Logo Passei Direto
Buscar

Cinesiologia

Colégio Objetivo
Considerando o estudo sobre os membros inferiores, assinale a alternativa correta:
a. A mobilidade do quadril no plano sagital independe da posição articular do joelho.
b. Os músculos vastos lateral, medial e gastrocnêmio (cabeça medial) são rotadores mediais e flexores do joelho.
c. O movimento de rotação medial e lateral do joelho ocorre quando este encontra-se em flexão devido ao relaxamento dos ligamentos que cruzam esta articulação.
d. A orientação dos côndilos femorais e dos platôs tibiais favorece a extensão do joelho.
e. O movimento de eversão do pé está limitado pelo encurtamento dos músculos fibulares.
User badge image
estudandocinesiologia

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para encontrar a correta: a) A mobilidade do quadril no plano sagital independe da posição articular do joelho. - Esta afirmação não é verdadeira, pois a posição do joelho pode influenciar a mobilidade do quadril. b) Os músculos vastos lateral, medial e gastrocnêmio (cabeça medial) são rotadores mediais e flexores do joelho. - O gastrocnêmio é um flexor do joelho, mas não é um rotador medial. Os músculos vastos são extensores do joelho. c) O movimento de rotação medial e lateral do joelho ocorre quando este encontra-se em flexão devido ao relaxamento dos ligamentos que cruzam esta articulação. - Esta afirmação é verdadeira, pois a rotação do joelho é mais possível quando ele está flexionado. d) A orientação dos côndilos femorais e dos platôs tibiais favorece a extensão do joelho. - Embora a orientação dos côndilos e platôs influencie a mecânica do joelho, a afirmação não é totalmente precisa em relação à extensão. e) O movimento de eversão do pé está limitado pelo encurtamento dos músculos fibulares. - Os músculos fibulares são responsáveis pela eversão, mas não estão encurtados para limitar esse movimento. Após a análise, a alternativa correta é: c) O movimento de rotação medial e lateral do joelho ocorre quando este encontra-se em flexão devido ao relaxamento dos ligamentos que cruzam esta articulação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A coluna vertebral pode ser considerada o eixo do tronco, pois desempenha satisfatoriamente a dupla função de sustentação e mobilidade. Com base nesses fatos, podemos afirmar:
Está(ão) correta(s) apenas a(s) seguinte(s) asserção(ões):
I- As vértebras constituem o elemento básico da coluna vertebral que se articulam entre si por meio dos discos intervertebrais e das articulações apofisárias.
II- Os movimentos de flexão e extensão da coluna vertebral serão sempre lesivos para os discos intervertebrais.
III- Os músculos que se inserem nas vértebras podem desempenhar funções estáticas e dinâmicas.
a. I, II e III.
b. II e III.
c. I e III.
d. Apenas a afirmativa III.
e. Apenas a afirmativa II.

O ângulo de torção do fêmur é muito importante para a estabilidade do quadril. Quando o ângulo de torção está aumentado, ou seja, uma anteversão aumentada, tem-se uma exposição maior da superfície articular anterior. Assim, todo o fêmur irá ficar rodado medialmente para restaurar alguma congruência com a articulação do quadril. Quando temos um ângulo de torção femoral diminuído, tem-se uma menor exposição da superfície articular anterior. Assim, todo o fêmur irá ficar rodado lateralmente para restaurar alguma congruência com a articulação do quadril. Em relação aos problemas rotacionais do fêmur, analise as seguintes afirmacoes:
I. O ângulo de anteversão aumentado irá produzir uma marcha com os pés voltados para dentro e o ângulo de anteversão diminuído irá produzir uma marcha com os pés voltados para fora.
II. Vários músculos atuam ativamente na rotação medial do quadril. O trajeto destes músculos passa atrás do eixo articular do quadril no plano transverso, ou seja, estão localizados posteriormente à cabeça femoral.
III. Os movimentos de rotação lateral e medial ocorrem quando o trocanter maior do fêmur é dirigido posteriormente e anteriormente, respectivamente.
a. I e III.
b. I, II e III.
c. Somente a alternativa III.
d. I e II.
e. II e III.

A articulação do joelho compreende duas importantes articulações: femorotibial e patelofemoral. Essas duas articulações são formadas por 3 conjuntos de superfícies articulares. Para garantir suas funções, ele conta com estabilizadores ativos – os músculos – e passivos – bandas e ligamentos intra e extracapsulares.
Sobre este importante complexo articular, assinale a alternativa INCORRETA:
a. O músculo que gera o movimento de flexão do joelho é o isquiotibial.
b. O joelho é uma articulação com 2 graus de liberdade, realiza os movimentos de flexão - extensão e rotação interna-externa, sendo que esta rotação só ocorre com o joelho fletido.
c. As superfícies articulares do joelho compreendem a patela, tíbia e fíbula.
d. A articulação patelofemoral é do tipo plana, sendo que a patela é um osso sesamoide localizado sob o tendão do músculo quadríceps femoral.
e. O músculo que gera o movimento de extensão do joelho é o quadríceps femoral.

A coluna vertebral é uma complexa estrutura, cujas principais funções são proteger a medula espinal e transferir cargas da cabeça e do tronco para a pelve. É composta por 33 vértebras que se dividem em cinco segmentos ou regiões: cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea. Para determinar com precisão as ações musculares, faz-se necessário o conhecimento exato de suas fixações, tão bem como suas linhas de ação em relação às articulações que estão sendo cruzadas.
Sobre as ações musculares da coluna vertebral, assinale a alternativa incorreta:
a. O músculo quadrado lombar é responsável pela flexão ipsilateral do tronco.
b. O músculo reto abdominal, quando fixo no tórax, realiza a retroversão da pelve.
c. O músculo reto abdominal, quando fixo na pelve, realiza a flexão do tronco.
d. O músculo transverso abdominal tem ação expiratória e atrai as últimas costelas póstero inferiormente.
e. Os músculos oblíquos abdominais são responsáveis pela rotação contralateral do tronco.

Mais conteúdos dessa disciplina