Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Colégio Objetivo
Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
A) superou as crises econômicas.
B) difundiu as teorias socialistas.
C) acirrou as disputas territoriais.
D) multiplicou os conflitos religiosos.
E) conteve os sentimentos xenófobos.
User badge image
Estudando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para entender como o período do Imperialismo e as tensões na Europa contribuíram para a eclosão da Primeira Grande Guerra, é importante analisar as alternativas. A) superou as crises econômicas - Na verdade, o Imperialismo muitas vezes exacerbava as crises econômicas, não as superava. B) difundiu as teorias socialistas - Embora as teorias socialistas tenham se espalhado, elas não foram a principal causa da guerra. C) acirrou as disputas territoriais - O Imperialismo levou a uma intensa competição por territórios entre as potências europeias, aumentando as tensões e rivalidades, o que é um fator direto para a eclosão da guerra. D) multiplicou os conflitos religiosos - Embora houvesse conflitos religiosos, eles não foram a principal causa da Primeira Guerra Mundial. E) conteve os sentimentos xenófobos - O Imperialismo, na verdade, muitas vezes alimentou sentimentos xenófobos, não os conteve. Portanto, a alternativa que melhor explica como o processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra é: C) acirrou as disputas territoriais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes, de forma direta ou indireta. O número de mortos superou os cinquenta milhões, havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.
Sobre o conflito em questão, assinale a alternativa correta.
a) A Segunda Guerra foi um conflito limitado à Europa, com poucos combates em outras regiões, o que tira dela a característica de mundial.
b) A razão do sucesso do exército alemão foi a ausência de preconceito racial na composição de suas tropas, pois era constituído por várias nacionalidades.
c) Comunistas e nazistas se uniram durante todo o conflito, provocando o pior massacre de vidas civis e militares de toda a história da humanidade.
d) A Segunda Guerra é considerada como uma verdadeira guerra mundial, sendo uma consequência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial.
e) Ao invadir a União Soviética, em 1942, os alemães só foram derrotados graças ao rigoroso inverno russo, que inviabilizou seu maquinário de guerra.

A segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX, antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ficaram conhecidos como Belle Époque (Bela Época, em tradução livre) em razão da prosperidade europeia e das inúmeras inovações tecnológicas. Entre as diversas inovações dessa época, estão as ferrovias e os sistemas de metrô. O primeiro metrô foi o de Londres (1863), inicialmente movido a vapor e eletrificado em 1890, seguido por outros sistemas semelhantes, como o de Paris (1900).
A prosperidade e desenvolvimento da Europa nesse período podem ser atribuídos, principalmente,
a) às guerras e conflitos com países americanos.
b) à disputa por hegemonia com os Estados Unidos.
c) às excelentes condições de trabalho nas fábricas.
d) aos empréstimos obtidos de países como o Japão.
e) à corrida imperialista, explorando recursos de colônias.

Sobre a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:
a) O governo brasileiro declarou guerra à Alemanha, em 1914, após o torpedeamento de um navio, carregado de café, que acabara de deixar o porto de Santos.
b) O governo brasileiro manteve-se neutro ao longo de todo o conflito devido aos interesses do ministro das relações exteriores Lauro Muller, de origem alemã.
c) A partir de 1916, o Exército brasileiro participou de batalhas na Bélgica e no norte da França com milhares de soldados desembarcados na região.
d) O Brasil enviou uma missão médica, um pequeno contingente de oficiais do Exército e uma esquadra naval, que se envolveu em alguns confrontos com submarinos alemães.
e) Juntamente com a Argentina, o governo brasileiro organizou uma esquadra naval internacional incumbida de patrulhar o Atlântico Sul contra as ofensivas alemãs.

O patriotismo é o amor pelos seus; o nacionalismo é o ódio pelos outros. GARY, Romain (1914-1980). Citado por Henri Deleersnijder. O Globo, 28/07/2014. A frase do escritor francês Romain Gary ajuda a compreender como reivindicações de autonomia de povos e sociedades variadas acabam por ocasionar disputas territoriais e políticas.
Um exemplo dessa situação é a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), para a qual contribuiu o seguinte fator:
a) difusão do domínio soviético
b) expansão do ideal pangermânico
c) agravamento das crises balcânicas
d) crescimento das ações antissemitas

Até a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Europa era o centro cultural e econômico do mundo. Após a Guerra, o eixo econômico mundial passou para os Estados Unidos que despontaram como uma potência econômica e militar. Essa mudança pode ser atribuída ao fato de que:
a) os Estados Unidos só entraram na guerra após a saída da Rússia, em 1917; ajudaram a definir a vitória e saíram como uma economia fortalecida e poucas perdas militares.
b) os Estados Unidos passaram a comprar toda a produção industrial dos países europeus.
c) os Estados Unidos tiveram muitas batalhas no seu território e mostraram superioridade militar.
d) os Estados Unidos desenvolveram tecnologia militar, inclusive a bomba atômica.
e) os países europeus se tornaram dependentes da tecnologia americana.

Leia alguns dos artigos do Tratado de Versalhes: Art. 45 – (...) a Alemanha cede à França a propriedade absoluta, com direitos exclusivos de exploração, desimpedidos e livres de todas as dívidas e despesas de qualquer tipo, as minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. Art. 119 – A Alemanha renuncia em favor do Principal Aliado e das Potências Associadas todos os seus direitos e títulos sobre as possessões de ultramar. Art. 198 – As forças armadas da Alemanha não devem incluir quaisquer forças militares ou navais. Art. 232 – Os Governos Aliados e Associados exigem e a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das Potências Aliadas e Associadas e a sua propriedade durante o período de beligerância de cada uma.
A partir da leitura dos artigos transcritos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:
a) encerrou a Segunda Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países Aliados.
b) extinguiu a Liga das Nações, propondo a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, com o objetivo de preservar a paz mundial.
c) estimulou a competição econômica e colonial entre os países europeus, resultando na Primeira Guerra Mundial.
d) permitiu que as potências aliadas dividissem a Alemanha, no fim da Segunda Guerra Mundial, em quatro zonas de ocupação: francesa, britânica, americana e soviética.
e) impôs duras sanções à Alemanha, no final da Primeira Guerra Mundial, fazendo ressurgir um nacionalismo exacerbado e reorganizando as forças políticas do país.

O ano de 2014 será marcado pelos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, conflito que envolveu, inicialmente, as maiores potências europeias e trouxe, ao final, mais de 9 milhões de combatentes mortos e outros tantos incapacitados e feridos; ainda hoje é difícil precisar o número de mortes em virtude de doenças e da fome que se espalharam por todos os países envolvidos no conflito.
Sobre este conflito armado que pôs fim à época da “Belle époque” europeia, pode-se afirmar corretamente que
a) foi desencadeado pela Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.
b) teve como fator causador a tomada do poder na Rússia pelos Bolcheviques, em 1917.
c) se deu como consequência das disputas imperialistas e da formação de alianças políticas na Europa, desde o séc. XIX.
d) resultou da acirrada disputa por influência política e econômica entre as duas superpotências: EUA e URSS.

Sobre a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é CORRETO afirmar que
A) a formação da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente foi um esforço para trazer a paz e evitar o conflito europeu no qual todos perderiam.
B) o estopim da Guerra ocorreu em junho de 1914, em Saravejo, com o assassinato do arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco.
C) a Alemanha, aliada da Itália, declarou-se neutra, não participando do conflito, e, por isso mesmo, saiu como grande vitoriosa.
D) o Império Russo saiu da Guerra em 1918, pois tinha interesse em desenvolver sua indústria e modernizar sua economia.

Mais conteúdos dessa disciplina