) Reconhece expressamente o direito de todas as pessoas à segurança 
social, incluindo os seguros sociais. 
 
 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
134. (FCC/DPE-BA/2016) Segundo o Pacto Internacional sobre os DireitosCivis e Políticos, qualquer pessoa acusada de infração penal goza de 
presunção de inocência até que a sua culpabilidade tenha sido legalmente 
estabelecida, tendo direito, pelo menos, às seguintes garantias: 
I. Ser prontamente informada, numa língua que ela compreenda, de modo 
detalhado, acerca da natureza e dos motivos da acusação apresentada contra 
ela. 
II. Ser julgada em no máximo um ano. 
III. Fazer-se assistir de um intérprete, se não compreender ou não falar a 
língua utilizada no tribunal. 
IV. Comunicar com um advogado da sua escolha e dispor do tempo, no 
mínimo dez dias, para a preparação da defesa. 
É correto o que se afirma APENAS em 
a) I e III. 
b) I e II. 
c) II e III. 
d) III e IV. 
e) II e IV. 
135. (VUNESP/TJM-SP/2016) O Pacto Internacional dos Direitos Civis e 
Políticos, de 1966, 
a) garante o direito do homem e da mulher de contrair casamento e constituir 
família, porém, a fim de evitar confrontos de caráter cultural com alguns dos 
Estados-membros não tratou da dissolução dessa união. 
b) prevê que a pena de morte não deverá ser imposta sob nenhuma hipótese, 
salvo em situação de guerra. 
c) garante o direito de autodeterminação dos povos, exprimindo, assim, uma 
tomada de consciência universal sobre a urgência de se superar o 
colonialismo e o imperialismo. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) reconhece, sem restrições, o direito de reunião pacífica. 
e) já apresenta uma preocupação com os imigrantes clandestinos, 
estabelecendo que estes também têm o direito de circular livremente no 
território de um Estado. 
136. (VUNESP/TJM-SP/2016) A Convenção Americana de Direitos Humanos 
(Pacto de San Jose da Costa Rica) reproduz a maior parte das declarações de 
direitos constantes do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos de 
1966. Contudo, existem novidades importantes, entre as quais se destaca o 
direito 
a) à propriedade privada cujo uso e gozo podem estar subordinados ao 
interesse social. 
b) de toda criança adquirir uma nacionalidade. 
c) das minorias étnicas, religiosas ou linguísticas a ter sua própria vida 
cultural, de professar e praticar sua religião e usar sua língua. 
d) à realização de greve, de acordo com condições preestabelecidas. 
e) das mulheres à licença-maternidade. 
137. (PGR/PGR/2015) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA 
a) O Pacto Internacional de Direitos Civis e Politicos não preve, 
expressamente, a proibição por lei de qualquer apologia do ódio nacional, 
racial ou religioso que constitua incitamento a discriminação, a hostilidade ou 
a violência. 
b) A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 
determina que os Estados Partes reconheçam o direito das pessoas com 
deficiência a educação. Para efetivar esse direito sem discriminação e com 
base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema 
educacional inclusivo em todos os niveis. 
c) A Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança exige que somente 
maiores de 18 anos possam participar de conflitos armados e desde que 
obedecidas as regras do Direito Internacional Humanitário. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
d) A Convenção da ONU contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas 
Cruéis, Desumanos ou Degradantes admite que, em casos excepcionais, a 
prova obtida como resultado de tortura possa ser usada contra o individuo 
torturado. 
138. (PGR/PGR/2015) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 
a) O Conselho de Direitos Humanos da ONU é órgão subsidiário da Assembleia 
Geral da ONU, composto por 47 Estados, responsável pela gestão do 
mecanismo de revisão periódica universal, podendo seus membros serem 
suspensos pela Assembleia Geral da ONU em votação secreta e por maioria 
absoluta. 
b) A Comissão de Direitos Humanos é órgão do Pacto Internacional de Direitos 
Civis e Políticos, que tem como missão, entre outras, avaliar os relatórios 
periódicos encaminhados pelos Estados partes sobre a situação dos direitos 
protegidos. 
c) As relatorias especiais temáticas do Conselho de Direitos Humanos atuam 
com independência e liberdade, mas devem contar com a anuencia do Estado 
para realizar visitas ao territorio nacional, podendo o Estado anuir de modo 
geral e previo a tais visitas . 
d) O Comitê de Direitos Humanos é orgão subsidiário da Assembleia Geral da 
ONU, composto por 47 membros, sendo o principal gestor do mecanismo de 
revisão periódica universal e dos procedimentos especiais. 
139. (PGR/PGR/2015) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: 
a) A jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos admite, nos 
processos de redemocratização ocorridos na America Latina nas últimas 
décadas, a anistia total nos casos de graves violações de direitos humanos 
realizadas pelos agentes da ditadura militar, desde que tal anistia seja fruto 
de um acordo entre o regime militar e a oposição. 
b) O Pacto Internacional de Direitos Civis e Politicos preve que qualquer 
pessoa presa ou encarcerada em virtude de infração penal devera ser 
conduzida, sem demora, a presença do juiz ou de outra autoridade 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
 
