Logo Passei Direto
Buscar
Qual o instrumental legal específico para a proteção e garantia de direitos da pessoa idosa?
a. Constituição Federal de 1988.
b. Política Nacional da Pessoa Idosa.
c. Estatuto do Idoso.
d. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.
e. Sistema Único de Saúde.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar o instrumental legal específico para a proteção e garantia de direitos da pessoa idosa, vamos analisar as opções: a) Constituição Federal de 1988 - Embora a Constituição trate de direitos fundamentais, não é um instrumento específico para a proteção da pessoa idosa. b) Política Nacional da Pessoa Idosa - Esta política é importante, mas não é um instrumento legal específico. c) Estatuto do Idoso - Este é um instrumento legal específico que estabelece direitos e garantias para a pessoa idosa. d) Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais - Refere-se a serviços, mas não é um instrumento específico para a proteção dos direitos da pessoa idosa. e) Sistema Único de Saúde - Embora importante para a saúde, não é um instrumento específico para a proteção dos direitos da pessoa idosa. Portanto, a alternativa correta é: c) Estatuto do Idoso.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os vínculos familiares se estabeleciam em decorrência dos vínculos religiosos. Em Roma a família tinha por fundamento o pater familiae, onde o chefe da família era a autoridade familiar e a autoridade religiosa. Nesse sentido a natureza jurídica da sociedade familiar romana era de uma associação religiosa e não associação natural. E o pai tinha autoridade sobre o filho independente da idade. A partir da compreensão da relação da família com a criança em Roma, analise as afirmativas a seguir em relação a Grécia:
I- Na Grécia somente crianças saudáveis poderiam se desenvolver, os doentes eram “descartados”. II- Havia uma diferenciação entre as cidades-estados: em Esparta um forte apelo para as habilidades físicas, já em Atenas os meninos eram incentivados ao desenvolvimento de potencialidades intelectual. III- A educação para meninas era voltada para afazeres domésticos e trabalhos manuais, enquanto os meninos eram preparados para exercerem a cidadania, evidenciando-se uma situação de desvantagem entre gêneros.
A) V,F,V.
B) F,F,V
C) V,V,V,
D) F,V,V
E) V,V,F

Foi à igreja que dentro do direito menorista, na concepção da dignidade para todos, inclusive da criança, refletiu num abrandamento da relação pais e filhos. Nesse período a igreja aplica penas corporais e espirituais aos pais que abandonam seus filhos. Mas qual o alcance da proteção da criança pela Igreja nesse período?
A) As crianças foram protegidas nesse período pela Igreja.
B) Toda criança cristã era protegida pela Igreja.
C) A proteção se limitava às crianças cujos pais eram casados pela Igreja.
D) Nesse período havia proteção integral a criança.
E) A criança não era abandonada pelos pais, pois o Estado em conjunto com a Igreja a protegia.

No período da colonização do Brasil, os Jesuítas cuidaram da educação das crianças. Analise a afirmativa que melhor compreende essa ação:
A) Os Jesuítas retiravam os filhos da cultura da família e imprimia uma nova cultura, afastando a criança de suas raízes, e doutrinando-os pelo catolicismo.
B) Nesse período as crianças eram alfabetizadas.
C) As crianças eram atendidas a partir da referencia de sua cultura.
D) As crianças que se destacavam tinham direito a educação formal pelos Jesuítas.
E) Uma nova ordem se colocava a ordem católica, para todos, especialmente para os índios.

No Brasil Colônia, a educação das crianças se estabeleceu através de qual referencia? Analise as afirmativas e escolha a alternativa correta:
I- No Brasil colônia a referência era portuguesa, onde filhos deveriam respeitar seus pais. II-Era autorizado aos pais, pela Coroa Portuguesa, a repreensão física e até a morte. III-A Coroa Portuguesa a partir da preocupação europeia, que vivenciava o abandono de crianças escravas e bastadas, nas portas das Igrejas, passou a oferecer recurso para que a Igreja cuidasse das crianças abandonadas da colônia. IV-Com a preocupação com o desenvolvimento intelectual e físico das crianças a Coroa Portuguesa investe em escolas e esportes na Colônia Brasileira.
A) V,V,V,V.
B) F,F,F,F.
C) V,F,V,F.
D) V,V,F,F.
E) F,F,V,V.

Em 1830 se estabelece o Código Penal Brasileiro que abrange criminalização para crianças “infratoras” e lhes imputa penalidades por reconhecer o conflito com a lei como crime. Como se estabelece a punição para crianças no Brasil no período entre 1822 e 1899?
A) Pelo modelo proposto pela Ordenação Filipinas, a imputabilidade era a partir dos 12 anos, sendo que as penas, entre 12 e 17 anos eram semelhantes à qualquer faixa etária.
B) Pelo modelo proposto pela Ordenação Filipinas, a imputabilidade era a partir dos 7 anos, sendo que as penas, entre 7 e 17 anos eram semelhantes à qualquer faixa etária.
C) Pelo modelo proposto pela Ordenação Filipinas, a imputabilidade era a partir dos 7 anos, sendo que as penas, entre 7 e 17 anos eram semelhantes à qualquer faixa etária, incluindo pena de morte.
D) Pelo modelo proposto pela Ordenação Filipinas, a imputabilidade era a partir dos 7 anos, sendo que as penas, entre 12 e 17 anos respeitavam o discernimento do jovem.
E) Pelo modelo proposto pela Ordenação Filipinas, a imputabilidade era a partir dos 10 anos, sendo que as penas, entre 12 e 17 anos respeitavam o discernimento do jovem.

A CF/88 apresenta em seu artigo Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com _________________, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
A) Proteção social.
B) Garantia de direito.
C) Absoluta prioridade.
D) Irrelevânica.
E) Descentralidade administrativa.

Legislativamente, o Brasil sai do patamar de uma política partidária e avança para uma política de proteção social, apresentando na Constituição de 1988 as Políticas Publicas Sociais. A base estava lançada, mas foi necessário um conjunto de legislações posteriores para organizar e reordenar a implantação dessas Políticas, sendo que todas devem respeitar o artigo 227 de prioridade absoluta a criança, adolescente e jovem.
Escolha a alternativa que se refira corretamente as mesmas:
A) ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto da Juventude.
B) Plano Nacional e Promoção, Proteção e Defesa do Direito da Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
C) Saúde – LOS – Lei Orgânica da Saúde - SUS – Sistema Único de Saúde, Previdência social – Regime Geral, Assistência Social – LOAS – Lei Orgânica de Assistência social – SUAS – Sistema Unido de Assistência Social, Educação – LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
D) Estatuto da pessoa idosa, Política Nacional de Atenção a Pessoa com deficiência.
E) SINASE- Sistema Nacional de Atendimento Sócioeducativo.

Avalie as afirmativas abaixo elencados sobre o conceito de proteção social.
I. as ações de proteção social básica são empreendidas de uma forma preventiva. II. as ações de proteção social empreendidas na área da Assistência Social precisam estar integradas a Seguridade Social. III. a proteção social está relacionada estritamente a noção de desenvolvimento individual. IV. as ações de proteção social precisam ser organizadas de acordo com a referência do território. V. a proteção social se desenvolve por meio da segurança social de sobrevivência à riscos exclusivamente.
A) apenas a assertiva V está correta
B) apenas a assertiva I está correta
C) há três afirmativas corretas
D) todas as afirmativas estão corretas
E) todas as afirmativas estão incorretas

Partindo de uma análise da PNAS podemos concluir que:
I. o CRAS é compreendido como a “porta de entrada” dos serviços assistenciais; II. a proteção social básica deve ser prestada por meio de serviços preventivos; III. o CREAS é um dos organismos encarregados de oferecer os serviços de proteção social básica IV. a proteção social básica deve ser prestada, preferencialmente, em organismos públicos V. a proteção social básica se restringe ao oferecimento de benefícios eventuais.
A) I, III, V
B) I, II, IV
C) II, III, V
D) III, IV, V
E) I, II, V

O PAIF viabiliza um trabalho continuado junto a famílias em situação de vulnerabilidade social, e que visa o fortalecimento da função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de laços familiares e comunitário, e promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribui para a melhoria da qualidade de vida.
I. as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais também constituem público alvo da ações vinculadas ao PAIF II. por meio do PAIF busca-se promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades III. custear as intervenções de acolhimento institucional para crianças, adolescentes e idosos é um dos objetivos do PAIF IV. viabilizar a proteção social para mulheres vítimas de violência doméstica a fim de cumprir o que está posto na Lei Maria da Penha V. garantir a intervenção em proteção social especial de alta e média complexidade.
A) F V F F F
B) V V F F F
C) V F F F F
D) F V F V F
E) V V V V F

Mais conteúdos dessa disciplina