habilitada por lei a exercer funções judiciais e tera o direito de ser julgada em 
prazo razoável ou de ser posta em liberdade. 
c) A Convenção Americana de Direitos Humanos proibe que seja imposta a 
pena de morte a pessoa que, no momento da perpetração do delito, for menor 
de vinte e um anos ou maior de setenta. 
d) O terceiro protocolo a Convenção da ONU para os Direitos das Crianças, 
que entrou em vigor em 2014, nao preve mecanismo de petição individual ao 
Comitê para os Direitos da Criança. 
140. (AROEIRA/PC-TO/2014) Quanto ao Comitê de Diretores Humanos 
instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a 
norma determina que 
a) é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus 
membros serão eleitos para um mandato de quatro anos. 
b) será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a 
veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de 
dois anos. 
c) poderá cada Estado-parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas 
deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não 
poderá ser indicada mais de uma vez. 
d) será integrado por nacionais dos Estados-parte do Pacto, os quais deverão 
ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida 
competência, com um mandato de dois anos. 
141. (AROEIRA/PC-TO/2014) Quanto ao Comitê de Diretores Humanos 
instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a 
norma determina que: 
a) é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus 
membros serão eleitos para um mandato de quatro anos. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime epode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a 
veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de 
dois anos. 
c) poderá cada Estado-parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas 
deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não 
poderá ser indicada mais de uma vez. 
d) será integrado por nacionais dos Estados-parte do Pacto, os quais deverão 
ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida 
competência, com um mandato de dois anos. 
142. (VUNESP/PC-SP/2014) Prevê o Pacto Internacional de Direitos Civis e 
Políticos que ninguém poderá ser obrigado a executar trabalhos forçados ou 
obrigatórios, 
a) mesmo em casos de emergência ou de calamidade que ameacem o bem-
estar da comunidade. 
b) não sendo o serviço militar considerado trabalho forçado ou obrigatório, 
podendo os países prever a isenção por motivo de consciência. 
c) restando proibido aos Estados-Partes legislar para que determinados 
crimes sejam punidos com prisão e trabalhos forçados. 
d) devendo ser previstos como crimes pelos Estados-Partes a servidão, a 
escravidão e o tráfico de escravos 
e) não podendo qualquer trabalho ou serviço ser considerado como parte das 
obrigações cívicas normais. 
143. (VUNESP/PC-SP/2014) O direito de reunião pacífica é reconhecido pelo 
Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos que: 
a) não poderá ser restringido por lei, ainda que em função de proteção à 
saúde ou à moral públicas. 
b) permite que a lei preveja as restrições necessárias, em uma sociedade 
democrática, no interesse da segurança nacional, da segurança ou da ordem 
pública. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
c) condiciona o exercício desse direito à comunicação prévia e à autorização 
da autoridade competente. 
 d) não impedirá que se submeta a restrições legais o exercício desse direito 
por membros das forças armadas e da polícia. 
e) poderá ser restringido, no entanto, em períodos de legalidade 
extraordinária ou de guerra externa. 
144. (CESPE/TRF-2º REGIÃO) Com relação ao Comitê de Direitos Humanos 
(CDH) do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, assinale a opção 
correta. 
a) Em casos excepcionais, admite-se que haja no CDH dois nacionais de um 
mesmo Estado. 
b) As comunicações interestatais podem ser processadas pelo CDH 
independentemente de qualquer aceitação prévia pelo Estado-parte. 
c) É de seis anos o mandato dos membros do CDH. 
d) Após a apresentação do primeiro relatório pelo Estado-parte, o CDH pode 
solicitar novos relatórios a qualquer tempo. 
e) Os membros do CDH são eleitos para representar os Estados de que são 
nacionais. 
145. (VUNESP/PC-SP/2013) Com relação à pena de morte, o Pacto 
Internacional dos Direitos Civis e Políticos dispõe que 
a) obriga todos os Estados que ainda a apliquem a tomarem medidas para a 
sua abolição. 
b) não deverá ser imposta em casos de crime cometido por menores de 18 
anos, nem aplicada a mulheres em estado de gravidez. 
c) é vedada sua imposição a pessoas maiores de 60 anos e a pessoas 
portadoras de deficiências físicas. 
d) pode ser adotada livremente, desde que devidamente aprovada pelo 
respectivo Parlamento. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) é totalmente vedada a sua adoção, ficando os Estados que ainda a adotem 
obrigados a suspendê-la de imediato. 
146. (VUNESP/PC-SP/2013) Assinale a alternativa que contempla a afirmativa 
que está em consonância com o disposto no Pacto Internacional dos Direitos 
Civis e Políticos. 
a) Ninguém poderá ser privado do direito de entrar em seu próprio país, 
exceto se estiver sendo formalmente acusado de terrorismo. 
b) Não haverá penas restritivas de direitos. 
c) Toda pessoa que for presa e possuir diploma de curso superior terá direito 
a cela especial e separada dos demais presos. 
d) Se, depois de perpetrado o delito, a lei estipular a imposição de pena mais 
leve, o delinquente não poderá dela beneficiar-se. 
e) Ninguém poderá ser obrigado a executar trabalhos forçados ou 
obrigatórios. 
147. (FCC/DPE-AM/2013) Dos tratados do sistema global de direitos 
humanos, ainda NÃO foi ratificado pelo Brasil 
a) a Convenção sobre os Direitos da Criança. 
b) a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os 
Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias. 
c) o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. 
d) a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação 
Racial. 
e) o Pacto Internacional de Direitos Civil e Políticos. 
148. (CESPE/DPE-RO/2012) O Pacto Internacional Sobre Direitos Civis e 
Políticos 
a) garante o direito de casar e fundar família, mas nada dispõe sobre o 
consentimento dos nubentes. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOS HUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
b) garante às minorias o direito de professar e praticar sua própria religião e 
o de usar sua própria língua, desde que o exercício desses direitos não 
represente sério risco de fragmentação da vida cultural do Estado-parte. 
 c) prevê que nenhuma garantia nele estabelecida poderá ser suspensa pelos 
Estados-partes. 
d) veda qualquer forma de restrição à liberdade de expressão. 
e) admite diversas restrições ao direito de reunião. 
149. (CESPE/DPE-RO/2012) O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e 
Políticos 
a) veda a escravidão e os trabalhos forçados ou obrigatórios, sem qualquer 
ressalva. 
b) estabelece o ne bis in idem e a presunção de inocência, sem, contudo, 
referenciar o duplo grau de jurisdição. 
c) impõe a designação de defensor de ofício para assistir o acusado sempre 
que o interesse da justiça o exigir. 
d) permite que os Estados-membros proíbam, arbitrariamente, a entrada de 
qualquer pessoa, ainda que natural do país, em seu território. 
e) dispõe expressamente sobre a proibição da tortura. 
150. (FCC/DPE-SP/2012) Dos direitos abaixo, qual é passível de suspensão, 
na forma do artigo 4o do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos? 
a) Não ser arbitrariamente privado de sua vida. 
b) Não ser submetido a tortura, nem a penas ou tratamentos cruéis, 
desumanos ou degradantes. 
c) Não ser obrigado a executar trabalhos forçados ou obrigatórios. 
d) Não ser preso apenas por não poder cumprir com uma obrigação 
contratual. 
 
 
 
www.willianprates.com.br 
Atenção: Pirataria é crime e pode prejudicar o seu ingresso na carreira pública. 
Os direitos autorais são protegidos por lei e o infrator está sujeito as penalidades do art. 184 do Código Penal 
CONCURSO PMRN – QUESTÕES DE DIREITOSHUMANOS 
Prof. Willian Prates 
www.willianprates.com.br 
e) Não ser obrigado a adotar uma religião ou crença que não de sua livre 
escolha. 
 
GABARITO 
 
 
 
Bons estudos e sucesso em sua vida!!! 
Para outros materiais, acesse: 
www.willianprates.com.br 
1-C 2-B 3-E 4-C 5-D 6-A 7-C 8-A 9-B 10-B 
11-B 12-D 13-C 14-C 15-C 16-A 17-B 18-A 19-A 20-C 
21-E 22-C 23-A 24-D 25-C 26-A 27-D 28-A 29-A 30-E 
31-C 32-C 33-B 34-C 35-E 36-E 37-D 38-B 39-D 40-C 
41-E 42-D 43-A 44-B 45-A 46-C 47-C 48-A 49-C 50-D 
51-A 52-E 53-C 54-D 55-D 56-C 57-D 58-D 59-C 60-C 
61-B 62-B 63-C 64-E 65-D 66-E 67-D 68-A 69-C 70-C 
71-C 72-B 73-A 74-E 75-E 76-A 77-C 78-C 79-B 80-A 
81-C 82-D 83-C 84-C 85-A 86-E 87-E 88-B 89-E 90-B 
91-A 92-B 93-C 94-B 95-C 96-A 97-A 98-A 99-A 100-B 
101-E 102-B 103-A 104-C 105-B 106-E 107-E 108-C 109-B 110-C 
111-C 112-D 113-D 114-E 115-B 116-B 117-D 118-B 119-E 120-A 
121-C 122-D 123-C 124-C 125-E 126-B 127-D 128-D 129-D 130-D 
131-A 132-B 133-A 134-A 135-C 136-A 137-B 138-C 139-B 140-A 
141-A 142-B 143-B 144-D 145-B 146-E 147-B 148-E 149-E 150-C

Mais conteúdos dessa disciplina